Instagram

Siga o Mamute!

Itália Mamute Cultural

Procurando guia de viagem? Confira 10 pontos turísticos da Itália

11 de Janeiro de 2019
Pontos turísticos da Itália

No coração da Europa fica um país cheio de encantos, cheiros e sabores. Em formato de bota. Onde a risada é alta e as pessoas gesticulam bastante. Já sabe de onde estamos falando? É o nosso assunto desse post. A Oficina de Inverno traz um roteiro com 10 dos mais icônicos pontos turísticos da Itália. E não tenha dúvidas que foi uma tarefa árdua reduzir a lista a este número. Lugares icônicos há de sobra por lá!

PONTOS TURÍSTICOS DA ITÁLIA: FONTANA DI TREVI

Pontos turísticas da Itália

A majestosa Fontana di Trevi – Foto: Cristina Gottardi//Unsplash

A Fontana di Trevi é um cartão-postal de Roma e não é pra menos! A fonte, construída no estilo barroco no século XVIII a partir de um projeto de Nicola Salvi, é umas mostra do esplendor da arquitetura italiana. Salvi foi o vencedor de uma competição para fazer o projeto e deu outra vida ao antigo aqueduto que funcionava no local.

Não apenas a beleza, como a grandeza da fonte impressionam! Ela tem cerca de 20 metros de largura e 26 metros de altura e fica em frente ao Palazzo Poli.

Em junho de 2014, foi iniciada a restauração da fonte, concluída em novembro de 2015. A reforma custou 2 milhões de euros. Anos antes da reforma, a Fontana di Trevi já vinha apresentando fragilidades na estrutura, como a queda de peças decorativas.

Jogando moedas na fonte

É também na Fontana di Trevi que uma antiga lenda tem reunido turistas de vários países do mundo em torno da tradição de jogar moedas na fonte. A pessoa que visita a fonte e deseja também se juntar à tradição, deve pegar a moeda com a mão direita, virar de costas para a fonte e jogar a moeda sobre o ombro esquerdo dentro da fonte, sem virar para olhar.

Se jogar uma moeda e acertar a água, retornará à Roma. Duas moedas e você se apaixonará por um italiano(a). Já se forem três moedas, você se casará com seu namorado(a).

Estima-se que, anualmente, turistas jogam cerca de 1 milhão de euros em moedas. Essas moedas são doadas os mais necessitados.

Onde? Piazza di Trevi, 00187 Roma, Itália

PONTOS TURÍSTICOS DA ITÁLIA: PONTE DE RIALTO

Pontos turísticas da Itália

A Ponte Rialto, ao fundo – Foto: Damiano Baschiera/Unsplash

A Ponte de Rialto data do século XVI é a mais antiga a ser construída sobre o Grande Canal. Ao atravessar a ponte você chegará ao Mercado Rialto, com lojas e restaurantes. A ponte também é um excelente local para ver o movimento da cidade e fazer belos registros fotográficos.

A ponte fica sobre o Grande Canal, que é o maior e mais importante canal de Veneza, com 4 quilômetros de comprimento. O canal pode ser atravessado por uma de suas quatro pontes, pegando um vaporetto (barcos) ou um traghetto (gôndola).

Onde? Sestiere San Polo, 30125 Veneza, Itália

PONTOS TURÍSTICOS DA ITÁLIA: COLISEU

Pontos turísticas da Itália

O Coliseu, em ruínas, guarda séculos de histórias – Foto: Justine Camacho/Unsplash

O Coliseu é uma construção, também conhecida como Anfiteatro Flaviano, que fica localizada no centro de Roma, capital da Itália. Ele foi construído durante o Império Romano, com início no ano 72 d.C, e é uma grande demonstração da grandeza desse império!

No entanto, ele carrega uma história não tão bacana assim. É que, conforme explica essa publicação da Revista Superinteressante, o Coliseu era um anfiteatro reservado para combates entre gladiadores ou entre eles e animais selvagens. Ainda conforme a publicação,

“Os primeiros combates disputados para comemorar a conclusão do Coliseu duraram cerca de 100 dias e se estima que, só nesse período, centenas de gladiadores e cerca de 5 mil animais ferozes tombaram mortos em sua arena de 85 por 53 metros. Os jogos levavam o público ao delírio. Suas arquibancadas, construídas a partir de 3 metros do solo, acomodavam mais de 50 mil pessoas”.

