Japão Mamute Cultural

Koyo: As flores que colorem o outono japonês

13 de setembro de 2016
Koyo no Japão e a estação das flores

O Japão possui uma importante tradição no culto à flores. Cada estação do ano tem um florescimento específico, atraindo milhares de turistas todos os anos. O acontecimento movimenta as cidades, que se preparam para os visitantes e revelam cenários paradisíacos com milhares de flores colorindo o país. Após a famosa estação das cerejeiras (Sakura) que florescem em tons de rosa na primavera, o outono chega com a coloração vermelha e alaranjada em meados de setembro a outubro.

Koyo no Japão

Japão ganha cores vermelho e laranja com o Koyo
Foto: anisa.com.br

1)  Koyo – Tradição anual e festivais

A mudança chamada “Frente Koyo” acontece do sul para o norte do Japão e é neste momento que as famílias japonesas visitam pontos turísticos e tradicionais, algumas vezes usando quimono e realizando festas folclóricas pelas ruas de cidades como Tóquio. A arte de apreciar o Koyo no Japão é chamada de “Kōyō-gari” ou “Momijigari”, que significa folhas vermelhas. O nome também se refere a uma das árvores mais famosas do país. Ao todo, são cerca de 10 mil árvores que colorem de sul a norte do Japão anualmente. Enquanto elas florescem, vários festivais acontecem, com a apresentação de música local (artistas tocam flauta e taiko), comidas típicas e performances de culto à natureza. Os japoneses e turistas aproveitam para tirar muitas fotos e fazer piqueniques com a família nos parques e jardins. Uma boa opção para conhecer melhor as tradições do país.

Japoneses observando Koyo no Japão

Japoneses passeando por jardim admirando o Koyo
Foto: le-panda-chan.blogspot.com

Outros festivais também atraem milhares de turistas, como o santuário Kotohira em Kagawa, e o santuário de Kumano Nachi na cidade de Wakayama, em novembro. Lá, os moradores se juntam aos turistas e escrevem pequenas dedicatórias e poesias e lançam na cachoeira Nachi, que fica atrás do santuário. 

Locais onde acontecem os festivais do Koyo no Japão

Kotohira e Kumano Nachi, onde acontecem os festivais de Koyo no Japão
Fotos: delazecaalamesa.com / japan-guide.com

O Frente Koyo, ou estação das flores de outono, é um dos momentos paradisíacos valorizados pelo Japão, que marcam o culto e agradecimento à natureza e claro, a continuidade das tradições locais. A coloração das flores dura até novembro, então não esqueça de inserir na sua lista de passeios pelo Japão e se preparar para as temperaturas amenas, vestindo-se confortavelmente no Outono . Ah! E não deixe de conferir o nosso iglu! Lá você encontra várias peças e acessórios super legais para aquecer sua temporada no frio.  じゃあね ! (Até logo!)

Fonte de pesquisa: Japan Guide

Leave a Reply