Instagram

Siga o Mamute!

França

Paris em 5 dicas: pontos turísticos imperdíveis para sua viagem

27 de dezembro de 2017
Fim de ano em Paris: pôr-do-sol na Torre Eiffel

Conhecida como “cidade luz”, Paris tem um charme e peculiaridades que atraem visitantes de todo o mundo. O idioma francês e a culinária são apenas alguns desses encantos. No final de ano a capital francesa fica ainda mais iluminada, já que o Natal traz ainda mais luzes para as ruas da cidade (embora o nome cidade luz se refira à efervescência intelectual e cultural na cidade durante muito tempo). O fim de ano em Paris é o período mais frio por lá e o inverno castiga. Por isso é fundamental estar bem preparado com roupas quentinhas para garantir uma estadia confortável na cidade. Mas independente da estação do ano, trazemos pontos turísticos imperdíveis de Paris em 5 dicas preciosas!

Fizemos um guia detalhado do passo a passo para te ajudar nessa missão (clique aqui para vê-lo!). Porém, caso busque dicas rápidas e infalíveis na capital francesa, não deixe de conferir essa lista!

TORRE EIFFEL

Não é à toa que esta é a primeira parada no nosso roteiro. Símbolo da capital francesa, a torre Eiffel foi inaugurada em 28 de janeiro de 1887 e está localizada no Champ de Mars, em Paris. Com certeza você já viu uma miniatura por aí. A original, no entanto, é enorme: são 300 metros de altura! Foi construída em apenas dois anos para homenagear o centenário da Revolução Francesa. Não dá pra falar em um guia de Paris em 5 dicas sem mencionar a simbólica torre.

Mais de seis milhões de turistas visitam a torre todos os anos e podem apreciar a vista da cidade, que pode alcançar um raio de 60 km de distância em um dia ensolarado. O lado bom: é impossível não ver a torre ao menos uma vez por dia dando bobeira em um ângulo qualquer nas esquinas da cidade. Olhe ao seu redor, ela sempre está por lá!

Paris em 5 dicas: Torre Eiffel

Torre Eiffel, ontem e hoje (Foto: Julien Knez)

PARIS EM 5 DICAS: RESTAURANTES

Dizer que a culinária francesa é mundialmente famosa chega a ser um clichê, porém não há como fugir disso. Toda essa fama é justificada e a cozinha francesa faz escola mundo afora.

O site de viagens TripAdvisor fez uma seleção dos melhores restaurantes de 2017 na França, divididos em várias categorias (desde o sofisticado ao popular). Entre os nomes, Le Cinq e Epicure, ambos em Paris. Vale conferir a lista do Traveller’s Choice! 

Para uma degustação rápida no meio da tarde, o tradicional Paul está presente em vários pontos da cidade, além do buchicho na região de Saint-Germain-des-Pres com ótimas opções de crêpes para cairmos em tentação! 

Paris em 5 dicas: Paul

As delícias de Paul (Foto: Reprodução/Facebook Paul)

MUSEU DO LOUVRE

Não se pode falar de Paris em 5 dicas sem mencionar o Museu do Louvre. Fundado em 1793, o museu francês é um dos mais famosos do mundo. Instalado no Palácio do Louvre, ele abriga galerias e obras famosas, como é o caso do enigmático quadro “Mona Lisa”, do italiano Leonardo da Vinci. O visitante pode descobrir mais sobre arte desde a Idade Média a meados do século XIX. O grande palácio que abriga o museu foi a casa de chefes de Estado franceses até 1870, fazendo parte da história francesa e parisiense. Coloque o museu em seu roteiro, com certeza não vai se arrepender!

Paris em 5 dicas: Museu do Louvre

O Museu do Louvre, iluminado (Foto: Urban Tourism)

Enquanto não chega a Paris, faça um tour virtual pelo Louvre! 😀

CATEDRAL DE NOTRE-DAME

Seja você uma pessoa religiosa ou não, a Catedral de Notre-Dame é daqueles lugares convidativos à visita. Ela é uma das mais antigas catedrais da França e foi construída em estilo gótico.

Paris em 5 dicas: Catedral de Notre Dame

A Catedral de Notre Dame (Foto: YouTube)

O nome da catedral significa Nossa Senhora e é dedicada à Virgem Maria. Na catedral foi realizada a coroação do imperador francês Napoleão Bonaparte e a beatificação de Joana D’arc, padroeira da França.

ARCO DO TRIUNFO

Localizado no centro da praça de l’Etoile e no alto da Avenue des Champs-Élysées, este é mais um monumento associado a Napoleão Bonaparte, que ordenou a sua construção em 1806 para comemorar as vitórias militares dele e de suas tropas, mas ele não viveu para ver a obra concretizada. O arco, mais um símbolo da história francesa, foi inaugurado em 1836 e tem 50 metros de altura e 45 metros de largura. O seu topo oferece uma vista panorâmica da cidade de Paris. 

Observação de Mamute: quando estiver no alto do Arco, procure pelo Arc de la Défense, no outro lado da cidade, que segue a mesma linha do Triunfo, porém na ala nova da cidade.

Paris em 5 dicas: Arco do Triunfo

O arco do triunfo (Foto: Dreamer on Earth)

PARA ENTRAR NO CLIMA DA VIAGEM

  • Livro

O livro “Paris, Fenêtres sur l’Histoire” (Paris, Janelas na História, em tradução livre), da fotógrafa francesa Julien Knez, traz vários locais famosos da cidade como plano de fundo para imagens tiradas entre 1871 e 1968, em primeiro plano, o que traz uma noção da história da cidade e do quanto ela mudou.

  • Música

No Spotify você pode encontrar várias opções de playlists, para todos os gostos, e entrar no clima francês. Aqui uma seleção feita pelo blog de viagens Viajar Paris. 

  • Cinema

O filme “O fabuloso destino de Amélie Poulain”, além da narrativa e personagens marcantes, traz vários cenários parisienses. Um encanto! Está disponível na Netflix. 

E você, o que adicionaria ao nosso roteiro? É a primeira viagem a Paris? Conte pra gente nos comentários! Aproveite também para fazer uma visita no nosso Iglu, que com certeza encontrará itens indispensáveis à viagem. 

  • Reply
    Top 5: pontos turísticos em Berlim para conhecer em um dia - Blog Oficina de Inverno
    5 de Fevereiro de 2018 at 20:14

    […] de Brandemburgo é uma espécie de arco do triunfo – como aquele que existe em Paris e mostramos aqui – e está por lá desde 1791. Ele tem um enorme significado para a história alemã – tanto na […]

  • Reply
    Maria Oliveira
    25 de Abril de 2018 at 13:21

    Será minha primeira ída à París mas confesso estar muito entusiasmada. París chegarei em agosto.

    • Reply
      Mamute
      30 de Abril de 2018 at 11:35

      Oi Maria Oliveira, saudações calorosas!

      Paris é um destino incrível, né? Entendemos o motivo do seu entusiasmo! =)

      Temos outros posts sobre Paris, além de muitas dicas sobre o que levar na mala.

      Os mamutes da Oficina de Inverno desejam uma feliz viagem e se precisar tirar qualquer dúvida é só falar com a gente!

      Sopros de neve!
      Mamute Ananda

Leave a Reply