Instagram

Instagram has returned invalid data.

Siga o Mamute!

Holanda Mamute Cultural

O que fazer na Holanda: visite Rotterdam, Haia e Utrecht

30 de junho de 2020
O que fazer na Holanda:

Ao longo do tempo, especialmente pela “personalidade” da cidade de Amsterdam, bem mais progressista que outras cidades mundo afora, a Holanda foi sendo superficialmente associada a um estereótipo de lugar para onde as pessoas viagens para consumir drogas e ter uma experiência bem liberal, por assim dizer. Entretanto, essa é uma visão bem limitada do que o país tem a oferecer. Por isso, a Oficina de Inverno traz neste post dicas para uma pergunta que tem múltiplas respostas: afinal, o que fazer na Holanda?

Para ajudar a responder essa perguntar, preparamos uma lista de sugestões para ajudar a montar um roteiro no país. Aqui você vai encontrar alguns dos principais pontos turísticos de Rotterdam, Haia e Utrecht.

A Holanda tem uma área menor que o estado do Rio de Janeiro, mas é grandiosa em termos de história e cultura. A qualidade de vida, os serviços públicos (como transporte), a organização das cidades são outros pontos que chamam a atenção de quem visita o país. Independentemente da região do país em que você se encontra, certamente vai voltar para casa com muitas lembranças boas! Então vamos conhecer melhor o país?


O que fazer na Holanda: Rotterdam

A Lonely Planet classificou Rotterdam como a cidade do ano em 2016, enquanto Vogue fez uma projeção: Rotterdam será a próxima capital mais descolada da Europa. A cidade de Rotterdam é perfeita para um bate e volta a partir de Amsterdam, mas por sua riqueza de pontos turísticos, vale a pena passar dois ou três dias por lá para conhecer melhor a cidade. Rotterdam é, aliás, a segunda maior cidade da Holanda e seus habitantes meio que vivem em clima de rivalidade com aqueles da capital holandesa, Amsterdam. Entretanto, é uma rivalidade boba. Afinal, cada cidade tem suas particularidades e características que as tornam únicas. Rotterdam é bem mais moderna que Amsterdam em termos da arquitetura e visitá-la é estar o tempo todo em contato com uma arquitetura arrojada e marcante.

Muito dessa atmosfera moderna de Rotterdam se deve ao fato de que uma boa parte da cidade foi destruída ao ser bombardeada pela Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial. Por isso, a cidade precisou começar do zero em muitos aspectos, o que levou a essa cara mais moderna, contrastante com outras cidades holandesas.

Quando estiver por lá, não deixe de visitar estes locais que selecionamos. Confira então os 5 pontos turísticos de Rotterdam que não podem faltar no seu roteiro!

1. Casas Cubo

O que fazer na Holanda: Cas Cubo em Rotterdam

Projeto do arquiteto Piet Blom, as Casas Cubo formam um espaço construído na década de 1970 e que consiste nisso mesmo: casas em formato de cubo. As casas foram construídas em cima de uma passarela de pedestres, o que torna o projeto ainda mais audacioso – como se o design não fosse suficiente, né? Então não deixe de colocar esse ponto na lista. Vamos agora para o próximo local!

Endereço: Overblaak 70, 3011 MH Rotterdam, Países Baixos

2. Markthal Rotterdam

Pontos turísticos de Rotterdam

O que fazer na Holanda: Markthal Rotterdam

Em frente às Casas Cubo você vai encontrar o Markthal Rotterdam, o mercado municipal de Rotterdam. A área é gigantesca – do tamanho de um campo de futebol -, o espaço tem o melhor da produção alimentícia daquela região, gastronomia de qualidade em seus restaurantes e a arquitetura que é um capítulo à parte. Além disso, uma coisa bem curiosa desse espaço é que, além dos pontos comerciais, há apartamentos ali. Ou seja, tem gente que mora no mercado municipal. Demais, né? Não deixe de visitar e provar as delícias do local!

Endereço: Verlengde Nieuwstraat 3011 GM Rotterdam, Países Baixos

3. Museumpark

Um parque que reúne a natureza e prédios importantes da cidade: poderíamos resumir o Museumpark dessa forma. Como tudo em Rotterdam, vários cantinhos do local tem uma pegada forte de modernidade. É o caso, por exemplo, da chapelaria do Museum Booijmans van Beuningen, com seus cabides giratórios que ficam suspensos. Além disso, o acervo deste museu é um dos mais incríveis da cidade: tem Dalí, Van Gogh, Rembrandt e Monet. Aliás, o Booijmans não é o único prédio do local. Há também o Museu de História Natural, Museu Kunsthal, Westersingel, entre outros.

