Instagram

Instagram has returned invalid data.

Siga o Mamute!

Amsterdam Dicas Úteis de Viagem Holanda

Dicas de Amsterdam e Holanda que você precisa ler antes da viagem

26 de junho de 2020
Dicas de Amsterdam e Holanda

A beleza das cidades holandesas é um ponto incontestável. Entre Amsterdam, as cidades e vilas do interior, os campos de tulipas e a rota das flores são algumas das provas do quanto há de verdade nessa afirmação, que é bem mais do que um mero clichê. A cultura também não fica atrás: há muito para conhecer no país. Pensando nisso, a Oficina de Inverno traz um guia completo sobre tudo que você precisa saber antes de viajar para a Holanda, com dicas de Amsterdam. Desse modo, neste guia você vai encontrar informações gerais sobre a Holanda, sobre a cultura, língua oficial, moeda, hábitos e costumes, culinária e muito mais!


Informações sobre a Holanda

Para começar a desbravar o universo da Holanda, você precisa saber aquelas informações mais básicas sobre o país. Afinal, você não pode dizer que conhece alguém minimamente se não saber sequer o nome da pessoa, correto? O mesmo vale para o destino que vai visitar. Continue lendo e veja o porquê!

1. Dados gerais sobre a Holanda

Dicas de Amsterdam e Holanda

Para começar, precisamos dizer que o nome do país é na verdade Países Baixos. Entretanto, é corriqueiramente chamado de Holanda. É possível perceber essa duplicidade até mesmo no site oficial do turismo holandês. Enquanto o domínio é holland.com, o site afirma ser o guia oficial para visitar os Países Baixos (The Netherlands). Entretanto, por uma questão de uso geral – mesmo sabendo que o termo correto é outro -, optamos por usar o termo pelo qual o país é popularmente conhecido, Holanda.

A língua oficial é o holandês (embora o inglês seja bastante falado no país, especialmente nas universidades), a moeda é o euro, a cor oficial é o laranja, o símbolo é uma tulipa e a capital, Amsterdam. Entretanto, a sede do governo fica na cidade de Haia.

2. Visto de viagem para a Holanda

Dicas de viagem: visto para a Holanda

Passar na imigração da Holanda é algo relativamente tranquilo se você está bem preparado com todos os documentos necessários. O país não exige visto de brasileiros em viagens turísticas de até 90 dias, mas é necessário um passaporte válido. Segundo o site do Itamaraty, o viajante brasileiro deve levar:

a) Passaporte válido pelo menos para os três (3) meses seguintes à data prevista da partida do território dos Estados-Membros;
b) Passagem para todo o percurso da viagem até o retorno com data marcada para o Brasil (não pode estar em aberto);
c) Comprovante de reserva paga em hotel, ou carta-convite;
d) Posse de recursos financeiros para a própria subsistência durante a estada, nos valores mínimos de aproximadamente 60 euros diários por pessoa e 600 euros por qualquer período, em dinheiro ou cheques de viagem ou certificados, devendo cartões de crédito estar acompanhados de carta do banco (não pode ser via Internet) especificando o limite do cartão;
e) Seguro médico internacional, exigido por alguns países, no valor mínimo exigido pelas normas locais.

Na última viagem que fez à Holanda como correspondente da Oficina de Inverno, a Mamute Júlia Evangelista – co-fundadora da Oficina de Inverno – contou que pediram comprovação de tudo. “Essa foi uma das imigrações que mais fizeram perguntas pra mim: pediram pra ver hospedagem, passagem de volta, pediram para ver fisicamente os euros que eu tinha pra saber se era suficiente. Então, sempre falo: ‘tenha tudo isso impresso na mão, plano de saúde, porque dificilmente perguntam, mas quando pergunta tem que mostrar. Então já é bom estar com isso impresso pra facilitar”, explica Júlia.

