Gramado no inverno: saiba como se vestir no frio da cidade

Gramado no inverno: saiba como se vestir no frio da cidade

Assim como Campos do Jordão, em São Paulo, a cidade de Gramado, localizada na Serra Gaúcha, é também conhecida como “Suíça brasileira”. Aliás, os motivos tornam-se claros assim que você chega à cidade. Com tanta fondue, chocolates e aquele friozinho irresistível, certamente é difícil não comparar as semelhanças entre os locais.

Para quem já está planejando uma viagem para a cidade durante o frio, a Oficina de Inverno traz dicas para você aproveitar o melhor de Gramado no inverno com muito estilo e sem passar frio! Afinal, todo viajante merece!


Conheça o clima de Gramado em diferentes épocas do ano

As estações do ano acontecem simultaneamente em todos os países que compõem o mesmo hemisfério. Assim, da mesma forma que Chile ou Argentina, no Brasil o inverno acontece entre os meses de junho e setembro. No entanto, os dias de frio começam bem antes, já em março, ao final do verão. Neste período, temos o outono. Por isso, explicaremos como se vestir no frio durante o inverno e na meia-estação (outono e primavera).

A seguir, veja as características das estações mais frias do ano em Gramado e lembre-se: a forma como você vive essa experiência também é influenciada pelo clima na sua cidade. Então, a depender do estado em que mora, você vai considerar a cidade mais ou menos fria.

Antes de falar do clima, uma dica importante: é essencial verificar a previsão do tempo para o período da sua viagem. Recomendamos o site AccuWeather, por ser bastante completo.

  • Clima em Gramado no inverno

Além de entender como você se sente no frio (mais no tópico sobre sensação térmica), é preciso saber também como o clima se comporta na cidade durante a estação mais fria do ano. Entre junho e setembro é inverno em Gramado e o frio, de maneira geral, fica no grau moderado. Mas entre os meses de junho e agosto o inverno pode “pegar” de verdade, com frio intenso durante a manhã e à noite. Podem acontecer, inclusive, até dias com temperaturas negativas. A neve, no entanto, é bem mais rara de ser vista por lá, embora muitas pessoas pensem o contrário. A chuva é muito mais comum do que a esperada neve.

Aliás, uma das principais características do clima da cidade neste período é a umidade e a névoa. Por isso, é fundamental levar um casaco resistente à água, que irá lhe proteger não só do frio, como também da umidade.

  • Clima em Gramado no outono

Para quem deseja curtir o friozinho em Gramado, mas não tem disponibilidade para viajar no período do inverno, o outono também é uma ótima opção! A estação antecede o inverno e já traz consigo o frio ameno. O outono acontece aqui o hemisfério Sul entre os meses de março e junho.

Durante o outono, a temperatura varia bastante durante o dia: no início da manhã costuma fazer bastante frio, à tarde as temperaturas aumentam e ficam mais amenas e fechando o dia com uma noite mais fria novamente. Por esse motivo, se você vai viajar no outono é ainda mais importante checar a previsão do tempo com antecedência para se planejar melhor.

Nesse período, a temperatura fica mais amena de maneira geral e já pede roupas e acessórios de frio, como um cachecol. No início ainda tímido, mas por volta de abril e maio, o frio fica mais intenso, com as temperaturas ainda mais baixas.

  • Você é resistente ou sensível ao frio?

Para ajudar na escolha das peças a levar na viagem, é fundamental ainda que o viajante esteja plenamente consciente da sua relação com o frio. Desse modo, questione a si mesmo: você costuma ficar bem em temperaturas baixas ou sente-se incomodado? Ademais, precisa de roupas mais pesadas para ficar bem aquecido? Estes são sinais de que você pode ser uma pessoa bastante sensível ao frio.

A sensação térmica nem sempre corresponde à temperatura mostrada no termômetro. Variáveis como a umidade e ventos fortes podem fazer com que a sensação seja de um frio ainda maior do que a previsão do tempo mostrava. Para quem é mais é sensível ao frio, este efeito é potencializado.


Saiba como se vestir no frio de Gramado

Levando em consideração as informações anteriores sobre o clima na cidade, para se vestir em Gramado de maneira apropriada é preciso levar em consideração a temperatura nos dias da sua viagem, para escolher as roupas que mais se adequam. Em nosso Iglu Virtual, você pode ver a indicação de temperatura para cada peça que vamos apresentar a seguir.

Além disso, para se vestir de maneira apropriada no frio, convém seguir uma regra de ouro: o uso das camadas de roupas. Aprenda mais sobre o assunto no tópico a seguir.

Para se vestir em Gramado no inverno, preparamos dicas para estes dois momentos do ano em que as pessoas mais visitam a cidade (inverno e outono). Leia as dicas com atenção e faça as adaptações necessárias à sua viagem. Afinal, conforme dissemos, o clima pode variar bastante ao longo do dia.


Como se vestir no inverno em Gramado

Para se vestir em Gramado no inverno, preparamos dicas para estes dois momentos do ano em que as pessoas mais visitam a cidade (inverno e outono). Leia as dicas com atenção e faça as adaptações necessárias à sua viagem. Afinal, conforme dissemos, o clima pode variar bastante ao longo do dia.

1. Primeira camada

Como se vestir no frio

Para se vestir no frio em Gramado, a primeira camada é a roupa térmica. Ela é necessária abaixo de 8ºC em Gramado nesta lista para os dias em que a temperatura for abaixo de 8ºC ou 10ºC, caso seja mais sensível ao frio. Esta peça é responsável pela retenção de calor corporal, mantendo você aquecido(a). Na Oficina de Inverno, estão disponíveis dois modelos: a Super Térmica e a térmica Basics. Como esse nível de frio não é constante, vale a pena levar a Super Térmica, pois ela é transpirável e não superaquece caso a temperatura aumente.

