Instagram

Instagram has returned invalid data.

Siga o Mamute!

Esquimós de Estilo

Combinação de cores: dicas para compor looks de inverno

11 de Maio de 2018
Combinação de cores

As cores chamam muita atenção em um look, transmitindo sensações e especialmente as características pessoais de quem as usa. A escolha dessas cores pode ser um diferencial e dar um up no visual de inverno, que com as cores neutras e os tons sóbrios usados por muitas pessoas, podem deixar as composições monótonas. Com tantos tons e estampas, a combinação de cores pode ser complicada, principalmente quando temos que pensar também no conforto e proteção das roupas.

Para facilitar essa escolha e guiar os mamutes viajantes na montagem de uma mala impecável, a Oficina de Inverno traz dicas de combinações de cores. Com a técnica do círculo cromático, é possível ver a relação entre as cores; a forma como elas são exibidas possibilita entender essas relações e as combinações harmônicas de cada cor. Pensando em quem também preza pelo estilo no frio, aqui vão algumas dicas que ensinam quais cores ficam harmônicas entre si a partir de pequenas fórmulas, que vão facilitar muito na hora de combinar as cores para compor os seus looks.

Combinação de cores: círculo cromático

O círculo cromático é uma ótima ajuda para visualizar as possibilidades de combinações de cores (Fotos: Pinterest)

 

COMBINAÇÕES MONOCROMÁTICAS

Combinação de cores: monocromática

Os looks monocromáticos são práticos e deixam o visual elegante (Fotos: Pinterest e Oficina de Inverno)

É o tipo de combinação mais básico, mas isso não significa que é monótona. Os looks monocromáticos podem ser de peças da mesma cor e/ou do mesmo tom. Você pode usar cores neutras para combinações mais elegantes, ou cores vivas para composições mais alegres e casuais.

Também pode-se usar peças com tons diferentes da mesma cor, deixando os looks monocromáticos mais estilosos. Outra dica para esse tipo de combinação é usar tecidos diferentes e texturas para deixar o look mais elaborado e moderno.

COMBINAÇÕES ANÁLOGAS

Combinação de cores: análoga

A combinação análoga se utiliza de tons que são vizinhos no círculo cromático (Fotos: Pinterest e Oficina de Inverno)

São feitas com duas ou três cores que são vizinhas no círculo cromático, como o verde e o azul, ou rosa e roxo. Uma dica é usar tons mais claros com tons mais escuros, como o laranja e o vinho, para equilibrar e deixar a composição mais elegante.

Essas combinações compõem um visual moderno e colorido.

COMBINAÇÕES COMPLEMENTARES

Combinação de cores: complementar

As combinações complementares conferem muita cor ao look! (Fotos: Pinteres)

São três cores que estão opostas no círculo cromático, com grande contraste entre si e, por isso, criam composições joviais e casuais, como o laranja e o roxo ou o amarelo e o azul. Aqui a dica também é usar tons diferentes, um mais claro e o outro mais escuro, para deixar o look mais elegante.

As cores complementares são uma ótima aposta para quem quer inovar nos looks de inverno.

DICAS DOS ESQUIMÓS DE ESTILO

Combinação de cores: dicas

Opções de looks dentro do que os Esquimós de Estilo da Oficina de Inverno indicam (Fotos: Pinterest)

Escolha uma cor principal e faça as combinações a partir dela. Isso vai facilitar na hora de compor os looks e você pode explorar melhor cada peça, vendo as composições que ela pode gerar.

Escolha peças de cor neutra para adicionar aos looks e utilize as cores nos acessórios. Assim, as composições continuam estilosas, mas ficam mais sóbrias. Combine um casaco vermelho com uma calça preta e cachecol verde, ou blusa azul, casaco marrom e gorro amarelo.

Se você quiser ousar mais, outra opção é misturar as combinações e criar looks mais elaborados. Combine uma cor complementar com uma análoga a uma delas, como o verde, vermelho e azul, ou combine dois tons da mesma cor com outra análoga, dois tons de azul e o roxo.

Para looks modernos e estilosos, a dica é misturar as técnicas e incorporá-las nos acessórios.

Além de mostrar que você tem muito estilo, as cores também combinam com a sua personalidade. Por isso, não esqueça de usar cores que você gosta, afinal, usar peças preferidas – aquelas queridinhas – é uma forma de se sentir bem com o seu look de inverno.

No Iglu da Oficina de Inverno você vai encontrar várias peças para fazer as combinações de cores dos seus looks de inverno. Com essas dicas, não tenha medo de ousar e aproveitar o frio com muito estilo e conforto!

Leave a Reply