O que fazer no Peru: roteiro de 5 dias por Lima e arredores

O que fazer no Peru: roteiro de 5 dias por Lima e arredores

O Peru é um país de raízes culturais fortes, colorido, vibrante! Reúne características que à primeira vista pareceriam antagônicas, mas que fazem do país o que ele é. Um exemplo é o caso de Lima, cidade no litoral que fica também em uma região desértica. Com tantos maravilhosos contrastes, só poderia mesmo despertar a nossa curiosidade. Por isso, a Oficina de Inverno preparou um guia para você saber tudo sobre o que fazer no Peru em 5 dias.

Assim, neste post sobre o que fazer no Peru, você vai encontrar:

  • Um roteiro de 5 dias no Peru, com destaque para Lima;
  • Bônus: uma sugestão extra para o seu roteiro de viagem, em Cuzco;
  • Informações úteis sobre o Peru e dicas para o viajante – saiba o que fazer no Peru e como visitar cada local.

O Peru é nosso vizinho de América do Sul e tem como capital a cidade de Lima. Com uma população de mais de 30 milhões de habitantes, o país vem se destacando em especial pela culinária. Aliás, falamos disso neste post. Esse reconhecimento conferido à gastronomia peruana não é à toa e nem é o único motivo pelo qual visitar o Peru. No entanto, vamos combinar que pode ser facilmente um deles! Certamente é por isso mesmo que você está lendo este post.

A escolha do nosso roteiro de 5 dias no Peru foi feita priorizando os principais pontos turísticos e outros menos famosos, mas que são interessantes de conhecer. Desse modo, partimos dos locais mais famosos nos dois primeiros dias e fomos afunilando o roteiro para outras áreas nos demais dias. Como bônus, uma visita a Machu Picchu e Cuzco.


Roteiro de viagem em 5 dias: o que fazer no Peru?

Conforme falamos anteriormente, Lima é uma capital localizada em um local com características contrastantes, o que leva a um interessante paradoxo: apesar de litorânea, a cidade fica em uma região desértica. Embora quase nunca chova na cidade, também não se vê muito o sol. O trânsito de Lima é outra coisa peculiar: bastante caótico, não é fácil transitar pela cidade. Para um turista, então… Mas com um pouco de paciência e cuidado, certamente dará tudo certo.

O roteiro foi organizado por ordem de visitação, para facilitar o deslocamento entre um e outro. Todavia, fique à vontade para perambular livre pelas ruas e conhecer outros locais igualmente interessantes. Sem mais delongas, vamos então ao roteiro?

Roteiro 1º dia no Peru: conhecendo o Centro Histórico de Lima

Para facilitar a visitação, concentramos a região do Centro Histórico no primeiro dia. O roteiro cobre, assim, os principais pontos. O legal de começar o roteiro por essa região é que você tem a possibilidade de conhecer melhor a história da cidade e do Peru como um todo.

Declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1991, o Centro Histórico de Lima é uma parte importante da cidade e nada melhor do que começar a viagem por lá. No local, podemos conhecer a herança do tempo em que Peru foi colônia, como também do período do vice-reinado. Se a pergunta é “o que fazer no Peru”, saiba que ao visitar Lima o Centro Histórico não pode faltar no roteiro! Abaixo, confira então os pontos turísticos a visitar nesta área.

1. Plaza Mayor

Vídeo produzido e divulgado pelo canal Carlos Ruiz Filmmaker, no YouTube

Começamos o nosso roteiro pela Plaza Mayor ou Plaza de Armas, no Centro Histórico de Lima. É o local onde nasce a cidade, então você pode perceber o quanto é importante. No entorno da Plaza Mayor fica uma série de pontos turísticos importantes para a história da cidade. O bom é que dá para fazer tudo a pé e, por isso, ter uma visão geral do que deve ser visitado.

