Como se vestir no frio ameno com 8 looks!

Como se vestir no frio ameno com 8 looks!

Como se vestir no frio ameno ainda é algo que gera incerteza em muitas pessoas, por não saberem o que é realmente adequado para este tipo de frio, levando em conta o conforto e o estilo. Apesar de não gerar aquela preocupação toda que o frio intenso traz (aquele abaixo de 5°C), e mesmo assim não se tratar de calor, o frio ameno no seu destino de viagem pode lhe preocupar, gerando a pergunta: qual a escolha seria ideal para levar na mala? Pensando nisso, a Oficina de Inverno traz este guia super prático para te ajudar a fazer a mala de viagem, com tudo aquilo que você vai precisar em sua próxima aventura. Afinal, planejamento é tudo!

O que é considerado frio ameno?

Costumamos classificar as temperaturas em três tipos de frio. Essa maneira, bastante didática, facilita o entendimento e orienta a forma como devemos nos vestir em cada temperatura. Assim, o frio ameno, como o próprio nome sugere, é aquele tipo em que lidamos melhor (cuja exposição não gera tanto desconforto) e requer poucas peças/camadas de roupa.

Inclusive, esse deve ser um cuidado constante quando o assunto é a escolha de roupas para esse tipo de temperatura: é preciso bom senso e equilíbrio sempre! Isso porque escolhas erradas poderão levá-lo a passar frio desnecessariamente ou ficar com muito calor. A ideia é conforto sempre, então para evitar esse tipo de problema o uso de algumas peças é fundamental. Para efeitos práticos, consideramos o frio ameno as temperaturas acima de 12ºC e abaixo de 20ºC.


Como se vestir no frio ameno: peças-chave

Ao contrário do frio moderado e intenso, a roupa térmica (segunda pele) não é indispensável. Para as temperaturas acima de 15ºC, ou quando a pessoa não possui grande sensibilidade ao frio, não é necessário o uso da blusa e calça térmicas, que compõem a primeira camada de roupas. Caso contrário, considere incluí-las na sua mala de viagem. Além disso, as meias-calças podem ser necessárias. Outra dica dos Esquimós de Estilo é substituir a roupa térmica por uma blusa de tecido mais fino por baixo da camada seguinte, como uma malha. Você também pode usar a segunda pele e colocar a malha por cima. Tudo vai depender do seu gosto pessoal, sempre com atenção a essas recomendações.

A seguir, a segunda camada: é nessa parte que você começa de fato a produção, caso não seja tão sensível ao frio e tenha optado por não usar a roupa térmica. Para compor o look de frio ameno, opte por calças de tecidos mais leves, como sarja, moletom ou a meia-calça peluche. Para quem optou por usar apenas uma camada, vale investir na calça de tricot, bem mais quentinha.

No frio ameno, usar saias, vestidos ou shorts também é uma saída bastante interessante. Como já comentamos em outras ocasiões, inverno não é sinônimo de usar apenas calças, de forma alguma! Com a calça térmica e/ou meia-calça, você complementa o look com estilo e proteção contra o frio.

Para arrematar a produção, você pode investir em um casaco levinho, como é o caso do cardigan. Se for mais “friorento”, vale até colocar um elegante trench coat de gabardine, que segura bem as temperaturas de frio ameno. Como complemento, vale incrementar o look com acessórios de frio, a exemplo da boina, echarpe ou pashmina.

Nos pés, o frio ameno permite ainda usar desde sapatilhas a botas de couro. A escolha fica a cargo da sua preferência e estilo pessoal.


Looks despojados para usar no frio ameno!

