Instagram

Siga o Mamute!

Esquimós de Estilo Itália Por Temperatura

Como se vestir no inverno da Itália? Veja tudo sobre o assunto

7 de Janeiro de 2019
Como se vestir no inverno da Itália

A Itália é, sem dúvidas, um dos destinos de viagem mais queridos – e românticos – do mundo. Quando o assunto é o clima, não é exagero dizer que o país possui uma diversidade tão grande quanto o Brasil, guardadas suas próprias características, claro. Baseado nisso, saber como se vestir no inverno da Itália é essencial para o sucesso da viagem. Afinal, ninguém quer sofrer com o frio, né?

Por esse motivo, é interessante adaptar o que vestir de acordo com essa variação climática. Assim, você se mantém aquecido faça chuva ou faça neve!

Sendo a Itália um país tão rico em cultura (arquitetura, gastronomia, música, artes plásticas) é normal querer conhecer tudo que for possível. O tamanho do país também facilita e você pode fazer um roteiro percorrendo várias cidades. Pensando nisso, a Oficina de Inverno percorre as principais cidades e climas para te ensinar como se vestir no inverno da Itália!

COMO SE VESTIR NO INVERNO DA ITÁLIA: REGIÃO SUL

O clima no Sul da Itália é caracterizado como mediterrânico. Nessa parte do país, o inverno é bem menos rigoroso, mas ainda assim com baixas temperaturas, como não poderia deixar de ser.

Roma

Se comparada com Nápoles, por exemplo, que também fica no Sul, Roma tem médias climáticas um pouco mais baixas. Durante os meses do inverno, as médias costumam ser conforme os dados a seguir na capital italiana:

  • Dezembro: 13ºC (máxima) e 4ºC (mínima)
  • Janeiro: 12ºC (máxima) e 3ºC (mínima)
  • Fevereiro: 14ºC (máxima) e 3ºC (mínima)
  • Março: 16ºC (máxima) e 6ºC (mínima)

Nápoles

Em Nápoles, o frio é mais ameno com bastante sol. O viajante também pode esperar muitas chuvas por lá. Neve? Uma raridade. As médias históricas durante o inverno são:

  • Dezembro: 15ºC (máxima) e 6ºC (mínima)
  • Janeiro: 14ºC (máxima) e 5ºC (mínima)
  • Fevereiro: 14ºC (máxima) e 6ºC (mínima)
  • Março: 17ºC (máxima) e 8ºC (mínima)

Para vestir

Para quem está viajando para a região Sul, que possui um inverno bem mais ameno, o ideal é levar na mala peças indicadas para o frio ameno e moderado.

No frio ameno, a roupa térmica não é necessária. Assim, você usará apenas a segunda e terceira camadas. Opte por blusas de manga curta ou longa produzidas com tecidos leves, como algodão, linha acrílica de baixa densidade ou malha. A seguir coloque um casaco por cima, também leve, ou uma outra blusa. Casaquetos e cardigans são uma boa pedida!

Como se vestir no inverno da Itália

No frio ameno, use roupas de tecidos mais leves, mas atenção: caso seja mais sensível ao frio, inclua peças mais resistentes, como uma jaqueta de couro – Foto: Oficina de Inverno

Para proteger as pernas, você pode usar calças do dia a dia mesmo (não é necessário que seja um tecido especial), com algo por baixo. Você também pode optar por calças de tricot, caso queira utilizar apenas uma camada.

Frio moderado

Para o frio moderado, a roupa térmica já se faz necessária. Aqui na Oficina de Inverno, costumamos explicar que abaixo de 8ºC é recomendável e abaixo de 5ºC é necessário fazer uso da roupa térmica. No entanto, isso pode variar dependendo da sensibilidade térmica de cada pessoa: há aquelas mais resistentes e outras menos resistentes ao frio.

Como se vestir no inverno da Itália

Dependendo da sensibilidade térmica, esse look pode ser usado do frio moderado ao intenso. Observe as luvas na mão da modelo – elas também são importantes – Foto: Oficina de Inverno

A seguir, vem a segunda camada: blusa manga longa (acrílico, lã, cashmere ou moletom peluciado); leggings ou calças de boca reta com elastano na composição, combinado com o acrílico ou poliéster, podendo ser substituída por moletom, para quem é menos sensível ao frio; bota de couro.

Para a terceira camada, recomendamos o uso de casacos, que podem ser de poliéster, lã italiana, neoprene duplo ou de couro (sintético ou natural) com forro peluciado; e os acessórios de frio: gorro, cachecol ou pashmina, gola térmica, luvas e protetores de orelha. No caso dos acessórios, adapte a escolha à sua sensibilidade térmica.

COMO SE VESTIR NO INVERNO DA ITÁLIA: REGIÃO NORTE

No Norte italiano está a região dos Alpes, que registra bastante neve todos os anos e faz fronteira com outros países, como a França e a Suíça. Essa é a área onde o inverno é mais rigoroso.