Endereço: Plaza Central Lima, Cercado de Lima 15001, Peru

2. Catedral de Lima

Vídeo produzido e divulgado pelo canal Viator Travel, no YouTube

Maior igreja do Peru e sede da Igreja Católica no Peru, a Catedral de Lima é outro símbolo importante da cidade, pertinho da Plaza Mayor. A sua arquitetura, um mix dos estilos gótico e neoclássico, é marcante e exemplar de uma época histórica do país. Além disso, na Catedral de Lima está o corpo de Francisco Pizarro González, espanhol que é conhecido como o “conquistador do Peru” e fundador de Lima. Desse modo, se esse tipo de roteiro faz o seu estilo, não deixe de visitar a Catedral.

Endereço: Jirón Carabaya, Cercado de Lima 15001, Peru

3. Palácio Arquiepiscopal de Lima

O terceiro ponto do nosso roteiro é outro local ligado à Igreja Católica, o Palácio Arquiepiscopal de Lima. Localizado ao lado da Catedral, o Palácio é um exemplo do estilo arquitetônico barroco peruano. Tudo é grandioso, os vitrais são lindos… Em 2010 foi inaugurado o Museu do Palácio. A entrada é feita mediante ingresso, que dá direito à visita na Catedral de Lima.

Endereço: Jirón Carabaya, Cercado de Lima 15001, Peru

4. Palacio de La Unión

Outro ponto turístico importante do Centro Histórico, o Palacio de La Union é a quarta parada no Centro Histórico. Parte integrante da Plaza Mayor, o local foi inaugurado em 1942 e é um dos patrimônios nacionais. Além disso, o Palácio é também a sede do Club de la Unión, uma associação civil peruana sem fins lucrativos.

Endereço: Jirón de la Unión 364, Cercado de Lima 15001, Peru

5. Palácio Municipal de Lima

Vídeo produzido e divulgado pelo canal EntreLibros, no YouTube

A sede do governo municipal da capital peruana é o Palácio Municipal de Lima, mais um importante prédio no Centro Histórico da cidade, localizado em frente à Plaza Mayor. O início da construção se deu em 1939, no estilo neocolonial. O prédio, com a fachada em amarelo, tem um jardim na frente, onde as pessoas costumam passar e sentar-se em um dos bancos. É possível apenas passar pelo local ou fazer uma de suas visitas guiadas gratuitas (realizadas de quarta a domingo). Aliás, um dos locais que você poderá conhecer na visita é a Biblioteca Municipal.

Endereço: Jirón de la Unión 300, Cercado de Lima 15001, Peru

6. Palácio do Governo

Vídeo produzido e divulgado pelo canal Movistar Plus Perú, no YouTube

Não é só o governo municipal de Lima que fica sediado no Centro Histórico. Ali também se encontra o Palácio do Governo do Peru ou Casa de Pizarro. Inaugurado em 1938 e construído em estilo colonial, o Palácio do Governo é outro local interessante de visitar nesta área. Entretanto, aqui as visitas são mais restritas, realizadas aos fins de semana. Se passar por lá em um domingo, você também pode assistir a troca de guarda.

Ali pertinho do Palácio do Governo fica, aliás, o Bar e Restaurante Cordano que, fundado em 1905, faz parte da história e identidade da cidade – é o bar mais antigo de Lima. Não deixe de passar por lá. Também perto do Palácio do Governo (a cerca de 1 km) fica a Plaza San Martin (veja o mapa aqui), que você pode aproveitar para conhecer após ver essa parte do percurso ou seguir para os demais pontos. Fica a seu critério.

7. Museu Bodega y Quadra

Vídeo produzido e divulgado pelo canal PeruFilms Data, no YouTube

Localizado em uma rua atrás do Palácio do Governo, na mesma rua do Restaurante Cordano, você já encontra o Museu Bodega y Quadra, um sítio arqueológico em pleno Centro Histórico. O local é um dos mais novos da região. Ali foram encontrados objetos da era colonial e escavações importantes para a história da cidade.

