Instagram

Instagram has returned invalid data.

Siga o Mamute!

Esquimós de Estilo Por Temperatura

Roupas de inverno: conheça todas as opções e como usá-las!

27 de setembro de 2019

Para ter um inverno aquecido, a gente sempre busca as melhores roupas de inverno. O medo de passar perrengue é grande e, em geral, a preparação é feita com bastante antecedência. Tudo para garantir que estaremos bem protegidos quando o dia da viagem chegar, do aerolook às roupas de cada passeio no destino escolhido. Mas você sabe escolher as peças certas para cada situação?

As roupas de inverno são confeccionadas a partir de diferentes fios (que podem ser naturais ou sintéticos) e tecidos, que são produzidos a partir desses fios. Assim, temos roupas e acessórios de inverno de tricot, fleece, couro, moletom, poliéster, mousse, acrílico… Com tamanha variedade, é preciso estar super atento(a)!

Vale lembrar que essas roupas são úteis mesmo em outras estações. O outono já é bastante frio, conforme já mostramos em outros posts, e a primavera também apresenta dias de frio – até mesmo com a ocorrência de neve!

Pensando nisso, a Oficina de Inverno traz os diversos tipos de roupas de inverno e como usá-las. Veja como montar seu guarda-roupa ou mala da melhor forma para a estação mais fria – e mais querida – do ano!

Como o clima influencia na escolha da roupa

Como é de conhecimento comum, o inverno apresenta diferentes características dependendo da cidade. Em algumas é bastante úmida e chove bastante – alô, Londres! Em outras, o clima é mais seco com ventos cortantes – Lisboa é um bom exemplo. Já em alguns locais, a neve é constante em toda a estação fria. Com isso, a roupa escolhida para cada um desses lugares não pode, de forma alguma, ser a mesma.

O clima influencia de forma crucial a escolha das roupas de inverno. Para os locais mais úmidos (com chuva e neve), você deve optar por roupas resistentes à umidade ou impermeáveis. Quando o vento é intenso, dê preferência a roupas corta vento.

Além disso, é preciso levar em conta a sua sensibilidade térmica. Se você é mais sensível, roupas mais pesadas serão necessárias para aquecê-lo(a) de forma satisfatória. Por isso, costumamos fornecer as temperaturas ideais para uso de cada peça; acreditamos que essa informação faz toda a diferença! Para ajudar nisso, vale a pena conferir a opção RealFeel do AccuWeather, que fornece a sensação térmica real em determinada temperatura, no local pesquisado. É uma ajuda e tanto!

Roupas de inverno: Roupa térmica

Como se proteger do frio em Nova York

Roupa de frio infantil

A nossa indicação é que a peça seja usada prioritariamente os casos em que o termômetro marcar menos de 8°C. No entanto, se você for mais sensível ao frio, o uso já pode ser feito quando o frio estiver abaixo de 10°C. Para o frio ameno, a roupa térmica não é essencial, ms você pode optar por uma roupa segunda pele Outono, que é mais levinha.

Na Oficina de Inverno: estão disponíveis a térmica Soft, Basics e a Super Térmica, do tamanho infantil ao adulto Plus Size.

A Basics é a nossa térmica com o melhor custo-benefício. Ela é ótima para quem procura um bom preço sem perder a qualidade. Ela possui um tecido plano e é mais pesado, com forro peluciado. Também cumpre com eficácia a função de manter o corpo aquecido no inverno. No entanto, ela só é indicada para uso até 0°C. Se você é mais sensível ao frio ou irá viajar para um local com temperaturas negativas, sugerimos que você opte pela Super Térmica.

A Super Térmica é a nossa melhor opção para o frio intenso e neve. Essa térmica possui uma série de vantagens que proporcionarão maior conforto durante a sua viagem. Por exemplo, ela possui uma modelagem slim que garante a mobilidade e flexibilidade dos movimentos. Você não vai sentir aquela sensação de peso ou aquele incômodo na dobra do joelho por excesso de roupas, sabe? Isso porque, além da modelagem slim, com a Super Térmica você não precisa vestir mais que três camadas de roupas para ficar bem aquecido. O tecido tecnológico da peça é outro destaque. Ele possui forro peluciado e é rajado, o que garante o controle de suor e a transpirabilidade. Além disso, o tecido possui nanopartículas de prata, tendo ação antibacteriana. Com isso, você pode utilizar a térmica por 7 dias sem precisar lavar. É um conforto extra na viagem! Com a Super Térmica, o isolamento térmico está garantido. Ela suporta até -30°C.

