Instagram

Instagram has returned invalid data.

Siga o Mamute!

Esquimós de Estilo Por Temperatura

Aprenda como se vestir no frio intenso de Moscou, na Rússia

31 de outubro de 2019
Como se vestir no frio em Moscou

Aparentemente fora da rota de viagens de muitos brasileiros, Moscou pode passar despercebida por muita gente, mas oferece incontáveis experiências a quem escolhe visitá-la. Hoje capital da Rússia, Moscou já foi a capital da antiga União Soviética. O centro simbólico da Rússia é a Praça Vermelha, mundialmente famosa. Nessa mesma região fica o Mausoléu de Lenin, o Museu Histórico do Estado e a Catedral de São Basílio.

De maneira geral, o inverno em Moscou apresenta o frio intenso, com temperaturas que ficam abaixo de 5°C. Por isso, a Oficina de Inverno traz um guia completo para você, Mamute Viajante, que pretende visitar a cidade durante esse período.

Clima no inverno em Moscou

O inverno na cidade de Moscou, capital da Rússia, é famoso por ser bastante rigoroso, chegando até temperaturas negativas na maior parte do tempo. Veja as médias durante a estação:

Dezembro: -3°C (máxima) | -7°C (mínima)
Janeiro: -5°C (máxima) | -10°C (mínima)
Fevereiro: -3°C (máxima) | -10°C (mínima)
Março: 2°C (máxima) | -5°C (mínima)

E veja como o clima se comporta ao longo do ano:

Moscou

Como você pode perceber, mesmo em outras estações, de uma maneira geral o clima é ameno e frio. Por isso, é importante levar alguns casacos adequados à temperatura (seja frio ameno, moderado ou intenso).

Como se vestir no inverno em Moscou

Para um inverno rigoroso como o de Moscou, é importante se vestir em camadas. Isso acontece porque três camadas são suficientes para se proteger do frio. O aquecimento começa de dentro para fora e as camadas possuem funções diferentes e quando usadas juntas são eficazes na proteção das baixas temperaturas.

Na ilustração, observe que na primeira e na segunda camada a função é a troca de calor e aquecimento. E a última é responsável por proteger dos fatores externos, como chuva, umidade e ventos.

1ª CAMADA

Sua função principal é reter o calor (isolante térmico) e manter o calor natural do corpo, além de absorver o suor, pois o suor tende a reduzir a temperatura corporal.

Calça térmica para o frio

  • BLUSA SUPER TÉRMICA: a primeira e mais importante camada superior. Usada colada ao corpo para reter o calor corporal. Para o frio intenso, recomendamos a Super Térmica. Se necessitar de aquecimento extra no tronco, use uma regata por cima da térmica (nunca abaixo pois a térmica deve ser usada em contato direto ao corpo).
  • CALÇA SUPER TÉRMICA: a primeira camada para as pernas, também recomendamos a Super Térmica. Para as mulheres: leve meias calças fio 180 ou 260 de emergência para uma terceira camada caso sinta necessidade (por cima da calça térmica, nunca por baixo).
  • MEIA TÉRMICA SUPER SNOW: esquente os pés o suficiente para se sentir confortável, mas não mais que o necessário. Caso contrário, você pode suar, o que causa mais frio.

2ª CAMADA

Usada por cima das roupas térmicas (primeira camada), juntas, essa camada colabora para impedir que o calor natural do corpo saia.

  • BLUSA MANGA LONGA: é parte da segunda camada de roupas e as mais indicadas para o frio intenso são as blusas de acrílico, lã ou cashmere. Nada de escolher blusas de algodão! Elas não protegem do frio, pois este é um fio poroso, por onde o frio penetra muito facilmente.

Blusa para frio intenso

  • CALÇA DE FRIO: no caso das calças de frio, nós temos duas indicações diferenciadas.
    1) Para as mulheres: esqueçam o jeans! Opte por calças de acrílico Premium ou Montaria, veludo ou poliamida como a Legging Nevasca. Além de confortáveis, são fios menos porosos, dificultando a passagem do frio. Se você planeja usar saia ou vestido, use uma meia-calça acrílico por cima da calça térmica. Esta meia calça possui o aspecto de meia de lã.
    2) Para os homens: usem calças com tecidos grossos, de fleece ou de moletom.

O que levar na mala para o Alaska

  • PALMILHA DE LÃ DE OVELHA: para conhecer melhor essa peça, veja o vídeo onde a Mamute Júlia Evangelista, uma das fundadoras da Oficina de Inverno, explica todos os detalhes a respeito dessa peça fundamental para o frio intenso!

  • BOTAS: essa peça é ideal para manter os pés confortáveis e aquecidos. No frio intenso e neve, não indicamos sapatos como tênis, sapatilhas ou sandálias. Em Moscou, você também pode optar por uma bota de cano longo para uma proteção extra. Botas de couro e com o solado de borracha são as melhores escolhas!

3ª CAMADA

Última camada e essencial para proteger do frio e dos ventos, além da chuva e umidade (use casacos impermeáveis se o local for chuvoso).

  • CASACO: esse é o elemento responsável por barrar a entrada do vento e frio e, assim como as demais peças, deve ser escolhido com atenção. Para o inverno de Moscou, vale a pena escolher casacos que aqueçam e sejam resistentes à umidade, como é o caso do poliéster. Nossos casacos doudoune e a jaqueta Winter Explorer são boas pedidas, assim como os casacos de lã.

Casaco de neve feminino

  • GORRO E/OU PROTETOR DE ORELHA: costumamos ter grande sensibilidade ao frio nas orelhas, por isso o gorro ou protetores estilo “fone de ouvido” são tão importantes. Os gorros Sibéria (de ovelha) e Gorro Térmico Nevasca são os mais adequados. Se preferir um estiloso de tricot, não esqueça de usar a Faixa Térmica Nevasca por baixo.
Gorro de lã Sibéria

O gorro de lã Sibéria está disponível nas cores bege e preto

  • CACHECOL: é essencial para proteger o pescoço em meio às temperaturas tão baixas de Moscou. E também é um grande aliado ao evitar resfriados causados pelo frio congelante. Uma boa pedida é usá-lo aliado à gola térmica (a seguir), para um toque extra de estilo.
  • GOLA TÉRMICA NEVASCA: este é um daqueles itens coringas que não podem ficar de fora da mala! Ao mesmo tempo que protege o pescoço do frio, a gola térmica Nevasca também pode ser levantada até a altura do nariz, protegendo também o rosto das rajadas de vento frio na cidade.

Acessórios de inverno

  • LUVAS

Quer montar a mala ideal para o inverno em Moscou? É só acessar o nosso site em www.oficinadeinverno.com.br e levar para casa as melhores roupas de frio! Caso você more em Fortaleza, Recife, Goiânia ou Teresina, visite os nossos Iglus físicos! Você encontra os endereços aqui.

Para mais informações, entre em contato conosco através dos comentários abaixo ou via Instagram. O nosso perfil é @oficinadeinverno.

  • Reply
    Roteiro de viagem na Rússia: embarque com a Oficina de Inverno nessa aventura!
    17 de novembro de 2019 at 02:41

    […] Dica do Mamute: no período da Copa 2018, realizada na Rússia, produzimos o post “Como se vestir na Copa do Mundo na Rússia“, que vale, claro, para outros momentos de frio ameno. Se você está a fim de visitar o país, vale a pena conferir também o post “Com um inverno rigoroso, aprenda como se vestir no frio em Moscou, na Rússia“. […]

Leave a Reply