Endereço: Jr. Áncash 213, Cercado de Lima 15001, Peru

8. Parque de la Muralla

Vídeo produzido e divulgado pelo canal Manutravel, no YouTube

Siga pela Jirón Ancash, vire à esquerda na Jirón Lampa e pegue a Jirón Amazonas até chegar ao Parque de la Muralla. No caminho até o local, você vai passar em frente ao conjunto da Basílica e Convento de São Francisco, na rua Jirón Lampa. Se tiver interesse nesse tipo de ponto turístico, aproveite para passar por lá e conhecer o local e as catacumbas.

9. Teatro Municipal de Lima

Vídeo produzido e divulgado pelo canal Municipalidad de Lima, no YouTube

Outro ponto turístico importante do Centro Histórico é o Teatro Municipal de Lima, que fecha o nosso roteiro pela região. Embora o percurso seja curto e facilmente feito a pé (veja o mapa aqui), para facilitar o trajeto você pode chamar um Uber. Construído em 1915, aqui fica a Orquestra Sinfônica Nacional do Peru e é um dos mais importantes do país. Então, mais uma vez, não deixe de visitar se é um tipo de passeio que lhe interessa.


Roteiro 2º dia em Lima: tour por Miraflores e Museu Larco

Miraflores é um dos principais bairros de Lima e um dos queridinhos dos turistas. No local estão importantes pontos turísticos da capital peruana, como é o caso das ruínas de Huacla Pucllana.

Preparamos um tour de 1 dia pelas principais atrações (veja o mapa aqui), mas você pode incrementar o roteiro com pontos turísticos na região. Fique à vontade para retirar ou adicionais os locais a seu gosto!

1. Shopping Larcomar

Por uma questão logística, iniciamos o passeio pelo Shopping Larcomar, mas fique à vontade para alterar a ordem no roteiro. Inaugurado em 1998, é um importante centro comercial da cidade e bastante visitado tanto por turistas como locais.

Endereço: Malecón de la Reserva 610, Miraflores 15074, Peru

2. Malecón de Miraflores

Vídeo produzido e divulgado pelo canal Manutravel, no YouTube

A beleza do Malecón de Miraflores é de encantar qualquer turista e sua fama entre os visitantes é merecida. Por mais que seja parte do roteiro mais óbvio da cidade, é um passeio que vale a pena, sobretudo pelo cenário. E é um passeio extenso: são 15 parques conectados ao longo de 5 km de extensão. Ali você vai encontrar ciclovia, quadras, pista de skate, em outras atrações. É um bom local para curtir a natureza e fazer uma dessas atividades. De quebra, a vista para o Oceano Pacífico.

Endereço: Malecón de la Reserva 275, Miraflores 15074, Peru

3. Parque del Amor

Vídeo produzido e divulgado pelo canal Look a Moment, no YouTube

O romantismo está no ar! Inaugurado em 1993, o Parque del Amor é um dos pontos preferidos dos casais e é fácil entender o motivo. Ali você vai encontrar a famosa escultura “El Beso”, que retrata o escultor Victor Delfín e sua esposa aos beijos. Mas esta não é a única escultura que você vai encontrar por lá. Então, esteja sozinho ou acompanhando, não deixe de visitar este parque na capital peruana!

Endereço: Parque del Amor Miraflores, LIMA 18, Peru

4. Miraflores Central Park

Vídeo produzido e divulgado pelo canal Travelling with Alex, no YouTube

Outro parque muito bonito na região, o Miraflores Central Park (também chamado Parque Kennedy) é bem arborizado, conta com atividades culturais, feira de artesanato e esculturas. Faça um pequeno desvio na linha reta que você vinha seguindo; pegue a rua Venecia, dobre na Av. Grau e siga pela Malecón Balta. Ali perto estará o Miraflores Central Park, bastante conhecido como o “parque dos gatos”, por causa da grande quantidade de felinos residentes ali.