Turim

O clássico e o moderno se juntam em Turim e, por lá, a vida noturna é agitada e há muito para ser visto: Basílica de Superga, Museu Nacional de Cinema, Mole Antonelliana, entre outros. A previsão do tempo costuma ser:

  • Dezembro: 9ºC (máxima) e 4ºC (mínima)
  • Janeiro: 8ºC (máxima) e 3ºC (mínima)
  • Fevereiro: 9ºC (máxima) e 4ºC (mínima)
  • Março: 14ºC (máxima) e 7ºC (mínima) – percebe-se já um salto nas temperaturas

Trento

Como se vestir no inverno da Itália

A montanha Dolomitas se estende pelas províncias de Belluno – que constitui sua parte mais relevante – Bolzano, Trento, Údine e Pordenone – Foto: Miroslava/Unsplash

Essa é a capital da região de Trentino-Alto Ádige, que fica no extremo Norte da Itália. Por lá, muitos castelos e bons locais para esquiar. As médias históricas são:

  • Dezembro: 9ºC (máxima) e 5ºC (mínima)
  • Janeiro: 8ºC (máxima) e 4ºC (mínima)
  • Fevereiro: 8ºC (máxima) e 3ºC (mínima)
  • Março: 10ºC (máxima) e 5ºC (mínima)

Milão

Localizada no norte da Itália, Milão é uma das maiores e mais famosas cidades italianas. É lá que você poderá apreciar o afresco de Leonardo da Vinci, A Última Ceia, para a Igreja de Santa Maria delle Grazie. Ou, se curte futebol, poderá visitar o Estádio Giuseppe Meazza (ou San Siro) onde jogam o Milan e o Internazionale, times que, diga-se de passagem, são rivais.

Quando o assunto é a temperatura, as médias históricas são:

  • Dezembro: 7ºC (máxima) e 2ºC (mínima)
  • Janeiro: 7ºC (máxima) e 2ºC (mínima)
  • Fevereiro: 9ºC (máxima) e 3ºC (mínima)
  • Março: 14ºC (máxima) e 7ºC (mínima)

Pisa

Como se vestir no inverno da Itália

Detalhe da icônica Torre Inclinada de Pisa – Foto: Marco Ceschi/Unsplash

Na região da Toscana italiana, além de Florença, um outro destino bastante famoso é Pisa. 345 quilômetros separam Pisa de Roma e a cidade tem um símbolo mundialmente conhecido: a Torre Inclinada de Pisa. É um ícone e dificilmente alguém não tenha visto na internet ou televisão, quando não pessoalmente.

E quanto ao clima? Em geral, essas são as médias durante o inverno:

  • Dezembro: 12ºC (máxima) e 3ºC (mínima)
  • Janeiro: 11ºC (máxima) e 2ºC (mínima)
  • Fevereiro: 12ºC (máxima) e 3ºC (mínima)
  • Março: 15ºC (máxima) e 5ºC (mínima)

Também na região Norte estão localizadas Veneza e Florença.

Para vestir

Nessas cidades, o frio vai do moderado ao intenso. Por isso, você pode seguir as especificações do frio moderado, que já explicamos no tópico “Para vestir” do Sul da Itália.

Já o frio intenso exige ainda mais proteção. Assim, você começa com a primeira cada, vestindo a roupa térmica e a meia térmica Snow. A Super Térmica da Oficina de Inverno é uma excelente opção. Produzida com tecido tecnológico, que retém o calor, o viajante fica sem odores, com uso prolongado de até 7 dias sem lavar.

Como se vestir no inverno da Itália

No frio intenso, dê preferência a casacos doudoune, de lã italiana ou de lã uruguaia – Foto: Oficina de Inverno

A segunda camada é composta por blusa manga longa, especialmente com gola alta e produzidas com acrílico, lã ou cashmere.

Quando escolher a calça, esqueça o jeans! Ele não protege contra o frio, já que o tecido poroso deixa passar vento. Opte por calças ou leggings de acrílico como a Legging Premium, veludo ou poliamida como a Legging Nevasca.

Para os pés: palmilha de lã de ovelha – que é um isolante térmico natural – e bota, preferencialmente de couro com solado de borracha.

Por fim, a terceira camada: o casaco compõe a terceira camada. Recomendamos que você dê preferência àqueles produzidos com poliéster (a exemplo do doudoune) com forro de peluche, além dos casacos de lã italiana ou uruguaia. Depois, coloque os acessórios: gorro/protetor de orelhas, cachecol, gola térmica Nevasca e luvas.

E você, ainda tem alguma dúvida sobre como se vestir no inverno da Itália? Para te ajudar, é só falar com a gente no Instagram! Você pode, ainda, baixar o nosso e-book “Como se vestir no frio”, disponível aqui. Lá você encontra todas as informações sobre tipos de fios, roupas e como usá-las!

    Leave a Reply