2. Segunda camada

A segunda camada será blusa de friocalça de frio e botas. Abaixo, listamos algumas opções que podem ser usadas no inverno em Gramado:

 Blusas cacharrel Beeville
 Calça de frio Nevasca
 Bota de couro León

3. Terceira camada

Para fechar o look de inverno, acrescente casaco e acessórios de frio à produção. Tais peças formam a terceira camada, responsável por barrar a entrada de vento e frio, contribuindo para o corpo permanecer aquecido. Entre os acessórios indicados para o inverno em Gramado, os principais são o cachecol e o gorro.

Também selecionamos algumas peças para usar na terceira camada:

 Casacos doudoune
 Gorro Winter
 Cachecóis


Como se vestir no outono em Gramado

Para o outono, a roupa térmica é dispensável, já que o frio não é intenso. Com o frio o ameno, as dicas são:

1. Primeira camada

Esta camada (formada por roupa e meia térmicas) se torna dispensável no frio ameno, mas se você for mais sensível ao frio, pode optar por uma regata justa ou blusa de manga curta. Você pode, ainda, usar uma Blusa Segunda Pele Outono, que ajuda a proteger, mas não aquece demais, por não ser térmica. Para as pernas, caso seja mais sensível, você pode usar uma ceroula de algodão ou meia-calça peluciada.

2. Segunda camada

No frio ameno, há mais opções de roupas que você pode utilizar, a depender da temperatura em cada dia e do seu nível de sensibilidade térmica. Para a segunda camada, use blusa de frio e calça de frio. Você pode usar uma blusa de manga curta ou mesmo uma tubete de tricot, que fica uma graça! Você também pode optar por blusa de tricot com manga longa para usar com casaco e/ou uma pashmina. Nessas temperaturas, um vestido com um casaco por cima também vai super bem! Veja as opções:

3. Terceira camada

Para arrematar o look, escolha um casaco leve, cardigan ou blazer meia estação. Os acessórios de frio necessários se você é mais sensível ao frio ou a temperatura esteja próxima de 12ºC. Vale a pena


4 peças que não podem faltar na mala de viagem para Gramado

Agora que você já conferiu todas as dicas de como se vestir em Gramado, tanto no inverno como no outono, vamos à lista de 4 peças que não podem faltar em uma mala de viagem para Gramado!

1. Blusa de tricot

A blusa de tricot é uma das peças mais importantes para quem viaja para Gramado. Como o clima pode variar ao longo do dia e você vai caminhar bastante, é a blusa de tricot que vai segurar todo o frio que porventura aparecer – junto com um bom casaco, é claro!

2. Doudoune Burnt ou Trench Coat Suede

Para o frio em Gramado, trazemos duas opções de peças essenciais e cuja escolha vai depender da temperatura registrada na sua viagem: o casaco doudoune e o trench coat.

Quando as temperaturas forem de frio ameno ou moderado, opte por um casaco doudoune, além de segurar bem a umidade da cidade. Por outro lado, se o frio está mais ameno, mas você precisa de um casaco para ajudar a aquecer sem perder o estilo, o trench coat é uma bela opção!

O casaco de lã italiana é elegante.

>> Casaco de tricot, poncho

3. Boina cap xadrez

A cabeça também precisa de proteção no frio e a nossa dica é cheia de estilo. Para complementar a sua produção, que tal usar a boina cap xadrez? Aquecimento e estilo na medida certa!

4. Bota Glow

Roupas elegantes para saídas em Gramado são essenciais e nisso incluímos também os sapatos. A bota de couro Glow é uma excelente opção para um look mais elegante. Além disso, é super confortável para caminhar pela Borges de Medeiros enquanto se encanta com todo o charme da cidade!


Confira as nossas dicas de viagem para Gramado!

A cidade de Gramado é uma das mais queridas e mais visitadas por turistas em solo nacional. E não é pra menos! A cidade é encantadora, a cultura é muito bonita e há muita coisa pra conhecer, além do clima europeu que conquista a todos!

A arquitetura é bastante peculiar e herança da colonização europeia na região, diferenciando-se bastante de outras cidades brasileiras. Essa atmosfera que preenche a cidade é um grande atrativo turístico e também torna a viagem para a região ainda mais mágica!

>> Conheça Gramado com os guias da Oficina de Inverno clicando aqui.


Dicas extras para ficar bem aquecido(a) no frio em Gramado!

Não satisfeitos com o guia que você acabou de ler, acreditamos que sempre é tempo de aprender e aperfeiçoar as técnicas de aquecimento no frio. Por isso, selecionamos outros conteúdos muito úteis para viajantes que desejam se aventurar no frio. Confira os posts escolhidos:

  • Casaco de tricô: escolha o tipo ideal para usar no frio leve (leia aqui!)
  • Trench coat Windsor: veja como compor looks com a peça (leia aqui!)
  • Para a meia-estação, aposte em vestidos de tricot e arrase! (leia aqui!)

Para adquirir todas as suas roupas de frio, é muito simples e dá para comprar no conforto do seu lar em nosso Iglu Virtual. Para quem mora nas cidades de Teresina, Fortaleza ou Goiânia, também é possível visitar um de nossos Iglus físicos. Acompanhe também as nossas dicas em nosso perfil no Instagram: @oficinadeinverno!