Endereço: Museumpark 22, 3015 CX Rotterdam, Países Baixos

4. Hotel New York

Hotel Nova York, Rotterdam

O que fazer na Holanda: Hotel Nova York

Um dos prédios que permaneceu de pé após o bombardeio de Rotterdam foi o Hotel New York. Por isso, ele mantém a arquitetura da época, o que acabou tornam o local um ponto turístico. Além disso, foi muito importante para a história da cidade por ser a sede da Holland America Line: era dali que os navios partiam com destino à Nova York, nos Estados Unidos.

Endereço: Koninginnenhoofd 1, 3072 AD Rotterdam, Países Baixos
Site: https://hotelnewyork.com/

5. Het Park e Euromast

Roteiro Roterdam Holanda

O que fazer na Holanda: Het Park com Euromast ao fundo

Uma das principais áreas verdes de Rotterdam, com seus lagos e belos cenários para as fotos, o Het Park representa uma importante atração turística da cidade, além de ser um espaço de escape para os locais. Ali você vai encontrar a torre mais alta da Holanda, a Euromast, lugar que proporciona uma vista panorâmica da cidade de Rotterdam.

Endereço: Baden Powelllaan 2, 3016 GJ Rotterdam, Países Baixos
Site Euromast: https://euromast.nl/en/

> Como chegar em Rotterdam a partir de Amsterdam

Por sua proximidade com Amsterdam, você até pode ir até Rotterdam de carro ou ônibus, porém estará perdendo uma ótima oportunidade de aproveitar a qualidade, rapidez e conforto do sistema de trens holandês. Portanto, podemos dizer que sim, viajar de trem para Rotterdam é a melhor forma de chegar até lá.


O que fazer na Holanda: Haia (Den Haag)

A terceira maior cidade da Holanda, Haia é a sede do governo do país. Além disso, é a cidade de Maurício de Nassau e de se surpreender com uma cidade vibrante e que antes de conhecer, poderia parecer sem brilho próprio. Confira abaixo 5 pontos turísticos de Haia que não podem faltar no seu roteiro!

1. Casa de Maurício Nassau (Mauritshuis)

Esse nome é conhecido dos brasileiros por conta dos holandeses que vieram parar nestas terras e colonizaram parte da região Nordeste. Maurício de Nassau foi um dos governantes nesse período do Brasil Colônia. A Mauritshuis, em Haia, se tornou um museu e abriga importantes obras de arte, como é o caso do quadro “A Moça do Brinco de Pérola”, do pintor holandês Vermeer. Confira aqui algumas das obras de arte que estão em exposição.

Endereço: Plein 29, 2511 CS Den Haag, Países Baixos
Telefone: +31 70 302 3456
Site: https://www.mauritshuis.nl/en/

2. Museu do Escher (Escher em Het Paleis)

O artista gráfico holandês Maurits Cornelis Escher, ou simplesmente M. C. Escher, tem um museu todo dedicado à sua obra em Haia. Para quem curte o trabalho do artista é uma visita e tanto. O museu funciona dentro do Palácio Lange Voorhout.

Já assistiu ao filme A Origem? Nele, vemos como a obra de Escher influenciou o cinema. Foi a partir da imagem “Subindo e Descendo” que foi criada uma cena clássica desse filme. Veja:

Endereço: Lange Voorhout 74, 2514 EH Den Haag, Países Baixos
Telefone: +31 70 427 7730
Site: https://www.escherinhetpaleis.nl/?lang=en

3. Panorama Mesdag

Muito associado com a cidade de Haia, o autor do Panorama Mesdag é o pintor holandês Hendrik Willem Mesdag. Panorama Mesdag é considerada a maior pintura da Holanda e fica em museu construído o propósito de abrigá-la. E o mais interessante é que tudo foi organizado de forma a parecer que você está, de fato, dentro da pintura. Não deixe de visitar!

Endereço: Zeestraat 65, 2518 AA Den Haag, Países Baixos
Site: https://www.panorama-mesdag.nl/english/

4. Het Binnenhof

O que fazer na Holanda

O que fazer na Holanda: Binnenhof em Haia

O parlamento holandês é formado por vários prédios ladeados por um lindo lago. Para quem está visitando a cidade, é uma boa forma de conhecer melhor essa parte mais administrativa e ligada à política que a cidade tem. Além de passar por lá apenas para ver e registrar a parte externa, que já é muito bonita, você pode também fazer uma visita guiada. Saiba mais aqui.

