O melhor da culinária japonesa no inverno

O melhor da culinária japonesa no inverno

No Japão, as temperaturas no inverno  em algumas regiões ficam abaixo de zero. Nesses dias frios, uma boa refeição pode ser a palavra-chave para dar uma aquecida e aproveitar melhor os passeios. Só em Tóquio, por exemplo, há mais de 10 mil restaurantes com o melhor da culinária japonesa no inverno. E claro que no Mamute Gourmet dessa semana vamos trazer os melhores pratos e restaurantes para você experimentar durante as aventuras pelo Japão! ?❄

Culinária japonesa no inverno

 

1) Culinária japonesa no inverno: Oden

Oden é um dos pratos mais consumidos da culinária japonesa no inverno, feito com vários legumes locais como daikon e kon’nyaku, tofu e ovos cozidos em caldo feito à base de molho de soja e peixe. Os ingredientes, no entanto, mudam bastante e muitos deles são desconhecidos por parte dos turistas, pois uma das filosofias desse prato é adicionar o que você quiser à refeição. Um dos lugares mais legais para aproveitar esse prato é o Otafuku. Funcionando desde a era Meiji (1867-1912), o restaurante possui um ambiente old-school completo com lanternas de papel e um jardim bem cuidado (e delicado). Todos esses anos de experiência mostra, também a qualidade da sopa: O Oden é leve e possui uma variedade de ingredientes; Os principais itens Oden incluem algumas opções incomuns, como makiyuba (pele de tofu laminado) e shinodamaki (uma mistura de carne, legumes e peixe envolto em uma camada de tofu frito), e há também uma série de outros pratos em oferta, acompanhados por uma boa safra de saquê.


Culinária japonesa no inverno: Oden

 

2) Culinária japonesa no inverno: Zosui

Zosui é um prato feito com arroz e água, pratos clássicos do Japão no inverno. Ele é bastante confundido com outro prato regional, o Okayu, porém os dois são semelhantes apenas no fato de serem feitos com arroz cozido a uma consistência aquosa e muitas vezes comido nos meses mais frios. O okayu lembra um arroz-mingau, enquanto o zosui é uma sopa com arroz nele. Um restaurante calmo e aconchegante para apreciar a refeição é o kurage, localizado em Tóquio.


Culinária japonesa no inverno: Zosui

 

3) Culinária japonesa no inverno: Ramen

Enquanto o ramen é um alimento que pode ser apreciado durante todo o ano, nos meses mais frios, ele também se torna uma ótima opção. A tigela de macarrão deliciosa é servisa com ingredientes diferentes, como carne, tofu ou ovo e legumes. Muitas regiões do Japão tem o um sabor assinatura de ramen, por isso não se esqueça de descobri-los onde quer que esteja no Japão no Inverno. Um restaurante bastante visitado é o Ramen Jiro, Mita.  Qualquer um que desembarca em Tóquio provavelmente vai acabar neste local, considerada a loja de macarrão mais popular da capital. O diferencial está no prato, eles capricham mesmo! Uma grande quantidade de macarrão com caldo à base de molho de soja, pedaços saudáveis de chashu, fatias de carne de porco e uma enorme pilha de repolho refogado por cima. A loja foi fundada em 1968, sendo bem clássica e aconchegante.


Culinária japonesa no inverno: Ramen

 

4) Culinária japonesa no inverno: Osechi

Osechi é um dos pratos da culinária japonesa no inverno, sendo tradicional no Ano Novo. Essas lancheiras tradicionais são personalizados desde o século VIII, e os alimentos incluídos nas caixas têm referências simbólicas. Por exemplo, o komaboko, simboliza o sol nascente do Japão, devido à sua forma e as cores, carregando um significado festivo. O Konbu , um tipo de alga, significa alegria, enquanto o kuromame, soja preta, deseja um ano novo saudável e alegre. É possível encontrar essas caixinhas em qualquer lugar do Japão no inverno, sendo uma das principais tradições do país.


Culinária japonesa no inverno: Osechi para o Ano Novo

 

5) Culinária japonesa no inverno: Gohan Tamago

O famoso arroz com ovo aqui no Brasil se transformou em uma delícia gastronômica gourmet no Japão, feita com muita criatividade! O restaurante japonês Kuma no Yakitori Bar traz no cardápio essa opção saborosa de inverno de “ovo-explosão”. O gohan tamago (literalmente “o arroz de ovo”) – o arroz misturado com um ovo cru – é um prato bastante apreciado no Japão e se você não tem medo de provar receitas novas e diferentes, então essa é um pedido que se encaixa nas suas aventuras pelo inverno japonês. O restaurante está localizado em Tóquio e é bastante acolhedor.


Culinária japonesa no inverno: Gohan Tamago

 

6) Culinária japonesa no inverno: Chocolate-Quente

Uma das melhores franquias de doce do mundo, a Ansel Dominique Bakery tem uma filial no Japão e você pode conferir as maravilhas adocicadas e super criativas na cidade de Tóquio. A sobremesa mais comentada deste ano é o chocolate quente de flores que explodem na bebida. Isso mesmo. As flores são feitas de mashmallow, inspiradas na primavera japonesa, e são encontradas em uma variedade de cores e sabores. Assim que você coloca a flor na bebida, ela expande como uma flor que floresce na primavera. Além disso, o chocolate servido é um dos mais cremosos do mundo, com um sabor irresistível!


Culinária japonesa no inverno: Chocolate-Quente da Dominique Ansel

 

7) Culinária japonesa no inverno: Omurice

Omurice é uma criação japonesa popular contemporânea resultante da mistura do omelete ocidental com o arroz frito japonês.  O restaurante Yoshokuya Eat em Kyoto oferece no cardápio uma versão criativa desse prato, com uma mini-explosão de omelete sobre o arroz. Antes de receber a refeição, diante dos seus olhos, o chef abre rapidamente a massa branca e o omelete cai sobre o arroz, onde depois acrescenta-se o molho wagyu. O omurice feito pela Yoshokuya Eat é considerado o melhor do mundo.


Culinária japonesa no inverno: Omurice

 

8) Culinária japonesa no inverno: Sanduíche Wagyu

O restaurante japonês Shima Steak além de possuir um chef famoso no Hemisfério Norte, o simpático Oshima san, oferece um cardápio incrível com carne Wagyu, tradicional na região. O local já digo não é tão fácil de encontrar: Fica na parte subterrânea de um edifício comercial e segue o estilo de restaurante home-made.  Além de ser intimista, o diferencial das refeições é a maneira delicada que são produzidas, com tempero forte e cortes exclusivos. A especialidade da casa é a carne bovina, que é bastante suculenta. Mas a sensação do restaurante fica por conta do sanduíche de Wagyu. A carne preparada cuidadosamente com manteiga e outros temperos fortes é colocada entre dois pedaços retangulares de pão em uma forma e enroladas por um plástico. Apesar de simples, é uma bomba de sabor bastante apreciada pelos japoneses e considerada pelos críticos da região como um dos melhores do país.


Culinária japonesa no inverno: Sanduíche Wagyu

 

Saboreie o melhor da culinária japonesa no inverno em um dos restaurantes que citamos acima e ganhe energia para visitar as inúmeras atrações que o Japão oferece durante os meses mais gelados do ano. Você pode conferir também outras dicas de viagem pela região como os Festivais de Luzes japonesas que iluminam o país de norte a sul. Ah! Não esqueça de visitar nosso iglu: Lá no site temos opções de roupas e acessórios incríveis que vão aquecer sua experiência de inverno mundo à fora! ?⛄?