À parte isso, o Coliseu é uma obra imponente, mesmo em ruínas, e marcante em tudo aquilo que representa. Vale muito a visita!

Onde? Piazza del Colosseo, 1, 00184 Roma RM, Itália

PONTOS TURÍSTICOS DA ITÁLIA: TORRE DE PISA

Pontos turísticas da Itália

A icônica Torre Inclinada de Pisa – Foto: Yeo Khee/Unsplash

A Torre Inclinada de Pisa, ou simplesmente Torre de Pisa, é sem dúvidas um dos ponto turísticos que mais faz jus ao quesito “icônico” dessa nossa lista. O local é bastante conhecido até por quem nunca visitou a Itália, e suspeitamos que sua estrutura peculiar seja um dos motivos. Um pouco torta, ela chama bastante atenção.

E você sabe o motivo da torre ser assim? Não foi proposital, mas causou um efeito que a tornou única. Segundo a revista Superinteressante, a Torre ficou inclinada “por ter sido construída sobre um terreno de argila e areia, materiais pouco firmes para sustentar uma edificação daquele porte”.

A construção teve início em 1173, para abrigar o sino da Catedral de Pisa. Já no começo foi notada a inclinação. Foi então que o engenheiro responsável pela obra tentou consertar o problema, mas acabou piorando. Nos anos 1990, o local chegou a ser fechado, mas depois de um projeto para salvar a construção, a obra foi reaberta ao público em 2001.

Onde? Piazza del Duomo, 56126 Pisa, Itália

PONTOS TURÍSTICOS DA ITÁLIA: PRAÇA DE SÃO MARCOS

A Praça de São Marcos é um dos pontos mais importantes da cidade de Veneza – também conhecida como Sereníssima. No local, também fica localizada a Basílica de mesmo nome – uma das mais famosas igrejas de Veneza -, além da Torre do Campanário, a Torre dell’Orologio e o Palácio Ducale.

A cidade, que foi sendo erguida às margens do mar Adriático, ao longo da Idade Média foi um entreposto comercial entre Ocidente e Oriente. Dizem, inclusive, que o carpaccio – prato feito a partir de carne crua, cortado em fatias finas – foi criado em um restaurante localizado perto da Praça São Marcos, o Harry’s Bar.

Onde? Piazza San Marco, 30100 Veneza, Itália

PONTOS TURÍSTICOS DA ITÁLIA: CAPELA SISTINA

Pontos turísticas da Itália

Uma curiosidade é que os desenhos pintados no teto foram considerados obscenos por muita gente na época da inauguração da Capela Sistina – Foto: Antoine Taveneaux/Wikimedia Commons

A Capela Sistina, mundialmente famosa e bastante conhecida das aulas de artes, é um espaço que fica na residência oficial do Papa, o Palácio Apostólico, no Vaticano. A construção da Capela foi iniciada em 1473 e concluída oito anos depois, em 1481.

Visitar a Capela é estar em contato direto com a grandiosidade das construções da Igreja Católica e dos artistas da época. O teto é um afresco concebido pelo pintor Michelangelo, em uma das mais famosas obras renascentistas, sob encomenda do papa Júlio II. Foi criado entre os anos 1508 e 1512 e mede 40 m X 14 m.

Para conhecer mais sobre a história da Capela antes da viagem, nós recomendamos que você assista a palestra da historiadora da arte Elizabeth Lev para o TED Talks sobre “a história desconhecida da Capela Sistina”:

PONTOS TURÍSTICOS DA ITÁLIA: PANTEÃO

Pontos turísticas da Itália

Detalhe da fachada do Panteão, no Centro de Roma – Foto: Adam Wood/Unsplash

O Panteão é uma dessas construções que trazem essa sensação de estar olhando para algo que carrega muita história. E, de fato, é assim mesmo. Construído entre os anos 118 e 128 – quase 2.000 de história -, o Panteão fica localizado em Roma e vale muito a pena visitar.

Este é o único entre os edifícios históricos a estar preservado integralmente nos dias atuais. Nos seus primórdios, foi um templo dedicado a todos os deuses e hoje guarda o túmulo de diversas personalidades históricas.