3. Clima na Holanda

O clima na Holanda é marítimo, o que representa um clima moderado nas quatro estações e não há muitos períodos secos – chove bastante por lá. Como apaixonados por frio, para nós, o inverno é ainda a melhor época para visitar a Holanda, em especial quem está viajando especificamente pra Amsterdam. A cidade está mais calma, o clima é muito bom – basta estar bem protegido (saiba mais aqui!) -, sem a correria do verão. Além disso, não faltam pontos turísticos e bons cafés para abrigar-se quando a chuva insistir em cair. Além disso, em que outro período do ano você vai poder aproveitar as pistas de patinação no gelo?

A primavera também é uma excelente estação para visitar a Holanda: afinal de contas, em qual outra época é possível deslumbrar-se com a beleza de seus campos de flores?

4. Quando ir para a Holanda?

Dicas de viagem para a Holanda

Conforme o que falamos no tópico anterior a respeito do clima, a melhor época para viajar pra Holanda é aquela que lhe permite fazer aquilo que você deseja. Se você deseja, por exemplo, ver os campos de flores holandeses a melhor época para viajar é entre os meses de abril e maio. Para quem deseja ver a paisagem em tons de laranja e vermelho, a melhor época é durante o outono, que no hemisfério Norte acontece entre meados de setembro e dezembro. Por outro lado, quem deseja aproveitar o frio para curtir a neve e as pistas de patinação no gelo, deve viajar no inverno, que ocorre entre dezembro e março.

Para ter uma previsão precisa e viajar bem preparado, vale a pena conferir o site AccuWeather. Confira também o nosso guia que ensina como fazer a mala compacta de inverno perfeita. Leia aqui!

Tudo sobre a Holanda


Cultura e curiosidades sobre a Holanda

Para você conhecer um pouco mais sobre a Holanda, separamos algumas informações sobre a cultura e curiosidades do país em pontos que são normalmente bastante comentados por turistas que o visitam.

1. Culinária holandesa

Comida típica holandesa

O saboroso stroopwafel, comida típica holandesa – Foto: Reprodução/Van Wonderen Stroopwafels

A culinária na Holanda é diversificada e tem na batata e o queijo alguns dos seus ingredientes principais. A torta de mação e o stroopwafel são alguns dos sabores mais queridos por locais e turistas. Para conhecer melhor a variada lista de comida típica holandesa clique aqui.

2. A Holanda possui uma cidade com 225 nomes diferentes!

É isso mesmo que você leu. Segundo esta reportagem do site BBC, a cidade de Leeuwarden (Ljouwert em frísio) possui esta quantidade impressionante de nomes para designá-la. Haja criatividade! O feito fez com que a cidade fosse parar no Guiness Book. Por lá também os habitantes falam dois idiomas: o holandês e o frísio.

3. Maconha: é tudo permitido?

O uso da maconha na Holanda é descriminalizado, o que significa que não é crime fazer o consumo da droga. Em Amsterdam e na maioria das cidades do país isto vale tanto para locais quanto turistas. Amsterdam geralmente é vista como uma cidade bastante liberal também por conta disso, mas o fato de ser descriminalizada não quer dizer que o uso da maconha seja legalizado, mas tolerado pelo governo holandês já que, em tese, o consumo é ilegal. Assim, há regras para a venda e o consumo da droga, que é vendida nos chamados coffee shops. Esses locais podem vender a maconha, mas são proibidos de vender bebidas alcoólicas. Também não podem vender para menores de 18 anos. O porte diário permitido por pessoa, por assim dizer, é de 5 gramas de maconha.

4. Zona de prostituição

A região conhecida como bairro da Luz Vermelha é bastante conhecido por ser uma zona de prostituição. Muitas mulheres ficam expostas nas vitrines do bairro em busca de clientes. Inclusive, muitos turistas de outros países visitam o país buscando o local. A prostituição foi legalizada e regulamentada como profissão na Holanda em 2000. Ali é proibido tirar fotos, embora muitos turistas insistam em fazê-lo.


Saiba mais sobre a Holanda

Tem alguma outra dúvida sobre a Holanda que não consta em nosso guia? Entre em contato conosco pelos comentários ou via Instagram. O nosso perfil é @oficinadeinverno.

    Leave a Reply