Endereço: Diagonal, Miraflores 15074, Peru

5. Faro La Marina

Vídeo produzido e divulgado pelo canal Drone Films Project, no YouTube

Retorne para o Malecón de la Reserva até chegar no Faro La Marina, um dos faróis mais famosos e visitados. Pare para uma foto, contemple a paisagem e então siga para o próximo ponto.

6. Parque María Reiche

Vídeo produzido e divulgado pelo canal Pesca&aventuras, no YouTube

Esse é um passeio que vale a pena, especialmente se você não for viajar até Nazca. O Parque María Reiche, no bairro de Miraflores, tem jardins onde são reproduzidas linhas semelhantes àquelas encontradas na região desértica. As misteriosas linhas são, inclusive, Patrimônio Mundial desde 1994. Maria Reiche foi uma matemática alemã que era fascinada por essas linhas e dedicou sua vida à pesquisa e conservação delas, segundo informa o site El País.

Endereço: Malecón Cisneros 1094, Distrito de Lima 15074, Peru

7. Museu Larco

Vídeo produzido e divulgado pelo canal Gui Vialta, no YouTube

Encerre o segundo dia de viagem no Museu Larco, um dos principais museus de Lima, no distrito de Pueblo Libre. A história peruana está presente ali, com a representação por meio de objetos, artefatos, obras de arte, entre outros. Neste museu você pode conhecer mais, por exemplo, da cultura pré-inca e inca – o que é conhecimento que já ajuda a entender melhor o Machu Picchu. No local, há 45 mil obras e funciona também um café, do renomado chefe Gastón Acurio.

Endereço: Av. Simón Bolivar 1515, Pueblo Libre 15084, Peru
Telefone: +51 1 4611312
Site: https://www.museolarco.org/


Roteiro 3º dia em Lima: visitando o colorido bairro Barranco

E, para começar a nossa lista, nada melhor do que visitar o bairro mais colorido de Lima. Muitos turistas elegem Miraflores como o principal local para passar a viagem e acaba deixando de lado outros pontos da cidade. Se esta não é mais a sua primeira viagem a Lima ou se você curte locais diferentes, então o bairro Barranco é pra você!

O local é uma mistura de referências, cores e estilos que, a primeira vista, pode parecer confusa. No entanto, tudo isso deixa o local com aquele quê cool que a gente adora. Por isso, é ideal para fazer muitas fotos super legais. Para além das fotos, você vai conhecer uma Lima totalmente distinta de Miraflores (embora do lado) e outras regiões mais nobres da cidade. Portanto, uma boa opção de passeio para entender melhor a cidade e seus contrastes.

O Barranco é, nesse sentido, o bairro boêmio de Lima por excelência. Vale lembrar, aliás, que no bairro fica o restaurante Isolina, sobre o qual já falamos no post sobre restaurantes em Lima (clique aqui para ler). Por lá, não deixe de visitar a Ponte dos Suspiros, a Biblioteca Municipal, o Mirador Catalina Recavarren e o Paseo Chabuca Granda. Veja o mapa do roteiro aqui.

1. Museu MATE

Vídeo produzido e divulgado pelo canal FL On The Go, no YouTube

Fundado pelo fotógrafo peruano Mario Testino em 2012, o MATE – Museu Mario Testino é um centro sem fins lucrativos que tem como objetivo cultivar e promover a cultura e patrimônio do Peru. A intenção do projeto é, também, elevar os nomes artísticos do Peru a uma audiência internacional. Nesse sentido, o local possui um programa dinâmico de exposições e eventos, bem como a exibição permanente do trabalho de seu fundador, ao passo que alia tudo isso a um programa educacional.

Endereço: Av. Pedro de Osma 409, Barranco 15063, Peru
Telefone: +51 1 2005400
Site: https://www.mariotestino.com/

2. Biblioteca Municipal

Mais um passeio cultural em nossa lista: para quem ama o universo dos livros e se vê como um leitor, não pode deixar de visitar a Biblioteca Municipal de Lima ou Biblioteca Manuel Beingolea, localizada no Barranco. O local, inaugurado em 1922, é público e conta com programas culturais e educativos. É um dos pontos importantes do bairro e monumento histórico.

