Instagram

Instagram has returned invalid data.

Siga o Mamute!

Chile Correspondentes

Saiba mais sobre os pontos turísticos de Santiago do Chile

27 de Março de 2020
Pontos turísticos de Santiago do Chile e estações de esqui

O Chile é um dos destinos do mês aqui na Oficina de Inverno e somos apaixonados pelo país. Para conhecer mais sobre os principais pontos turísticos de Santiago do Chile e as estações de esqui que estão localizadas próximas à capital chilena, convidamos a viajante Elaine Amorim, que se mostrou uma verdadeira apaixonada pela cidade. Ela já visitou Santiago em três diferentes ocasiões e em situações diferentes. Em uma delas, inclusive, viajou em família, conforme ela vai contar mais adiante em nossa entrevista.

Visitar os países da América do Sul é uma opção vantajosa, por uma série de motivos. Só para ilustrar, a proximidade geográfica, linguística e o fator econômico (a viagem pode ser bastante econômica, dependendo do tipo de viajante que você é) são alguns deles. Além disso, por meio dessas viagens, podemos conhecer mais e melhor as nossas raízes latino-americanas.


Relatos de viagem: pontos turísticos de Santiago do Chile

Organizamos a entrevista mesclada com informações específicas sobre as informações citadas pela viajante Elaine Amorim, para ampliar o contexto das situações citadas por ela. Também deixamos algumas indicações de posts relacionados para informações complementares. Dito isto, vamos conhecer então os relatos de viagem da nossa querida Mamute Viajante?

Visitando os principais pontos turísticos de Santiago do Chile

Oficina de Inverno: Qual cidade você visitou?

Elaine: Fui três vezes a Santiago e uma vez esquiar no Valle Nevado e El Colorado, conhecer Viña del Mar e Valparaiso.

ENTENDA

Os locais citados por Elaine são alguns dos mais conhecidos do Chile. Santiago, a capital do país, é também a maior cidade chilena. Ela está localizada em um vale que fica cercado pela belíssima Cordilheira dos Andes, a famosa cadeia de montanhas chilenas. Para saber mais sobre Santiago, indicamos os posts:

Alguns dos pontos turísticos de Santiago do Chile que Elaine visitou foram:

  • Parque Bicentenário
Pontos turísticos de Santiago do Chile e estações de esqui

A querida Mamute Viajante, Elaine Amorim

Este ponto turístico nós já indicamos no post “O que fazer em Santiago com crianças: 7 lugares para visitar com os pequenos!”, que você confere aqui. É uma boa pedida para quem está em Santiago, especialmente se viaja em família como a Elaine fez em uma de suas visitas à capital chilena. Ademais, o Parque Bicentenário tem uma área ampla, com muita natureza e área de lazer para crianças que é sempre um atrativo a mais.

  • Cerro Santa Lucía
Pontos turísticos de Santiago do Chile e estações de esqui

Elaine com o sobrinho curtindo a vista do Cerro Santa Lucia!

Além de monte famoso em Santiago, o Cerro Santa Lucía faz parte da história da capital do Chile. É que a cidade foi construída aos pés do local, por assim dizer, em 1541. E em 1983 o Santa Lucia foi reconhecido como monumento histórico nacional. Do topo do monte, você tem uma visão incrível de 360° de Santiago. Imperdível!

  • Cerro San Cristóbal

Seja em viagens com os amigos, família ou solo, o Cerro San Cristóbal é aquele ponto de visitação básico para qualquer turista, especialmente se for a primeira viagem à Santiago. O Cerro San Cristóbal fica localizado dentro do maior parque urbano de Santiago, o Metropolitano, que conta com uma área de 730 hectares. Uma das coisas mais legais de visitar o Cerro, além da maravilhosa vista que você contemplar do alto, é a subida no funicular, uma espécie de bondinho. Assim, não deixe de reservar uma tarde para conhecer o local!

  • Além disso, ela visitou estações de esqui próximas a Santiago

As estações de esqui são opções famosas para adicionar ao seu roteiro de viagem em Santiago. Entre as mais famosas estão Valle Nevado, Farellones, La Parva e El Colorado. Uma dica importante é quanto às roupas para usar durante a viagem para esses locais. A proteção contra o frio é fundamental, então peças como um casaco impermeável são imprescindíveis.

Pontos turísticos em Santiago do Chile

Além disso, Viña del Mar e Valparaiso são cidades relativamente próximas a Santiago bastante visitadas por turistas que estão na capital chilena. Pela proximidade, é muito comum um bate e volta até estas cidades, que são encantadoras. Conhecida como “Cidade Jardim”, Viña del Mar fica a 108 km de distância de Santiago. A cidade tem como principais atrativos os pontos turísticos históricos, como castelos e palácios, e em especial as praias e suas áreas bastante arborizadas.

Já Valparaiso é uma cidade portuária bastante famosa por suas casas coloridas bem características. É um dos principais destinos turísticos do país, largamente visitada por chilenos e estrangeiros. A cidade fica localizada a apenas 15 quilômetros de distância de Viña del Mar. Assim, você pode organizar o seu roteiro para visitar as duas cidades em dias próximos. Então, fica a dica!

Impressões sobre o Chile

Oficina de Inverno: O que mais te encantou no Chile?

Elaine: A paisagem no Chile é incrível, tanto Santiago, como Viña del Mar e as Cordilheiras! Com certeza foi o que mais me encantou!

Oficina de Inverno: Por que escolheu viajar para o Chile?

