Instagram

Siga o Mamute!

Dicas Úteis de Viagem Planeje-se

No exterior: saiba quais documentos para viajar com crianças é preciso levar

10 de setembro de 2018
Documentos para viajar com crianças

Viajar com as crianças é uma maravilha, mas muitos cuidados são necessários. Muitas mães e pais – especialmente os de primeira viagem – ficam apreensivos nesse momento. Quando se trata de viagem para o exterior, uma série de exigências precisa ser preenchida para viajar sem sustos. Pensando nisso, a Oficina de Inverno uma lista de todos os documentos para viajar com crianças que você precisará levar. Assim, você só precisa se preocupar em curtir a viagem!

ORIENTAÇÕES DA ANAC SOBRE VOOS INTERNACIONAIS COM CRIANÇAS

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) indica sempre consultar a empresa aérea com antecedência e verificar a documentação exigida, além de se informar sobre o que diz o Estatuto da Criança e do Adolescente (Brasil) e a Vara da Infância e da Juventude da localidade de embarque, seja Brasil ou exterior.

A carteira de estudante não é um documento válido para embarque, apenas documentos oficiais com foto.

Crianças e adolescentes (0 a 17 anos)

  1. Caso estejam acompanhados dos pais ou responsáveis (tutor, curador, guardião) precisam estar com o passaporte brasileiro válido.
  2. Se estiverem acompanhados de apenas um dos pais, devem levar:
  3. Passaporte brasileiro válido; e
  4. Autorização expressa do outro genitor por meio de documento com firma reconhecida (o formulário está disponível neste link).
  5. Crianças e adolescentes acompanhados de terceiros maiores e capazes, designados pelos genitores precisam de:
  6. Passaporte brasileiro válido; e
  7. Autorização expressa de ambos os pais ou responsáveis por meio de documento com firma reconhecida (clique aqui).

A ANAC informa, ainda, que em caso de furto, roubo ou extravio deve ser tirado outro passaporte. Caso você esteja em outro país, lembre-se de procurar a embaixada brasileira para resolver a questão.

COMO TIRAR O PASSAPORTE

Documentos para viajar com crianças

Para tirar o passaporte dos pequenos, existe uma série de exigências:

  • Documento de identificação (carteira de identidade ou certidão de nascimento);
  • Para pais que vão viajar com criança(s) menor(es) de 3 anos de idade, deverão apresentar uma fotografia facial, tamanho 5X7, recente, colorida, sem data e em fundo branco.
  • Autorização de ambos os pais ou responsável legal, com inclusão de autorização de viagem internacional (são três modelos de formulários, disponíveis aqui);
  • Presença da criança no momento do requerimento e retirada do passaporte;
  • Na ausência de um dos pais, deverá ser apresentado formulário próprio ou procuração particular com a firma do genitor ausente reconhecida, com nomes completos do menor e genitores, data e local de nascimento do menor, dados de documento de identificação dos genitores bem como clara referência à emissão do passaporte do menor e inclusão de autorização de viagem, se for o caso.

VACINAÇÃO PARA VIAGENS INTERNACIONAIS COM CRIANÇAS

A vacinação é um item importante na vida de qualquer pessoa, mas quando se trata de crianças e alguns destinos o cuidado deve ser redobrado. A imunização contra doenças como poliomielite, febre amarela, raiva e meningite é especialmente indicada em países da Ásia, África e América do Sul.

Nas viagens internacionais para alguns países, é necessário ter o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP), pois nestes locais é uma exigência. O CIVP é um documento que comprova a vacinação contra doenças.

Para saber como tirar o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia, clique aqui.

Para orientações da Anvisa sobre o CIVP no seu país de destino, clique aqui.

Caso você more em uma capital, pode procurar o Centro de Vacinação Especial, que disponibiliza vacinas que não são aplicadas em postos de saúde comuns.

DICA DO MAMUTE

A LATAM oferece o serviço Menor Desacompanhado, para crianças entre 5 e 12 anos. Todas as informações (requisitos, tabela de preços etc) podem ser consultadas aqui. O mesmo serviço é fornecido pela Gol (aqui) e Azul (clique aqui).

E lembre-se: é importante estar sempre muito bem informado, especialmente em viagens internacionais. Qualquer outra dúvida, fale com a gente nos comentários ou Instagram. Você pode, ainda, consultar as orientações do Conselho Nacional de Justiça (que regulamenta as viagens com crianças) e do Manual relativo a Viagem de Menores Brasileiros ao Exterior da Polícia Federal.

    Leave a Reply