Como se vestir no frio ameno

 Super Térmica (roupa segunda pele, opcional)

 Blusa de lã

 Calça

 Moletom

 Cachecol

– Boina ou gorro

 Bota Leon

 Bota Winter Explorer


Uma pegada clássica para usar no frio ameno

Como se vestir no frio ameno

 Super Térmica (roupa segunda pele, opcional)

 Blusa de lã

 Calça

 Trench coat Windsor

 Cardigan

 Echarpes e pashminas

– Boina ou gorro

– Bota de couro


Aprenda com a Oficina de Inverno sobre o uso das camadas de roupas

Muita gente ainda fica confusa com a ordem das camadas de roupas na hora de vestir ou o que esse “sistema”, por assim dizer, significa na prática. Por isso, como um bônus ao conteúdo já apresentado neste post, incluímos as dicas para você se vestir adequadamente no frio usando as camadas de roupas. Confira:

1ª CAMADA

Blusa Segunda Pele: não será essencial, especialmente se a temperatura for acima de 15ºC. Nesses casos você pode optar por uma regata justa ou blusa de manga curta. Porém, caso tenha maior sensibilidade ao frio, pode usar uma blusa mais grossa ou com uma trama mais fechada, como é o caso da blusa cacharrel.

Meia-calça: da mesma forma que na parte superior, acima de 15ºC não será essencial a não ser que você tenha alta sensibilidade ao frio. Abaixo dessa temperatura, opte por uma calça de social que seja de poliéster (para homens ou mulheres). Para mulheres, uma meia-calça ou meia-calça peluciada.

2ª CAMADA

Blusa: você poderá optar tanto por usar blusas de manga curta ou de manga comprida de um tecido leve (como acrílico, poliamida ou blusas de acrílico mais leves) com um casaco por cima, quanto por escolher blusas de tricot (fio acrílico de alta densidade, poliamida) e não utilizar o casaco. Se a temperatura ficar acima de 15ºC uma blusa mais fina pode ser mais confortável pois em ambientes fechados fica fácil de tirar o casaco e permanecer confortável.

Para as mulheres: a mesma lógica pode ser seguida para vestidos. Opte por um vestido de manga longa ou um vestido de manga curta com um casaco por cima.

Calça: calças do seu dia a dia – sarja, legging, moletom – com algo por baixo, como por exemplo meias calças, ou use calças de tricot caso queira usar apenas uma camada. Para as mulheres, caso optem por saias, vestidos e shorts, uma meia calça será uma excelente escolha para fechar o look sem passar frio! Você pode optar por nossa Meia Calça Outono.

Sapatos: tênis, sapatilhas ou botas de cano curto! Invista no que te deixar mais confortável. Caso seja sensível, não esqueça da opção de usar uma meia soquete uma meia Super Snow ou uma palmilha de lã de ovelha para um aquecimento extra. Porém, apenas se você realmente sentir necessidade, pois o pé muito protegido gera efeito contrário- você sua e a umidade causa mais frio.

3ª CAMADA

Casaco leve/Cardigan/Blazer meia estação: ideais para compor o look e aquecer sob medida se utilizadas com blusas de manga curta ou manga comprida. O que todos têm em comum é a versatilidade: se estiver quente, podem ser utilizados abertos ou mesmo retirá-los e guardar na bolsa para quando a temperatura baixar novamente!

Boinas/Chapéus: a temperatura já permite usar o acessório que dá o maior charme em qualquer roupa de inverno! Chapéus e boinas em especial são ótimas para o frio ameno pois não cobrem as orelhas. Gorros de tricot também podem ser escolhidos.

Echarpe/Pashmina: apesar de ser um clima ameno, ter um lenço leve em mãos para se proteger de um vento ou quedas repentinas de temperatura é sempre uma boa ideia! Além disso, ficam lindas e as mais grossas – como estola- podem ser utilizadas como substitutas para um cardigan no frio leve (especialmente em eventos alinhados).

Luvas: não são essenciais no geral para o frio ameno. Porém, chegando perto de 12ºC e para pessoas com mãos mais “geladas” pode fazer falta. Nesse caso, opte pela Luva Outono, que por ser de tricot é bem mais leve que as demais opções. Ela tem ótimo custo benefício.


E você, costuma escolher destinos de frio ameno com frequência? Conte pra gente nos comentários quais as suas escolhas, ou lá no Instagram!