Por fim, a térmica Soft tem propriedades semelhantes à térmica Basics. O tecido interno é peluciado e esta é uma segunda pele ideal para o frio moderado, que é aquele em que a temperatura fica entre 5°C e 12°C. Também possui isolamente térmico.

Para saber mais informações sobre as nossas roupas térmicas, visite o nosso perfil no Instagram e confira o destaque “Térmicas”. Nele, a mamute Júlia Evangelista, que é uma das fundadoras da Oficina de Inverno, tira dúvidas enviadas pelos nossos clientes e seguidores a respeito das térmicas e sua importância. Ela explica a diferença entre os tecidos, a indicação de temperatura e dá outras dicas de uso.

Roupas de inverno: blusas de frio

O que levar na mala para o Alaska

Roupa de inverno masculina

As blusas de frio são a segunda camada na composição do look – Fotos: Oficina de Inverno

Roupa de frio infantil

No frio ameno, você pode usar blusas de manga curta ou de manga comprida de um tecido leve (algodão, linha acrílica de baixa densidade, malha) com um casaco por cima. Outra opção é escolher blusas de tricot (fio acrílico de alta densidade, poliamida) e não utilizar o casaco. Se a temperatura estiver acima de 15°C, uma blusa mais fina pode ser mais confortável pois em ambientes fechados fica fácil de tirar o casaco e permanecer confortável.

No frio moderado, escolha sempre blusas de acrílico, lã, cashmere ou moletom peluciado para vestir. No frio intenso, as blusas de acrílico, lã ou cashmere são ótimas escolhas, especialmente com gola alta. Evite aquelas blusas de frio produzidas com algodão!

Roupas de inverno: casacos de frio

Casaco com pelo

Roupa de inverno masculina

Há diversos tipos de casacos de frio masculinos; na imagem, você confere o moletom, o casaco de lã italiana e o doudoune – Fotos: Oficina de Inverno

Casaco de frio infantil

Para o inverno, os tipos de casacos são os mais diversos e indicados para as mais variadas temperaturas, do frio ameno ao intenso. A escolha vai depender da temperatura no destino da viagem, por isso vale ficar atento à previsão do tempo por lá. Para o frio ameno (acima de 12°C), você deve optar por um casaco leve, cardigan ou blazer meia estação. No frio moderado (entre 5°C e 12°C), opte por casacos de poliéster, lã italiana, neoprene duplo ou couro com forro peluciado. Já no frio intenso (abaixo de 5°C), dê preferência aos casacos de poliéster com forro de peluche (como os modelos doudoune) e os casacos de lã italiana ou uruguaia.

Na Oficina de Inverno: estão disponíveis casacos doudoune, casacos de lã italiana, sobretudos, trench coats, jaquetas (de couro e moletom), casaquetos e cardigans.

Roupas de inverno: calças e leggings

O que levar na mala para o Alaska

Roupa de inverno masculina

A calça pode ser de diversos materiais, como a lã e o moletom – Fotos: Oficina de Inverno

Calças de frio

Quando o assunto é calças e leggings, também fazemos uma certa categorização de acordo com o tipo de frio. Para o frio ameno, use calças do seu dia a dia – sarja, legging, moletom – com algo por baixo, como por exemplo meias-calças; ou use calças de tricot, caso queira usar apenas uma camada. No frio moderado, escolha leggings ou calças de boca reta com elastano na composição, combinando com o acrílico ou poliéster. Se for menos sensível – homens em especial -, o moletom também é uma boa pedida.

Por fim, no frio intenso esqueça o jeans! Opte por calças ou leggings de acrílico como a Legging Premium, veludo ou poliamida como a Legging Nevasca – além de confortáveis são fios menos porosos para o frio passar. Para os homens: use calças com tecidos grossos de fleece, lã ou de moletom.

Na Oficina de Inverno: estão disponíveis calças que vestem do tamanho infantil ao adulto Plus Size, tanto masculiino quanto feminino. São calças de moletom, lã, acrílico, além de leggings de acrílico e tricot.

Roupas de inverno: saias, vest leggings e vestidos

Vestido no inverno

No frio ameno, opte por um vestido de manga longa ou um vestido de manga curta com um casaco por cima. No frio moderado, leve uma meia calça 260 fios para usar por cima da térmica quando usar saia ou vestido. No frio intenso, por fim, use uma meia calça acrílico por cima da calça térmica, que possui o aspecto de meia de lã. Em todos os casos, não esqueça da meia-calça e/ou calça térmica.