Endereço: Pedro de Osma, Barranco 15063, Peru
Telefone: +51 1 2036730

3. Ponte dos Suspiros

Vídeo produzido e divulgado pelo canal Gui Vialta, no YouTube

A Ponte dos Suspiros é outro local bastante simbólico do Barranco. Ao redor, há uma série de barzinhos e locais interessantes para se conhecer. Aliás, no caminho da Biblioteca até a ponte, você pode passar no restaurante Central, famoso estabelecimento da cidade.

Endereço: Jr. Batallón, Ayacucho 271, Barranco 15063, Peru

4. Mirador Catalina Recavarren

Ali pertinho, do lado esquerdo da ponte, fica o Mirador Catalina Recavarren. Aqui é hora de parar um pouco, descansar e aproveitar a vista do Pacífico. No pôr-do-sol, então… deslumbrante! Certamente um ponto imperdível nesta lista.

Endereço: Calle la Ermita 150, Barranco 15063, Peru

5. Museu de Arte Contemporáneo de Lima (MAC)

Chegamos, enfim, à última parada do nosso tour pelo Barranco. Próximo ao Malecon de Miraflores, quase na fronteira entre os dois bairros, fica o Museu de Arte Contemporáneo (MAC), fundado em 2013. O local tem como objetivo a promoção, investigação e promoção das artes contemporâneas no Peru. Além das exposições, o MAC tem outras atividades e também atua na área da educação artística, com a realização de cursos.

Endereço: Av. Almte. Miguel Grau 1511, Barranco 15063, Peru
Telefone: +51 1 5146800
Site: https://maclima.pe/


Roteiro 4º dia: tour temático pelos sítios arqueológicos

O roteiro do quarto dia é um tour temático: você vai conhecer dois sítios arqueológicos da região. Então vista a sua roupa mais confortável, uma bota ou coturno, e prepare-se para um dia imerso na história das culturas ancestrais.

1. Pachacámac

Vídeo produzido e divulgado pelo canal Brien Foerster, no YouTube

A pouco mais de 40 km de distância de Lima ficam as ruínas de Pachacámac. Distância ideal para um bate e volta e com o simbolismo perfeito do país – visitar ruínas de povos ancestrais é certamente a cara do Peru. O Santuário Arqueológico de Pachacámac ocupa uma área superior a 400 hectares. O local está dividido a partir de um circuito de visitas em uma série de atrativos, como a pirâmide, o Templo Viejo, o Templo Pintado e o Templo do Sol. Ali viveram quatro povos: Lima, Wari, Yshma e os Incas.

Por lá já foram encontradas múmias enterradas há mais de mil anos (incluindo crianças), evidências de sacrifícios humanos, cemitério. O local tinha função religiosa. O nome do local é, aparentemente, uma homenagem a Pacha Kamaq, considerado criador dos primeiros homens pelos povos que administravam essa região. Além das ruínas, visite também o Museu de Sítio de Pachacamac.

Para quem curte história e achados arqueológicos é um passeio muito legal, mas não é para qualquer viajante. Não tem o mesmo visual bonito que Machu Picchu, por exemplo, então pode ser desinteressante para muitas pessoas. Para chegar até lá, contrate o passeio com uma agência ou pegue um táxi. O passeio dura metade de um dia.

Site: http://pachacamac.cultura.pe/santuario-arqueologico/

2. Huacla Pucllana

Vídeo produzido e divulgado pelo canal Municipalid Miraflores, no YouTube

Para finalizar o roteiro do quarto dia em Lima, visite as ruínas de Huacla Pucllana. O sítio arqueológico fica localizado no bairro de Miraflores. Com centros cerimoniais da cultura lima, a construção tem forma de pirâmide, com 25 metros de altura e feita de adobe. Para arrematar o tour, feche o dia no Restaurante que funciona no local. Falamos dele no post sobre restaurantes de Lima (clique aqui para ler).

