Instagram

Instagram has returned invalid data.

Siga o Mamute!

Sem categoria - não escolha!

Museus de Arte: 10 dicas de museus para você conhecer durante sua viagem

18 de Maio de 2016

Os museus possuem uma enorme contribuição para narrar a história dos países e também das cidades onde estão localizados, além disso é uma ótima opção para passear pois são lugares na maioria das vezes aberto ao público e unem observação, estudo e aprendizado. Eles podem ser museus de arte, históricos, ciência, bibliográficos, temáticos, etc. na verdade não existe uma classificação para organizar os museus em uma tipologia definida, apenas existe uma forma como eles se apresentam ao público em diferentes formas e estilos. Veja abaixo 10 Museus de Arte para você conhecer e acrescentar no seu guia de viagens um passeio por esses maravilhosos museus de arte que possuem em seu acervo exclusivas obras de arte, como esculturas, pinturas e instalações que encantam os olhos de quem visita os museus!

MUSEUS DE ARTE PELO MUNDO

1) Louvre – Paris, França

Esse é com certeza o número 1 dos museus de arte mais visitado do Mundo, – a média das últimas listas é superior a 8 milhões de pessoas anuais – os visitantes são recepcionados com a famosa pirâmide de vidro do arquiteto sino-americano Ieoh Ming Pei que transmite o que o museu tem para mostrar para os apreciadores de arte. São mais de 35 mil obras em exibição no Museu do Louvre e entre elas estão a Vênus de Milo, escultura grega de cerca de 100 a.C., escultura de autor desconhecido, e a Mona Lisa (La Gioconda), pintura de Leonardo da Vinci, do século 16.

museus de arte

Museu de Arte Louvre
Imagem: Internet

2) Galeria Uffizi – Florença, Itália

Essa galeria foi fundada pela família mais influente de Florença entre os séculos 14 e 16, os Medici e merece uma visita se você estiver pelas redondezas. Lá pode ser encontrada obras de mestres do Renascimento como O Nascimento de Vênus (c. 1485) e Primavera (c. 1477), de Sandro Botticelli, Sandro Botticelli, A Sagrada Família (1507), de Michelangelo Buonarroti e Madonna do Pintassilgo (1506), de Rafael Sanzio.

museus de arte

Galeria Uffizi
Imagem: oguiademilao.com

3) Museus do Vaticano –  Roma, Itália

Localizado no menor estado do mundo, o Vaticano, o Museii Vaticani, ou Museus do Vaticano, tem sua origem no século 16, quando o Papa Júlio II começou a colecionar esculturas, onde constituem um conglomerado de renomadas instituições culturais da Santa Sé. Existem galerias sobre arte etrusca, egípcia, uma seção dedicada a tapeçarias dos séculos 15 ao 17, um conjunto de quatro salas decoradas por Rafael (incluindo a clássica pintura Escola de Atenas) e outros pequenos museus históricos e etnológicos. A Capela Sistina faz parte do Palácio Apostólico, residência oficial do Papa. É famosa por sua decoração com afrescos pintados pelos mais grandiosos artistas da Renascença: Michelangelo, Rafael, Bernini e Sandro Botticelli, Rosselli, Signorelli, Ghirlandaio, Perugino.

museus de arte

Capela Sistina
Imagem: admitoneitaly.com

4) Museu Nacional de Arte da China – Pequim, China

Museu Nacional de Arte da China (Namoc) é um museu de arte que apresenta obras artísticas modernas e contemporâneas na China.  O edifício principal tem os estilos de sótãos chineses antigos e arquitetura étnica, que é coberto com azulejos amarelos e cercado por corredores e pavilhões.

museus de arte

Museu Nacional de Arte da China
Imagem: doublehappinesscourtyard.com

5) Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia – Madrid, Espanha

Diferente de alguns outros museus de arte, esse é dedicado exclusivamente à arte do século 20. Nele encontra-se Guernica, é um painel pintado por Pablo Picasso em 1937 por ocasião da Exposição Internacional de Paris. No acervo do Museu Reina Sofia, também são encontradas a obras A Mulher de Azul, do próprio Picasso, La Terluliadel Café del Pombo, de Solana, e uma série de trabalhos de Joan Miró e Salvador Dalí.

