Instagram

Siga o Mamute!

Chile

Que surpresas o Deserto do Atacama reserva? Veja dicas de viagem!

12 de Abril de 2019
Deserto do Atacama

Você está planejando fazer uma viagem? Já pensou em “desbravar” a nossa belíssima América do Sul? Não é incomum que as pessoas priorizem a Europa e os Estados Unidos – e sim, elas têm razão para isso -, mas nosso querido continente tem muita coisa boa a oferecer quando o assunto é destino de viagens e maravilhosos passeios. Um exemplo é o tema deste post, o Deserto do Atacama. A Oficina de Inverno elegeu o Chile como destino de mês e nós aceitamos a missão de oferecer informação sobre o país. Vamos embarcar nessa aventura?

Com população de aproximadamente 17 milhões de pessoas, esse total é pouco maior do que a cidade de São Paulo, hoje com cerca de 14 milhões de habitantes. A capital do país é Santiago e o fuso horário é de -1h em relação ao horário de Brasília. Localizado entre o Pacífico e a Cordilheira dos Andes, o Chile é um país com uma história riquíssima e cultura marcada pelas heranças europeias e latinas. O resultado é único e encantador!

O deserto do Atacama fica localizado na região Norte do país, estendendo-se até a fronteira com o Peru, totalizando cerca de mil quilômetros de extensão. Os estudiosos comparam a terra dessa região com o solo encontrado no planeta Marte. É também considerado o deserto mais alto do mundo. Por lá você pode conhecer, por exemplo, o Vulcão Licacanbur, que é uma das principais referências do local. Tudo isso em San Pedro de Atacama, o pequeno povoado de apenas 5 mil habitantes, onde a convivência com a natureza dá o tom dos passeios. Se você é do tipo aventureiro, visitar o deserto do Atacama é o passeio ideal para você!

VALLE DE LA LUNA E VALLE DE LA MUERTE

Os dois vales ficam na Cordilheira de Sal, a 13 quilômetros de distância de San Pedro do Atacama, e o nome faz referência à superfície lunar. Esses lugares são ideais para iniciar o roteiro de viagem pelo Atacama. Pela sua localização em altitudes em mais baixas, são uma espécie de “respiro” para o seu corpo ir se habituando às altitudes que vem por aí em outros passeios.

O tour pelos vales inclui as Cavernas de Sal, as Três Marias e o Mirador de Kari, além de dunas e paredões.

GÊISERES DEL TATIO


Vídeo no canal do YouTube San Pedro Chile

Os gêiseres del Tatio, verdadeiro espetáculo da natureza, estão localizados a cerca de duas horas de distância da cidade de San Pedro de Atacama. Nesse momento, é crucial falarmos do fator altitude. De San Pedro de Atacama, já bastante alto, a 2.400 metros acima do nível do mar, você vai passar para 4.300 metros de altura no campo geotérmico de Tatio. Para prevenir os efeitos do chamado mal de atitude evite bebidas alcoólicas e a ingestão de carne vermelha na noite anterior ao passeio. Também conhecido como soroche, esse mal-estar é experimentado por pessoas que vivem em cidades próximas ao nível do mar e viajar para locais de grande altitude. Os sintomas incluem náuseas, dor de cabeça e tontura.

O momento ideal para ver os gêiseres del Tatio é no final da madrugada e no início da manhã, quando eles estão em plena atividade. Apesar dos gêiseres liberarem água em temperatura que chega a 80ºC, o frio é intenso na região, então proteja-se bem!

Após conhecer os gêiseres, os guias que comandam a excursão servem o café da manhã ali mesmo, naquele cenário incrível. Após esse primeiro momento, há ainda a possibilidade de relaxar na piscina termal que fica no lugar.

Você já visitou o Chile ou planeja incluí-lo no seu roteiro de viagem? Então acompanhe nossos posts sobre o país aqui. Compartilhe seus relatos e registros de viagem conosco pelo Instagram! O nosso perfil é @oficinadeinverno.

* Foto da capa: Alec Baker/Unsplash

    Leave a Reply