Instagram

Siga o Mamute!

África do Sul Mamute Cultural

No centenário de Nelson Mandela, confira 6 pontos turísticos ligados ao líder africano

18 de julho de 2018
Nelson Mandela

Em 2018, mais especificamente neste 18 de julho, comemora-se o centenário de Nelson Mandela. Você conhece essa personalidade importante da história sul-africana? Mandela foi um dos líderes na luta contra o apartheid (o regime separatista que proibia a convivência entre brancos e negros) e foi o primeiro presidente negro da África do Sul, em 1994. O Mandela Day, como ficou conhecida a data, celebra o nascimento do líder africano.

No terceiro post da série da Oficina de Inverno sobre a África do Sul celebramos a data falando sobre os principais pontos turísticos no país ligados à vida e história de Madiba, como o líder ficou conhecido. Fiquem ligados, mamutes viajantes!

1. CASA DE NELSON MANDELA

Foto: mapio.net

Segundo o site oficial, a Casa de Nelson Mandela é um centro preservação, apresentação e pesquisa da história e legado do líder sul-africano e sua família. A casa onde Mandela viveu funciona como um museu e reúne objetos e imagens da família. Localizada em Soweto, na Cidade do Cabo (um dos bairros usados pelo regime para separar os negros), a casa possui ainda uma loja que vende souvenirs temáticos.

2. ESCULTURA “THE VOTING LINE”

Nelson Mandela

Foto: South African Tourism

Essa é a expressão máxima do desejo do povo sul-africano de se fazer ouvir por meio do voto. The voting line é uma enorme escultura de metal de 38m, formada por várias pessoas esperando para poder votar. À frente delas, a escultura de Nelson Mandela de braços erguidos. O gesto é uma referência à vitória de Madiba na eleição realizada em 27 de abril de 1994, a primeira eleição democrática da África do Sul. A obra está localizada na Donkin Reserve, em Port Elizabeth.

3. MUSEU DO APARTHEID

Nelson Mandela

Foto: And Beyond

Localizado em Johannesburgo, o Museu do Apartheid conta com um vasto acervo sobre o regime separatista, da ascensão à queda. Aberto em 2001, o museu apresenta por meio do seu acervo histórias de vida e os eventos relacionados à essa época. No museu há uma exposição permanente chamada “Mandela: Líder, Camarada, Negociador, Prisioneiro, Estadista”.

4. NOBEL SQUARE

Estátua de Nelson Mandela

Foto: South African Tourism

Ao passar pela orla da Cidade do Cabo, não deixe de visitar a Nobel Square. O local reúne as estátuas de quatro importantes personalidades sul-africanas que ganharam o prêmio Nobel da Paz. Além do próprio Nelson Mandela, são homenageados o arcebisbo Desmond Tutu por sua luta contra o apartheid, o professor e político Albert Luthuli e FW de Klerk, o último presidente branco do país e responsável pela soltura de Mandela.

5. THE CAPTURE SITE

Nelson Mandela

Foto: The Capture Site

Em 5 de agosto de 1962, quando Nelson Mandela estava escondido, ele foi detido por policiais armados ao retornar de um encontro secreto usando um uniforme de chofer. No local onde ele foi capturado, existe uma escultura feita com hastes de aço que forma o rosto do líder africano. Lá também são realizadas exposições temporárias sobre o líder e a história do apartheid. The Capture Site está localizada em Howick.

6. ROBBEN ISLAND EM CAPE TOWN

Nelson Mandela esteve preso em Robben Island

Foto: The Green Times

A ilha foi considerada patrimônio da humanidade pela Unesco e é um dos principais pontos turísticos da África do Sul. Robben Island foi o local onde Mandela ficou preso durante 27 anos. O local evoca o passado triste dos sul-africanos, mas ainda assim vale a visita. Aprender com os erros do passado e relembrar essa história é uma maneira de não deixar que eles se repitam.

O site oficial oferece ainda um tour virtual na ilha e a venda de ingressos.

De acordo com dados do Banco Mundial, atualmente a África do Sul é o país menos igualitário do mundo. A herança de desigualdades ainda persiste no país. Ainda assim, os cidadãos daquele país não deixam de lutar por dias melhores. Um país com tantas riquezas e belezas naturais, é também marcado por uma história de lutas. Visitar os pontos turísticos que estão ligados a Nelson Mandela é também reverenciar essa luta.

Fica a dica para você, mamute viajante esperto! Não deixe de nos marcar nas redes sociais se visitar esses locais. Estamos no Facebook e Instagram!

  • Reply
    Joana
    19 de julho de 2018 at 16:49

    Sensacional! Grande lider.

    • Reply
      Mamute
      30 de julho de 2018 at 16:26

      Olá Mamute, saudações gelada!

      Com certeza, Mandela é um grande líder e um exemplo para todos que conhecem sua história.

      Obrigada pela leitura!
      Sopros de neve!

Leave a Reply