Onde? Piazza della Rotonda, 00186 Roma, Itália

PONTOS TURÍSTICOS DA ITÁLIA: GALERIA DOS OFÍCIOS

A Galeria dos Ofícios – ou Galleria degli Uffizi – é um palácio que fica na cidade de Florença, a maior cidade da região da Toscana. O local, que funciona como museu, é dividido pelos estilos das obras, do século XII ao século XVIII. A Galeria foi fundada em 1581, por Francisco I de Médici, e é mais um dos inúmeros prédios históricos.

A Galeria abriga obras de artistas famosos, sendo que a maior parte do acervo do museu é de pinturas. Estão expostas por lá obras de Michelangelo, Leonardo da Vinci, Sandro Botticelli – destaque para O Nascimento de Vênus e a sala dedicada para o artista -, Caravaggio e Rembrandt, por exemplo.

Onde? Piazzale degli Uffizi, 6, 50122 Florença, Itália

Maiores informações, além da compra de ingressos, estão disponíveis neste link.

PONTOS TURÍSTICOS DA ITÁLIA: CATEDRAL DE MILÃO

Pontos turísticos da Itália

A Catedral de Milão é um cartão-postal da cidade – Foto: Dr. Alexandru Stavrica/Unsplash

Duomo di Milano, ou a Catedral de Milão, é um dos símbolos da capital italiana e encanta os turistas que a visitam. Seja pela, pela arquitetura, pela grandeza ou pelo conjunto, a Catedral é um monumento da cidade. Sua grandiosidade se comprova até mesmo por alguns números que a definem: de estilo gótico, a igreja levou 400 anos para ser concluída.

A fachada da Catedral é toda construída em mármore branco-rosa de Candoglia, com muitas estátuas. Inclusive, uma curiosidade sobre essa igreja é que ela possui a própria marmoraria. No seu interior, há capelas, a cripta de São Carlos Borromeo e o Museu do Duomo. Além disso, há uma área onde você pode visitar as ruínas das igrejas Santa Maria Maggiore e Santa Tecla (no subsolo) e o telhado, de onde é possível ver a cidade.

Para entrar, são cobrados ingressos, que podem ser adquiridos com antecedência, online. Os valores variam entre 3 e 16 euros.

Onde? Piazza del Duomo, 20122 Milão, Itália

PONTOS TURÍSTICOS DA ITÁLIA: CASTELO SFORZESCO

O Castelo Sforzesco, localizado em Milão, foi construído no século XV (inaugurado em 1360). Na época de sua inauguração, Milão era comandada pela família Visconti. e assim como a Galeria dos Ofícios.

Hoje funciona como museu, abrigando vários deles bem como galerias de arte, bibliotecas e arquivos. Ao todo, 14 instituições funcionam no interior do castelo, entre elas o Museu de Arte Antiga, Museu do Móvel e Museu das Artes Decorativas.

Por isso, fica bem fácil agradar os mais variados tipos de turistas: tem muita coisa pra escolher e ser vista. Por outro lado, pode deixar aflitos os mais indecisos, né? De toda forma, apenas estar naquele local já é um programa de viagem e tanto!

Para completar, logo atrás do castelo fica o Parque Sempione. Vale a pena esticar até lá pra fechar o passeio.

Onde? Piazza Castello, 20121 Milão, Itália

Curtiu nosso roteiro para a maravilhosa Itália? O que você acrescentaria a essa lista? Conte pra gente nos comentários! E não esqueça que estamos no Instagram, sempre à disposição para tirar qualquer dúvida.

* Foto da capa: William West/Unsplash

  • Reply
    Julia Grasiele
    15 de Janeiro de 2019 at 12:43

    Deu para viajar junto <3

    • Reply
      Mamute
      15 de Janeiro de 2019 at 14:22

      Olá, Mamute!
      Saudações calorosas!

      Ficamos muito felizes que o nosso roteiro te levou para cada local abordado e pelo feedback caloroso <3

      Sopros de neve,
      Mamute Ananda

  • Reply
    Julia Grasiele
    21 de Janeiro de 2019 at 09:30

    Apaixooonante *-*

Leave a Reply