O que você precisa saber sobre Évora, em Portugal

O que você precisa saber sobre Évora, em Portugal

O destino do mês aqui na Oficina de Inverno é Portugal e precisamos conversar sobre as cidades que com certeza valem a visita na terrinha! Para ajudar nessa missão, ninguém melhor para falar de um lugar do que um morador, não é mesmo? O intercambista Luiz Henrique Machado conversou com a gente via Facebook e nos conta um pouco sobre a experiência em terras portuguesas e o que você precisa saber sobre Évora.

 

Luiz é carioca e mora na capital alentejana há 4 meses – a cidade fica a aproximadamente 1h30 de Lisboa e é famosa por sua estrutura com fortes traços medievais. Ele estuda na Universidade de Évora e cursa Engenharia de Informática.

O intercambista nos conta que Portugal era um destino dos sonhos, mas não tinha nenhuma cidade em mente antes de se decidir pela conhecida capital do Alentejo (região centro-sul de Portugal), cidade-museu, cujo centro histórico é patrimônio cultural da humanidade pela Unesco desde 1986. Como já contamos aqui, Évora está na região onde as cidades têm as temperaturas mais amenas e, por isso mesmo, convidativas à visita. Ao se decidir por Évora, Luiz “criou boas expectativas por ser uma cidade de interior e algo totalmente diferente do Rio de Janeiro”.

Segundo informações do governo português, a instituição da Universidade em 1556 reforçou a dimensão cultural da cidade. Isso foi traduzido em uma produção artística, arquitetônica e paisagística cosmopolita ainda hoje patente em conventos palácios renascentistas, maneiristas e barroco.


A Universidade de Évora concentra uma agitada vida estudantil, recebendo muitos intercambistas (Foto: site da Universidade de Évora)


O que você precisa saber sobre Évora

Vamos, então, a alguns pontos essenciais. O que você precisa saber sobre Évora, em Portugal?

1. Segurança

Quando questionado sobre pontos positivos de Évora, Luiz logo falou sobre a segurança por lá. Vindo de uma cidade com altos índices de violência, ele se surpreende em fazer coisas simples em qualquer horário do dia ou noite.

“A segurança com certeza merece o maior destaque. Ando tranquilamente pela cidade em qualquer horário, até de madrugada com celular na mão e carteira com dinheiro no bolso que não sinto medo algum. Mulheres andam tranquilamente sozinhas aqui pela rua que nada irá acontecer”, conta.

Évora está no ranking da revista Condé Nast Traveler entre as cidades mais amigáveis do mundo.

2. Hospedagem


É preciso estar atento às temporadas de volta às aulas caso você queira visitar Évora nesse período, alerta Luiz (Foto: Pousadas de Portugal)

Segundo Luiz, Évora tem diversos hostels, casas e quartos para aluguel, porém por ser uma cidade turística e universitária, todos esses lugares tem uma rotatividade grande no que diz respeito aos hóspedes. Ele aconselha evitar a cidade em períodos de volta às aulas (março-abril/setembro-outubro), pois a maioria dos universitários que estudam aqui não são de Évora. Isso sem contar os intercambistas, bolsistas Erasmus Mundus e todos os outros estudantes internacionais que vêm para a cidade. “Todos os quartos disponíveis na cidade são alugados por eles, não restando vaga pra mais ninguém”, explica.

3. Custo de vida

Apesar de reconhecer que com todo o planejamento antes da viagem ele teria tentado juntar um budget maior para facilitar as coisas por lá, Luiz nos conta que Évora é uma cidade bem mais barata que Lisboa, Porto e Coimbra. Ele não a considera uma cidade tão cara assim e diz que dá para viver bem gastando bem pouco, o que vale também para os turistas.

4. Roupa térmica é indispensável!

O clima registra temperaturas máximas médias em 14ºC e mínimas de 5ºC no mês de janeiro. Perguntamos para o Luiz o que levar na mala para não enfrentar o frio despreparado de Évora. Ele não pensou duas vezes e logo falou das térmicas. O estudante chegou lá despreparado para o frio que o aguardava. Por isso mamutes viajantes fiquem atentos a essa dica esperta! ?

“Roupas térmicas para usar por baixo de todas as outras camadas de roupa. Vim com uma mala apenas; como sou do Rio não trouxe muitas roupas de frio. Além disso descobri que pode esquecer bermuda, chinelo e camiseta. Raramente as uso aqui”, explica.


O que fazer em Évora

Luiz conta que “a cidade em si é um grande ponto turístico, em menos de uma hora consegue-se andar de uma ponta à outra da cidade”. Segundo o intercambista, a maior parte do dinheiro que entra em Évora é devido ao turismo. Para ele, a melhor dica é deixar os guias de lado: “nada de guia, conheça a cidade a pé e sozinho ou acompanhado de amigos. Os melhores pontos da cidade estão escondidos onde guia turístico nenhum chega”, revela. Ele destacou alguns pontos que valem a visita em e o que você precisa saber sobre Évora e sobre eles.

1. Templo Romano


As ruínas do Templo Romano de Évora (Foto: Skyscraper City)

Foi construído em um dos pontos mais altos de Évora, é patrimônio da Unesco. Sua construção remonta ao século I e fica localizado no Centro Histórico da cidade. A visitação é gratuita.

2. Praça do Giraldo


A bela Praça do Giraldo concentra atividades culturais em Évora (Foto: Lisbonne Idee)

Local onde encontra se diversos cafés, bares, restaurantes, hotéis e lojas variadas. Também é um local onde acontecem shows, eventos, encontros, festas, exposições e feiras.

3. Capela dos Ossos


A Capela dos Ossos (Foto: Live Portugal)

Foi construída no século XVII e está situada na Igreja de São Francisco. O que torna esta capela única é o fato de ter as paredes e pilares revestidos com ossos e crânios humanos. Estima-se que o local abrigue ossos de mais de 5.000 monges. As informações são do site Live Portugal.

4. Évora Plaza

Único shopping da região do Alentejo, pode ser útil caso precise fazer compras.

5. Clube Bilhar Eborense – Bar dos 6Tetos

Um grande bar com três ambientes, mesas de sinuca, pebolim e dardo, além de música ao vivo quase todos os dias com o Grupo Acadêmico de Música Tradicional Alentejana 6Tetos.


——


O que você deve evitar em Évora

Luiz nos conta que se você é uma pessoa que tem problema com a fumaça de cigarro é melhor evitar locais fechados. Diferente do Brasil, lá não existe a Lei Antifumo, que proíbe fumar em locais de uso coletivo e fechados.

“É bom evitar lugar fechados sem ventilação, principalmente bares e restaurantes. Os portugueses fumam muito, a qualquer hora a qualquer momento e em qualquer lugar, seja jovem, adulto ou idoso”, esclarece.

Temos certeza que agora você vai considerar com carinho incluir Évora em seu roteiro para Portugal! Vale super a pena! Quanto ao Luiz, ele finaliza a entrevista com uma última dica: “não esqueça a câmera, ela será usada como nunca foi na vida”.