Instagram

Siga o Mamute!

Mamute Cultural Mamute Gourmet Portugal

Lisboa em 1 dia: roteiro com os principais pontos turísticos

16 de Janeiro de 2019
Roteiro de viagem - Lisboa em 1 dia

Se você tem uma conexão de um dia em Lisboa ou quer planejar o primeiro dia de sua viagem por lá, certamente você não quer perder tempo e ir direto aos pontos principais da capital portuguesa. Para te ajudar nessa missão, a Oficina de Inverno traz os pontos turísticos mais marcantes da cidade, para que você possa conhecer. Pensamos em um roteiro de um dia, mas você pode adaptá-lo conforme for mais conveniente.

Sabemos que um dia é muito pouco para conhecer tudo de bom que Lisboa tem a oferecer, mas a ideia é aproveitar ao máximo a experiência local mesmo com pouco tempo. Por isso, não focamos em uma grande lista, o que poderia confundir mais do que ajudar.

PARA COMEÇAR O DIA, UM POUCO DE HISTÓRIA

Roteiro de viagem - Lisboa em 1 dia

O Mosteiro dos Jerónimos, um dos pontos mais emblemáticos da capital portuguesa – Foto: Visit Lisboa

Lisboa é daquelas cidades históricas por excelência. A impressão que temos é que, a cada esquina, alguma herança do passado vai nos ensinar um pouco mais sobre a identidade e história do povo lisboeta.

Para rechear seu passeio de boas opções, indicamos o Mosteiro dos Jerónimos, o Museu Calouste Gulbekian, a Torre de Belém, o monumento Padrão dos Descobrimentos (pertinho do Mosteiro e da Ponte 25 de abril) e o bairro da Alfama, que abriga o Castelo de São Jorge.

PARADA PARA O ALMOÇO (OU LANCHE!)

Roteiro de viagem - Lisboa em 1 dia

Monte Mar, no área gastronômica do Time Out Market Lisboa – Foto: Time Out Market Lisboa

A gastronomia portuguesa oferece sabores que não passam despercebidos a quem é fã dessa cozinha. Para colocar uma boa dose de tempero português nesse roteiro, recomendamos que você visite o Pastéis de Belém. A confeitaria funciona desde 1837 produzindo essa iguaria de Portugal. O local fica ao lado da Torre de Belém, em Lisboa.

Outra opção é o Farta Brutos, localizado próximo ao Largo do Chiado. O Mercado da Ribeira, inaugurado em 1882, também é uma parada que vale a pena incluir no roteiro. Ele fica localizado perto da Estação Ferroviária Cais do Sodré. Lá dentro funciona o Time Out Market Lisboa, uma área gastronômica com excelentes opções. Ao todo, são mais de 30 restaurantes no local.

FINALIZANDO O DIA

Roteiro de viagem - Lisboa em 1 dia

O Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia dispõe de amplo acervo e arquitetura belíssima – Foto: Lisbonne Idee

Se você começou o dia com uma boa dose de história, para finalizar o roteiro, indicamos um passeio pelos pontos turísticos que nos conectam com uma história mais recente: o Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (Maat), a estátua de Fernando Pessoa no bairro Chiado, o Oceanário de Lisboa e o Museu do Design e da Moda (MUDE).

UM POUCO MAIS SOBRE LISBOA

Lisboa, a capital de Portugal desde 1255, tem pouco mais de 500 mil habitantes, entre locais e estrangeiros. O fuso horário é de 3 horas a mais que o horário de Brasília. Por lá, você pode começar uma viagem pelo país, passando por Cascais ou Sintra, ambas a 31 quilômetros de distância, Évora (a 132 quilômetros de Lisboa, falamos sobre a cidade aqui), Coimbra (204 km) e Porto (a 314 quilômetros de distância).

Nos países europeus, de dimensões bem menores do que o Brasil, é bastante comum esse tipo de viagem. Se você curte um mochilão, essa é uma excelente oportunidade. A partir de Lisboa, você pode ir ainda para a Espanha, que fica a pouco mais de 600 quilômetros de distância. A viagem pode ser feita de avião (o voo dura uma hora), trem (dez horas de viagem), ônibus (entre 8 e 10 horas de viagem) ou você pode alugar um carro (a viagem dura, em média, 8 horas).

No site oficial de Lisboa, você confere outras informações sobre a cidade e os pontos turísticos.

Você já visitou Lisboa? Ou está planejando uma viagem para a cidade? Conte pra gente nos comentários! E sempre que tiver alguma dúvida sobre destinos ou como se vestir no frio, é só falar conosco no Instagram. Estamos sempre a postos para descongelar qualquer dúvida!

* Foto da capa: Visit Lisboa

    Leave a Reply