museus de arte

Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia
Imagem: freefortourists.com

6) Metropolitan Museum of Art – Nova Iorque, Estados Unidos

Fundado em 1870, o Metropolitan Museum of Art, ou simplesmente Met, com certeza um dos maiores e melhores museus de arte do planeta. Na galeria de pinturas europeias você encontrará com obras de Holbein, El Greco, Velasquez, Rembrandt, Rafael, Giotto, Gauguin, Vermeer, Bruegel (o Velho), Van Gogh, Hals e Constable, entre muitos outros. Lá também estão uma galeria de artes aplicadas do período colonial americano, uma singela fonte de Isamu Noguchi, uma pátio chinês e até mesmo um autêntico templo egípcio, Dendur, presente do governo daquele país em reconhecimento da ajuda americana para salvar os monumentos de Abu Simbel.

museus de arte

Metropolitan Museum of Art
Imagem: gretchenrubin.com

7) Museu de Arte Moderna – Rio de Janeiro, Brasil

Construído no ano de 1954, do arquiteto Affonso Eduardo Reidy, valoriza a vista para o Parque Aterro do Flamengo (leia em Parques). O segundo andar expõe parte do acervo de Gilberto Chateaubriand. Há quadros de Anita Malfatti, Tarsila do Amaral e Henry Moore. Esse é considerado o maior entre os museus de arte que existem no Brasil.

museus de arte

Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro
Imagem: vikmuniz.net

8) MALBA (Museo de Arte Latinoamericano de Buenos Aires) – Buenos Aires, Argentina

O Malba é um daqueles museus de arte com toque diferenciado, pois ele tem uma concepção moderna e seus salões são realizadas grandes exposições, eventos e atividades, o museu oferece atividades culturais e artísticas são organizadas semanalmente. O Malba tem um cinema onde filmes de diretores diferentes são projetadas. Nesse museu de arte possui um acervo permanente de obras de artistas como Tarsila do Amaral, Diego Rivera, Frida Kahlo, Xul Solar, David Alfaro Siqueiros, Candido Portinari, Emilio Pettoruti, Antonio Berni e Joaquín Torres García.

museus de arte

MALBA (Museu de Arte Latinoamericano de Buenos Aires)
Imagem: flyinggypset.com

9) Hermitage – São Petersburgo, Rússia

Esse é considerado um dos melhores museus de arte do mundo. O Museu Hermitage de São Petersburgo. Possui um imenso complexo composto por seis palácios e pavilhões junto ao rio Neva e reúne museus, teatro e escritórios governamentais. Neste conjunto o principal é o Palácio de Inverno, que foi a residência oficial dos Czares (na época em que a Rússia tinha uma família real, o imperador era chamado de czar).

museus de arte

Museu de Arte Hermitage
Imagem: fastpassviagens.com.br

10) Rijksmuseum – Amsterdam, Holanda

Situado quase ao lado do Museu Van Gogh, no Museumplein, o Rijksmuseum é uma das principais atrações de Amsterdã. Você pode encontrar obras como A Ronda Noturna, de Rembrandt, e A Leiteira, de Vermeer, além de outras obras-primas de Jan Steen e Frans Hals.

museus de arte

Museu de Arte Rijksmuseum
Imagem: thehostelgirl.com

Dia 18/05 é a data escolhida para comemorar o Dia Internacional do Museu, então aproveite para pesquisar mais afundo sobre o seu destino e também sobre os museus de arte que estarão abertos durante os dias que você irá ficar na região. E se o destino for um lugar frio, não esqueça de visitar o nosso Iglu! Lá você encontra dicas de como se vestir no inverno e também várias opções de roupas de frio e acessórios aquecidos para proteger você durante os passeios. Ah! E não deixe de conferir as novidades de roupas de frio da Oficina de Inverno. =)

Leave a Reply