Instagram

Siga o Mamute!

Estados Unidos Europa Mamute Gourmet

Biscoitos de Natal: aprenda o passo a passo para fazer a guloseima

18 de dezembro de 2018
Biscoitos de Natal

Seja na mesa, nos presentes ou até mesmo como decoração da árvore, os biscoitos de Natal são uma marca desse período de festas. O sabor especial traz também mais encantos às festas e é uma boa pedida para presentear. Outra coisa bacana (e que rende bons momentos em família ou com amigos) é a preparação do biscoito de Natal caseiro. Reuni-los para preparar e decorar os biscoitos de Natal é uma verdadeira festa e muito relaxante também. Por isso, a Oficina de Inverno traz um pouco da história dessa iguaria e uma receita para você também experimentar em casa.

HISTÓRIA DOS BISCOITOS DE NATAL

Os biscoitos de gengibre do Natal tem sua origem em um conto popular, que conta a história de um homem em forma de biscoito de gengibre que fugiu de vários perseguidores. Essa história é datada do século XV, na Europa.

O nome gingerbread men, inclusive, foi alvo de recentes polêmicas, sendo banido dentro do parlamento escocês, como uma forma de combater possíveis disparidades entre os gêneros. Por lá, o nome foi alterado para “gingerbread persons”.

No Brasil, a tradição dos biscoitos de Natal é forte na região Sul, trazida pelos imigrantes alemães, como é o caso de Santa Catarina. Em muitas famílias de descendentes, a produção é feita anualmente e a tradição natalina ultrapassa gerações, sempre com o mesmo espírito.

Nos Estados Unidos a tradição também é forte. Os biscoitos de gengibre, ou gingerbread, chegaram ao país de forma semelhante ao Brasil: levada pelos imigrantes europeus que desembarcaram por lá. A massa é feita com farinha de trigo, manteiga, ovos, açúcar e gengibre ralado.

RECEITA: BISCOITOS DE NATAL

Biscoitos de Natal

Fazer e decorar os biscoitos de Natal é um divertida atividade que pode ser feita em família! (Foto: Food Network Canada)

Por essa tradição ter se espalhado por todo o mundo, há diferentes tipos de receitas e formas de preparar o biscoito. Algumas com gengibre, outras sem gengibre, mas sempre mantendo de maneira muito marcante o espírito natalino. Abaixo, trazemos uma das formas de preparar a guloseima.

Ingredientes da massa

Para a massa, você vai precisar de

500g de farinha de trigo

200g de manteiga sem sal

200g de açúcar refinado

2 ovos

1 colher de sopa de canela em pó ou gengibre em pó

1 pitada de sal

Modo de preparo da massa

Para fazer a massa dos biscoitos, você precisa apenas misturar todos os ingredientes da massa na batedeira. Simples demais, não é? Mas siga a ordem: primeiro manteiga e açúcar e, em seguida, os demais ingredientes, até formar um bola.

Quando você perceber que a massa adquiriu o ponto (fica mais fácil de manipulá-la), abra com um rolo (deixando a massa com cerca de 0,5 cm de espessura) e corte utilizando os cortadores, fazendo a massa ficar com os formatos de sua preferência.

Depois de cortada, coloque a massa novamente na geladeira por mais algumas horas. Terminado este processo, leve os biscoitos ao forno e retire-os após 10 ou 15 minutos (ou assim que as bordas começarem a ficar douradas).

Cobertura

Para a decoração, você vai usar mistura para Glacê Real (facilmente encontrada em lojas do ramo) e corante gel. A escolha das cores fica a seu critério, dependendo de como queira decorar. Para as coberturas mais comuns, você vai usar: verde, vermelho, lilás, amarelo, laranja e preto.

Primeiro, misture 500g de pó para glacê com 5 colheres de sopa de água e bata por cerca de 10 minutos, até obter uma mistura bem dura. A seguir, divida o glacê para que você possa colorir com o corante. Como a cor fica a seu critério, pingue gotas de corante gel até obter a coloração desejada.

Depois, coloque água (pode usar um conta-gotas) e misture até chegar ao ponto da textura de glacê (não é totalmente líquido, mas firme). Cuidado para o glacê não ficar mole demais, pois com isso escorre pelas laterais do biscoito.

Para decorar, use o bico perlê nº 2 e, caso necessário, faça uma nova mistura de glacê. Para ajudar, confira o vídeo abaixo do canal Mago Confeitaria e aprenda a técnica.

A decoração é, sem dúvidas, a parte mais divertida de produzir os biscoitos de Natal. Você já experimentou? Gosta dessa tradição? Compartilhe com a gente nos comentários ou no Instagram.

* Foto da capa: Raw Pixel/Unsplash

    Leave a Reply