Aplicativos de viagem: confira 9 apps para você conhecer antes de viajar!

Aplicativos de viagem: confira 9 apps para você conhecer antes de viajar!

Como se vestir no inverno: blusa gola alta Lendo Aplicativos de viagem: confira 9 apps para você conhecer antes de viajar! 7 minuto Próximo Casaco corta vento: 3 opções para usar no frio
Os aplicativos de viagem são bastante buscados por viajantes que desejam planejar (e fazer!) uma viagem segura, tranquila e sem sobressaltos. No entanto, em meio a tantas opções na internet, fica difícil escolher o que, de fato, iremos precisar e o que não vai passar da fase de instalação e ficar ocupando memória no seu celular. Por isso, a Oficina de Inverno preparou uma lista com 9 aplicativos que você precisa conhecer (e instalar) antes de viajar!

Selecionamos aplicativos em diferentes categorias: desde coisas mais práticas, como transporte, até aqueles mais poéticos, para guardar suas memórias da viagem na palma da mão (dentro do celular, claro!). Continue a leitura para conferir as nossas dicas!


9 aplicativos de viagem para quem quer viajar com tudo planejado!

Feitas as devidas introduções sobre o assunto do nosso post, confira a seguir a lista com 9 aplicativos selecionados pelo nosso time para te ajudar a aproveitar cada momento da viagem. Sabemos o quanto esses momentos são preciosos, então é preciso um planejamento à altura. Vamos lá?

1. Booking


Aplicativos de viagem: Booking – Foto: stays.net

Para abrir a seleção de aplicativos de viagem escolhemos a categoria “hospedagem”. Usado em todo o mundo, em diferentes hotéis, de diferentes categorias, gostos e preços de diárias, o Booking é bastante democrático neste quesito. Ainda que você não faça a reserva diretamente pelo aplicativo, vale a pena tê-lo a mão para fazer a pesquisa durante o planejamento da viagem ou caso haja algum imprevisto ao chegar ao seu destino. Disponível para Android, iOS e desktop.

2. Todoist

Se você é daqueles que percebe no embarque que esqueceu o passaporte ou percebe durante a viagem que poderia ter levados mais casacos, o Todoist é o aplicativo de viagem perfeito para você! Embora ele não tenha sido desenvolvido com essa finalidade específica, ele tem o objetivo de colaborar na organização da vida de uma maneira geral. Disponível para Android e iOS.

3. Every Place

Este é mais um aplicativo para marcar cidades e lugares onde você esteve. Tem a opção de criar uma linha do tempo, fazer o upload de fotos, criar roteiros de viagem e compartilhar os mapas nas redes sociais. Funciona integrado ao GPS do celular. Disponível para iOS.

Muitas são as histórias famosas na literatura sobre viagens. Desde “On the road”, “A volta ao mundo em 80 dias” e “As viagens de Gulliver”, escritores se debruçaram sobre narrativas que mostram o espírito aventureiro e a vontade de conhecer mais sobre o mundo e, porque não dizer, sobre si mesmo. A gente acaba sonhando junto com as memórias de viagem contadas em livros e filmes e quando elas acontecem é mais que justo guardar cada momento!

4. Momento

Este aplicativo serve como uma ótima opção para viagens, mas também se encaixa no seu dia a dia de forma geral. Se você gosta de documentar o que acontece nas viagens para desfrutar das lembranças depois, mas é uma pessoa mais apegada ao digital, o aplicativo Momento é para você! Disponível para iOS.

Com ele, você pode resgatar sua coleção de memórias sempre que quiser! O mais legal é que você tem a possibilidade de fazer anotações, o que faz toda a diferença nessa brincadeira. Você anota em tempo real como se sentiu em uma determinada situação, que sensações foram despertadas por um passeio especial ou uma pessoa bacana que conheceu. É a sua primeira viagem só? Ou na companhia de amigos muito queridos? Lua de mel? São muitas opções. Aproveite!

5. Trello


Aplicativos de viagem: Trello, uma excelente forma de construir quadros kanban e se organizar! – Foto: Tech Tudo

Não se assuste ao ver esse aplicativo/site nesta lista! Se você costuma organizar seu dia a dia no trabalho com o Trello, saiba que a plataforma pode ajudar muito mais que isso. Caso esteja planejando uma viagem, solo ou em grupo, o Trello pode ajudar bastante. Por lá, você pode encontrar quadros prontos para planejar a viagem.

Disponível para desktop, Android e iOS.

6. Citymapper

A depender do seu destino de viagem, o aplicativo Citymapper pode ser muito útil! Ele é um aplicativo de transporte público e inclui informações de cidades como Paris, Londres, Hong Kong, Miami e Milão – confira todas aqui. Você encontra mapas offline, opções de itinerário e outras informações importantes para se aventurar pelo destino da vez. Disponível para Android e iOS.

7. Google Maps ou Waze

A era dos mapas de papel parece ter, definitivamente, acabado. Entretanto, aplicativos como o Google Maps e o Waze estão aí para ajudá-lo(a) na missão de não se perder no destino de viagem. Você pode traçar suas rotas, buscar a localização daquele restaurante ou museu que recebeu muitas recomendações… Eles oferecem muitas possibilidades e ainda te ajudam a relaxar em suas andanças pela cidade. Vale a pena!

8. Uber


Aplicativos de viagem: Uber – Foto: Gizmodo Brasil/UOL

As grandes metrópoles do mundo oferecem um excelente sistema de transporte público, em especial metrô. Mas é importante ter o aplicativo que dispensa apresentações à disposição em caso de uma eventual necessidade ou mesmo se você não deseja sair por aí de ônibus ou metrô e prefira chamar um transporte privado, semelhante ao táxi. Disponível para Android e iOS.

9. Accuweather

Não poderíamos encerrar essa lista sem incluir um dos aplicativos mais utilizados aqui na Oficina de Inverno. Seja na função para desktop ou o aplicativo, o Accuweather ajuda muito no planejamento da viagem por oferecer previsões do tempo confiáveis, informações sobre o clima na cidade em diferentes horários do dia, além da função RealFeel, que informa a verdadeira sensação térmica em uma dada temperatura. Só benefícios e nós adoramos!

Disponível para desktop, Android e iOS.


Mais dicas imperdíveis para planejar a sua viagem!

Existe alguma coisa poética em desbravar lugares e, simultaneamente, traçar uma rota de autoconhecimento. O que se leva das viagens, no fim das contas – além de conhecer lugares e culturas incríveis – é o conhecimento adquirido ali, sobre as coisas, as pessoas, o mundo. É isso que queremos guardar, seja em imagens ou histórias, que continuaremos a contar mesmo após muitos anos e outras viagens.

Por isso, viajamos. E para ajudar você a planejar esses momentos, selecionamos alguns posts que podem acrescentar ainda na sua jornada. Confira:

  • Viagem em família: como fazer desse um momento incrível? (leia aqui!)
  • Turismo acessível: veja 5 dicas para viajar com acessibilidade e aproveitar ao máximo a experiência! (leia aqui!)
  • Checklist de viagem: o que fazer antes de viajar no inverno? (leia aqui!)

Gostou de conhecer os aplicativos de viagem selecionados pela Oficina de Inverno? Você conhece algum aplicativo bacana que ficou de fora da lista? Compartilhe com a gente nos comentários!

E não deixe de compartilhar conosco também suas aventuras na viagem. Basta marcar o nosso perfil @oficinadeinverno ou a hashtag #mamutesviajantes. Adoramos acompanhar os roteiros e lugares incríveis visitados por vocês!