Elaine: Fui visitar amigos em Santiago e outra vez fui com minha família inteira.

Oficina de Inverno: Para uma brasileira, a adaptação é mais fácil? Quais os maiores prós e contras de escolher o país na sua opinião?

Elaine: A adaptação é muito fácil, pela facilidade com o idioma e pelo país receber muitos brasileiros, em todas as vezes que estive lá fui muito bem tratada! De prós, acho as paisagens bem diferentes das brasileiras, a vista da Cordilheira dos Andes por toda Santiago é incrível. No próprio voo chegando ao país já dá pra ver e é bem lindo. Os vinhos, para quem curte, são incríveis! De contra, achei a culinária de lá bem ruim, nem dos restaurantes badalados nem dos menores agradaram nem a mim nem a minha família, nada surpreendente!

ENTENDA

O Chile é bastante conhecido pela sua produção de vinhos e possui marcas mundialmente famosas. Entre as principais vinícolas do Chile está Concha y Toro, que vale muito a pena visitar. Nesse sentido, para saber mais sobre o assunto, recomendamos a leitura do nosso post “7 vinícolas no Chile para conhecer e encantar-se!”. Neste post, explicamos, por exemplo, que o Chile possui mais de uma dezena de regiões produtoras de uvas.


Informações sobre o Chile


Pontos turísticos de Santiago do Chile que são imperdíveis!

Oficina de Inverno: Quais pontos turísticos de Santiago do Chile você acha que o turista brasileiro não pode deixar de ir? Por quê?

Pontos turísticos de Santiago do Chile e estações de esqui

Vista do chalé em Farellones

Elaine: Gosto muito de curtir vistas, olhar a cidade de cima, então adorei ir ao Cerro San Cristóbal. Na saída, dá pra curtir os bares e restaurantes do Patio Bellavista, que é um complexo de bares e restaurantes nos arredores desse ponto turístico. E pra quem nunca viu neve, esquiar no Valle Nevado é muito incrível, aquele “mar” de montanhas cobertas de neve é de tirar o folego, ou esquiar em El Colorado (mais barato), que tem uma vista (bem de longe) da capital Santiago. Vale muito a pena se hospedar num chalé bem charmoso em Farellones, perto das duas estações de esqui!

Culinária chilena 

Oficina de Inverno: Qual foi o restaurante ou comida que mais gostou?

Elaine: Não gostei tanto das comidas de lá, como já disse. Acabei curtindo mais os italianos de lá, como a pizzaria Tiramisu! Mas qualquer um com um bom vinho Carmenere já vale o passeio!

ENTENDA

De fato, podemos dizer que a culinária chilena não é para todo mundo. Os sabores típicos são bem diferentes do que costumamos comer por aqui. Além do mais, outros ingredientes são comuns nas receitas em formas diferentes daquelas que usualmente consumimos no Brasil. É o caso, por exemplo, do abacate. Sempre utilizado como um ingrediente salgado e não doce, ele aparece em diversas receitas, até mesmo no cachorro-quente. Entre os pratos típicos do Chile, temos as empanadas, o cevice, o pastel de choclo, a cazuela, o curanto e o lomo a lo pobre.

Dicas para os viajantes

Oficina de Inverno: O que você teria feito de diferente na viagem?

Pontos turísticos de Santiago do Chile e estações de esqui

O Mamutinho também aproveitou a viagem em família!

Elaine: Nada! O Chile é um destino muito democrático, fomos em um grupo bem grande de criança, adultos e idosos e todos gostaram muito!

Oficina de Inverno: Quais dicas você considera que irão ajudar na viagem para o turista brasileiro?

Elaine: Minha dica é trocar o dinheiro no país, levar apenas o mínimo para pagar um táxi e algo inicial, o câmbio lá é melhor que no Brasil! Santiago venta bastante no inverno, então é bom ir preparado! Imigração é muito tranquila, mas não esqueça de guardar o documento que eles entregam na chegada, pois você tem que devolve-lo na saída! Para os apaixonados por vinho como eu, no supermercado Jumbo no Shopping Costanera Center tem uma seleção incrível para todos os gostos e bolsos! Da última vez que eu fui, descobri pela atendente da companhia aérea que podemos trazer até duas garrafas de vinho fechadas na mala de mão, mas não me arrisco a confirmar porque não fiz isso. Mas vale a pesquisa pra quem vai fazer uma viagem rápida e não quer despachar mala!

ENTENDA

E aí, está curioso para saber quantas garrafas de vinho pode trazer do Chile? Para quem ficou interessado na dica de Elaine e quer levar bons vinhos chilenos para casa, temos uma boa notícia. No caso de bebidas alcoólicas, o limite é de 12 litros. Levando em consideração que uma garrafa tem em média 750ml, você pode trazer até 16 garrafas de vinho chileno. Ademais, essa cota vale apenas para pessoas maiores de 18 anos, por isso nem pensar em colocar as garrafas de vinho na mala dos filhos, hein?

Além disso, é preciso levar em considerado o limite de valor em compras que você pode levar com isenção e a quantidade de peso, para não pagar excesso de bagagem.

Gostou de saber mais sobre Santiago? Se você já visitou a capital chilena, compartilhe também seus principais pontos turísticos de Santiago do Chile, aqueles que mais gostou de conhecer. Para outras dicas sobre destinos de viagem, acompanhe os outros conteúdos aqui no blog e o nosso perfil no Instagram, @oficinadeinverno.

* Todas as fotos deste post foram gentilmente cedidas pela viajante Elaine Amorim.

Leave a Reply