Endereço: Ca. Gral. Borgoño cuadra 8, Miraflores 15074, Peru
Telefone: +51 1 6177148


Roteiro 5º dia: bate e volta para o Oásis de Huacachina

A vila de Huacachina é uma boa opção de bate e volta a partir de Lima. Para chegar na cidade, a melhor forma é pegar um ônibus – a Cruz del Sur faz o trecho. Visitar a cidade durante o inverno é uma boa, quando a temperatura fica mais amena e é mais fácil para o visitante se acostumar. A vila é conhecida como o oásis da América, com o lago no centro e palmeiras – local ao redor da qual o vilarejo foi construído. Oásis esse que, aliás, está na nota de 50 nuevo soles.

Não se engane pelo tamanho: o local é sim uma atração turística e recebe turistas de todo o mundo. Apesar de pequeno e parecer estar no meio do nada, o Oásis fica pertinho de Ica, cidade com mais de 200 mil habitantes.

Entre as opções de atividades no local estão conhecer a vila, claro, fazer o passeio de buggy (é fácil conseguir uma agência vendendo o passeio por lá) e ver o pôr do sol nas dunas. Assim, a nossa sugestão é que visite Huacachina se busca um passeio diferenciado! Após esse passeio mais aventureiro, retorne à Lima, de onde você voltará para o Brasil caso não siga com o roteiro a seguir.


Roteiro bônus “O que fazer no Peru”: visite Machu Picchu

Para você que vai passar mais de 5 dias no Peru, uma célebre e excelente opção de viagem para continuar o roteiro é visitar Machu Picchu (site oficial aqui). Você também pode reduzir o tempo em Lima e incluir o local para caber em 5 dias. É mais corrido, mas possível. Por ser mais distante, a melhor forma de chegar é mesmo de avião, sobretudo se o tempo no país for menor.

Machu Picchu é uma pequena cidade construída pelos incas no alto da Cordilheira dos Andes, no Peru. Aliás, nós falamos mais sobre o assunto no post “Machu Picchu: o que você precisa saber pra montar o roteiro?” (clique aqui para ler). Assim, você saberá mais detalhes sobre o destino.

Quando o assunto é “o que fazer no Peru”, o local é protagonista em qualquer indicação. Portanto, vale muito a pena visitar. Inegavelmente, Machu Picchu concentra muito da história peruana. Desse modo, escolhemos o local como sugestão de bônus por ser um dos maiores símbolos do Peru e um dos destinos mais visitados por turistas que viajam para o país. Nos arriscamos a dizer que o amor por Machu Picchu é mesmo uma unanimidade entre os turistas no Peru. Ademais, você pode incluir ainda a cidade de Cuzco no roteiro, que fica a apenas 112 km de Machu Picchu. É, assim, uma bela forma de encerrar uma viagem inesquecível ao Peru!


Mais informações sobre o que fazer no Peru

Além desse roteiro completo sobre o que fazer no Peru, o blog da Oficina de Inverno oferece outros conteúdos sobre o país. Abaixo, deixamos alguns posts selecionados como sugestão de leitura. Então confira já!

  • Informações sobre o Peru: o que saber pra viajar preparado (clique aqui)
  • Lima com crianças: 5 opções de passeios com os pequenos (clique aqui)
  • Restaurantes em Lima: 5 opções com preços variados pra conhecer (clique aqui)

E então, gostou de conhecer mais sobre o que fazer no Peru? O país, conforme dissemos, é rico e repleto de atrações turísticas, para todos os gostos. Caso tenha dúvidas, não deixe de entrar em contato conosco através da caixa de comentários abaixo. Além disso, você pode falar conosco também pelo Instagram. Por fim, aproveite para seguir o nosso perfil e ficar sempre por dentro das melhores dicas!