Instagram

Siga o Mamute!

Correspondentes França Mamute Gourmet

Mamute na França: o Galette des Rois

7 de Janeiro de 2015

Uma de nossas Mamutes está na melhor: começou o ano testando todas as roupas de frio da Oficina de Inverno na França! Além de ser a nossa correspondente no país da Torre Eiffel (concorda aí, não tem como pensar no país sem lembrar da torre que é o monumento mais visitado do mundo), a querida Mamute Viajante aproveitou para mergulhar em tradições com uma família francesa e conhecer mais a cultura dos simpáticos franceses.

Ela aproveita de lá e nós de cá, acompanhando as dicas e aventuras no frio em nosso blog!

E a primeira tradição vivenciada já colocou por água abaixo a resolução fitness de ano novo! Hoje, dia 06 de janeiro, é o Dia dos Reis. Em toda a Franca celebrar-se a data com  o Galette des Rois, ou Bolo dos Reis, em português. O bolo comemora a Epifania, então só é vendido nessa época do ano- do começo de janeiro até o final do mês. 

Tradição francesa no inverno, galette dês rois, gateau dês rois, bolo dos reis

O Galette des Rois é um brioche coberto com frutas cristalizadas – delicioso, delicioso, delicioso- que possui dentro um rei- isso mesmo, na massa hehe. Quem comer o pedaço premiado e encontrar o rei ganha a coroa, e vira o Rei da vez! Aqui em Nice, no Sul da França, é possível encontrar o Bolo dos Reis em todos os lugares- até mesmo supermercados. E as pessoas levam mesmo a sério a tradição, o que não faltam são pessoas levando o Galette para casa.

 

Mas já explicaram aqui que essa forma do Galette des Rois é típica do Sul da França. No Norte- parisienses, vocês em especial!- a pâtisserie é feita com massa folheada recheada- principalmente com creme de amêndoas. Esse outro também é encontrado para vender facilmente, mas o forte são os feitos com brioche.

Bolo dos Reis Em Paris e No Sul da França

Os dois tipos de Galette des Rois na patisserie em Nice: o com frutas e brioche, típico da França, e o do Norte da França, de massa folheada, ao centro.

Por vez só o Bolo dos Reis do Sul foi provado, mas tempo não faltará para sair mais uma vez da dieta para descobrir os prazeres gourmet das tradições francesas!

Em breve mais notícias do inverno na França e tudo mais que um viajante no frio pode amar!

Bisous bisous

  • Reply
    Mariá
    7 de Janeiro de 2015 at 14:59

    Adoro!!! É mesmo uma delícia!
    A mamute conseguiu encontrar o reizinho no bolo??

Leave a Reply