Irlanda Mamute Cultural

7 curiosidades sobre a Irlanda para conhecer melhor o país

25 de setembro de 2018
Curiosidades sobre a Irlanda

Fato é que, por mais que você sonhe em conhecer a Irlanda (ou qualquer outro país) e pense que nada pode lhe surpreender, as chances disso acontecer são enormes! Para que você não seja pego de surpresa com todas as particularidades do país, a Oficina de Inverno preparou esse post-guia com curiosidades sobre a Irlanda, que você pode consultar rapidamente a qualquer momento da viagem.


7 curiosidades sobre a Irlanda

1. Curiosidades sobre a Irlanda: não existem cobras por lá

A lenda torna a história bem mais legal do que ela realmente é, mas uma coisa é fato: não existem cobras na Irlanda. Essa curiosidade pode ser especialmente legal de saber se você tiver uma fobia ou coisa do tipo. Uma das justificativas para a inexistências desses animais no país são as baixas temperaturas por lá.

E a lenda, você me pergunta… Dizem que São Patrício expulsou todas as cobras da Irlanda e as jogou no mar, pois elas estavam atrapalhando o seu jejum.

2. Curiosidades sobre a Irlanda: a palavra boicote

Você provavelmente não sabia essa: a palavra “boicote” teve origem na Irlanda. Mais especificamente, o termo nasceu no jornal londrino Times, em 1880. Acontece que, na época, havia um conflito entre Charles Cunningham Boycott, um militar reformado e administrador de terras de um nobre, trabalhadores e comerciantes. Após muitos conflitos entre eles, o sindicato dos trabalhadores rurais irlandês passou a ignora-lo. Não demorou muito para que as relações comerciais também fossem cortadas. Ele caiu no mais completo ostracismo e resolveu ir embora do país, mas acabou emprestando o seu sobrenome ao termo que é comum no nosso vocabulário: boicote.

3. Curiosidades sobre a Irlanda: o Guinness Book foi criado por lá

O famoso livro dos recordes, assim como a famosa cerveja, foram ambos criados na Irlanda. A ideia por trás dessa invenção veio de um dos diretores da cervejaria Guiness, Sir Hugh Beaver, não conseguiu descobrir qual o pássaro mais rápido da Europa. Em 1954, ao se recordar daquele evento, ele decidiu criar um livro de curiosidades para resolver debates nos pubs.

Originalmente chamado de Guiness Book of Records, hoje é conhecido como Guiness World Records. Lançado anualmente, o livro é um compilado de recordes mundiais, muitos deles bizarros

4. Curiosidades sobre a Irlanda: café da manhã de rei!

O Irish Breakfast é aquele café da manhã pra começar o dia bem! – Foto: The Culture Trip

O tradicional Irish Breakfast é um verdadeiro café da manhã de rei. Nós, brasileiros, tão acostumados com o tradicional café com leite e algum complemento, podemos nos surpreender com mesa farta do irlandês logo pela manhã. Bacon, ovos fritos, feijão, batata, torrada, tomate frito e linguiças são alguns dos ingredientes dessa mistura.

Apesar disso, assim como ingleses e americanos, para os irlandeses a principal refeição do dia é o jantar.

5. Curiosidades sobre a Irlanda: a palavra e a cidade de Dublin

Dublin vem do gaélico Dubh Linn, que significa “lago negro”. Nos fundos de Dublin Castle, os rios Liffey e Poddle se encontravam, formando um poço escuro e profundo no local. A capital da Irlanda é uma das mais antigas a estar fora do Império Romano. A história de Dublin se mistura à história dos vikings, que tiveram grande parcela de responsabilidade na origem da cidade. E, ainda: em Dublin fica o maior parque natural da Europa. O parque Phoenix tem o dobro do tamanho do Central Park, em New York.

6. Curiosidades sobre a Irlanda: linhas de ônibus param de circular à meia-noite em Dublin

Não é engano: cerca de 95% do transporte público de Dublin sai de circulação à meia-noite. Uma realidade em muitas cidades do Brasil, vamos combinar que essa é uma característica um tanto incomum para cidades turísticas como Dublin. No entanto, há outras opções disponíveis para o turista que deseja se aventurar madrugada adentro pela cidade: táxi, bicicleta ou à pé.

7. Curiosidades sobre a Irlanda: clima

Curiosidades sobre a Irlanda

Temple Bar no inverno é muito amor! – Foto: Unsplash

Londres, na Inglaterra, é bastante conhecida por ser uma cidade com forte ocorrência de chuvas. Dublin não fica atrás nisso. O clima por lá é bastante úmido por conta disso, e venta bastante. Sol por lá é uma aparição rara!


Bônus: treinando o inglês da Irlanda

Se chegar na Irlanda conseguindo se comunicar bem sem perrengue é um de seus objetivos, nós estamos aqui para ajudar nessa missão. Uma das melhores maneiras para aprender uma nova língua é por meio da imersão. Isso é comprovado por estudiosos no ensino de línguas. Isso significa que a pessoa deve se cercar o máximo possível de tudo que tem a ver com o idioma, em diferentes plataformas: ler artigos na internet ou livros em inglês, ouvir músicas, rádios e podcasts, assistir filmes e séries… Ao fazer isso, você estará “imergindo” no idioma.

Como ocorre com o português, o inglês também é povoado por sotaques. Assim, o ideal é buscar referências que sejam da Irlanda para se familiarizar com o sotaque. Pensando nisso, selecionamos algumas fontes para estudo e imersão no inglês da Irlanda:


Você tem alguma dúvida específica sobre a Irlanda que gostaria de tirar? É só falar com a gente nos comentários ou pelo Instagram

* Foto da capa: a região de Temple Bar, em Dublin (Créditos: Diogo Palhais/Unsplash)

    Leave a Reply