Endereço: 2513 AA The Hague, Países Baixos

5. Museu Municipal de Haia

Para fechar a nossa lista, não poderia faltar o Museu Municipal de Haia. O espaço reúne um acervo diversificado, mas que tem em Mondrian um dos expoentes, com centenas de obras do artista. Além disso, você vai encontrar também muitos exemplares das belíssimas porcelanas Delft, entre outros.

Endereço: Stadhouderslaan 41, 2517 HV Den Haag, Países Baixos
Telefone: +31 70 338 1111
Site: https://www.kunstmuseum.nl/en

> Como chegar em Haia a partir de Amsterdam

Aqui o conselho dado para a cidade de Rotterdam permanece: a melhor forma de chegar até Haia é utilizando o trem. Basta embarcar na Estação Central de Amsterdam – lembre-se que, por lá, o nome da cidade é Den Haag.


O que fazer na Holanda: Utrecht

Aqui saímos de uma cidade super moderna (Rotterdam) e da conhecida capital administrativa da Holanda para visitar uma cidade com fortes raízes em tudo que mais associamos ao país. Com uma aura bem mais intimista que Rotterdam – embora seja uma das maiores cidades da Holanda em termos populacionais –, Utrecht ganha seus visitantes por todo o charme que esbanja.

É uma excelente opção para completar um roteiro pra lá de divertido pelo país. E como as demais cidades que listamos neste post, fica pertinho de Amsterdam: apenas 44 km separam as duas cidades. Além disso, toda a história do lugar, um dos primeiros centros urbanos da Holanda, fazem com uma viagem até Utrecht seja ainda mais rica. Confira abaixo 5 pontos turísticos de Utrecht que não podem faltar no seu roteiro!

1. Domtoren e Under the Dom

De vários pontos da cidade é possível avistar a Domtoren, um dos cartões-postais de Urecht. A torre foi erguida entre os anos entre 1321 e 1382 em estilo gótico. Você pode observar a cidade do alto após subir muitos, muitos degraus. Além disso, naquela área você também vai encontrar o Museu Under the Dom, que fica na parte subterrânea da Domplein, a praça da Catedral. No espaço, você vai encontrar artefatos arqueológicos que foram encontrados ali.

2. Centro Histórico

Como a cidade, o Centro Histórico é também muito pequeno, mas rico em coisas para serem vistas. Além da Domtoren, o ideal é se perder pela região para conhecer melhor cada cantinho. Você não vai se arrepender!

3. Canais de Utrecht

Pontos turísticos de Utrecht

O que fazer na Holanda: canais de Utrecht

Chegamos à outra atração queridinha de Utrecht: os seus canais. Bastante conhecidos por quem está passando um dia de pura turistagem pela cidade, você não pode deixar de passar por essa parte. Uma particularidade dos canais de Utrecht é que eles são bem mais baixos do que os canais vistos em outras cidades da Holanda. Você pode simplesmente passear às margens dos canais ou então embarcar num passeio de barco pelos canais. Imperdível!

4. Kasteel de Haar

O que fazer na Holanda, Utrecht

O que fazer na Holanda? Kasteel de Haar, em Utrecht – Foto: holland.com

O maior castelo da Holanda fica em Utrecht: é o Kasteel de Haar. O local é belíssimo, a cara dos castelos da região nórdica e tem belos jardins na frente também. O espaço foi reconstruído em estilo gótico no lugar de um antigo castelo com o mesmo nome. Uma visita ao local é certamente um dos pontos altos de uma viagem à Utrecht!

Endereço: Kasteellaan 1, 3455 RR Utrecht, Países Baixos
Telefone: +31 30 677 8515
Site: https://www.kasteeldehaar.nl/english/

5. Casa Rietveld Schröder

Para fechar a lista, um museu que é muito importante para Utrecht: a Casa Rietveld Schröder. O local foi declarado patrimônio mundial pela Unesco. De 1925 a 1985 foi uma residência particular, até que se tornou um museu da cidade e bastante reconhecido pelo projeto arquitetônico.

Endereço: Prins Hendriklaan 50, 3583 EP Utrecht, Países Baixos
Telefone: +31 30 236 2310
Site: https://www.rietveldschroderhuis.nl/en

> Como chegar em Urecht a partir de Amsterdam

Mais uma vez, o trem é a estrela quando se trata do deslocamento na Holanda. Por ser um país pequeno, conforme falamos na introdução deste post, é prático lançar mão dessa facilidade. Então embarque na Estação Central de Amsterdam e aproveite essa viagem!

E então, gostou de conhecer mais sobre a Holanda a partir destas três cidades? Para continuar acompanhando dicas quentinhas de viagem, confira também o nosso perfil no Instagram (@oficinadeinverno).

* Foto da capa: Rotterdam

    Leave a Reply