Na Oficina de Inverno: você encontra nossas saias, vest leggings e vestidos aqui. Estão disponíveis a saia Banff, a vest legging Dauphine, o vestido de tricot Flores Outonais e o vestido longo Abelha.

Roupas de inverno: acessórios de frio

Acessórios de inverno

No frio ameno, você deve escolher acessórios mais leves: boinas, chapéus, echarpes, pashminas e luvas Outono. O frio moderado, por sua vez, já exige uma proteção maior: use gorros, faixas térmicas (caso seja mais sensível ao frio), cachecóis, pashminas e luvas (podem ser térmicas ou de couro). No frio intenso, reúna os acessórios de frio mais poderosos: meias térmicas, palmilhas de lã, gorro e/ou protetores de orelhas, cachecol, gola térmica e luvas (para os mais sensíveis, é interessante combinar o uso da luva térmica e a luva de couro).

Na Oficina de Inverno: são diversas as opções de acessórios de inverno, de todos os tipos. Temos acessórios para frio ameno, como é o caso da linha Outono; também há acessórios de fleece térmico, como o cachecol Nevasca; outros são confeccionados em couro, como o gorro Sibéria e as luvas Mônaco. Todos eles estão disponíveis neste link.

Roupas de inverno: botas

Calças de frio

Roupa de inverno masculina

Na Oficina de Inverno: estão disponíveis botas de cano curto, cano longo, coturno e over-the-knee.

Como se vestir no inverno da Irlanda

Como se vestir no inverno

Para nós, aqui na Oficina de Inverno, tão importante quanto adquirir as peças certas é saber usá-las corretamente. Afinal, de nada adianta usar a roupa inadequada para uma determinada temperatura. Ela pode ter o efeito oposto, não proteger do frio ou deixá-lo desconfortável por esquentar demais e estragar toda a viagem! Já imaginou?

Pois é! Nós não só imaginamos como já passamos por situações semelhantes. Por isso, oferecer a informação certa é tão importante para nós e produzimos tanto conteúdo especializado sobre o assunto neste blog e lá no Instagram – não deixe de conferir os destaques, estão recheados de dicas!

Também colocamos à sua disposição um guia no nosso site sobre o assunto, ensinando o uso correto das camadas. Além disso, a nossa equipe também produziu o e-book “Como se vestir no frio“. O material é um gua completo de como ficar bem aquecido nos dias mais frios do ano. Ele é inteiramente grátis e você pode fazer o download aqui.

O sistema de camadas

Ao longo de 5 anos de história, sempre fizemos questão de enfatizar, repetir e repetir um conselho: use camadas de roupa. Muita gente viaja com as peças certas na mala e acaba passando algum perrengue porque acaba descuidando desse detalhe. Você já tinha ouvido falar? Veja como funciona:

Roupas de inverno

O que acontece é: você precisa usar cada tipo de roupa na ordem certa para que ela realize a sua função ali de forma eficaz. Por exemplo: a roupa térmica tem a propriedade de reter o calor natural do corpo, evitando a sua perda para o meio externo. Se eu vestir primeiro uma blusa regata ou uma meia-calça, a roupa térmica virá depois e não estará em contato direto com o meu corpo. Com isso, ela perde completamente a sua utilidade principal. Compreende? Por isso é importante seguir a ordem descrita na imagem acima (as peças você deve adaptar de acordo com as nossas indicações anterior, de acordo com o frio). Vai por mim: é sucesso!

Sobre a Oficina de Inverno

Nascemos no país tropical ávidos para aproveitar o inverno. Por isso, nos incomodava a dificuldade em encontrar roupas bonitas (nada que lembre bonecos de neve e alpinismo, por favor!) e eficazes (só o bonitinho não satisfaz…) para enfrentar o frio em qualquer dia do ano. Aceitamos o desafio: em alguma cidade do mundo a temperatura está gelada, e é para lá que estamos preparados para embarcar!

Alguma dúvida sobre roupas de inverno, como se vestir ou alguma outra questão? É só enviar as suas perguntas na caixa de comentários abaixo ou via direct no nosso perfil do Instagram. Para comprar, acesse o nosso site em www.oficinadeinverno.com.br ou visite as nossas lojas físicas em Goiânia, Fortaleza, Teresina ou Recife. Entregamos para todo o Brasil!

    Leave a Reply