Instagram

Siga o Mamute!

Esquimós de Estilo Por Temperatura

Entenda como se vestir no frio ameno com 8 looks!

18 de Fevereiro de 2019
Como se vestir no frio ameno

Apesar de não gerar aquela apreensão toda que o frio intenso traz, saber como se vestir no frio ameno ainda é algo que gera incerteza em muitas pessoas. Por não ser um frio extremo, mas não se tratar de calor, tem quem fique às voltas a se perguntar qual a escolha ideal, que seja confortável. Pensando nisso, a Oficina de Inverno traz este guia super prático para te ajudar a fazer a mala de viagem.

O QUE É CONSIDERADO FRIO AMENO?

Costumamos classificar as temperaturas em três tipos de frio. Essa maneira, bastante didática, facilita o entendimento e orienta a forma como devemos nos vestir em cada temperatura. Assim, o frio ameno, como o próprio nome sugere, é aquele tipo em que lidamos melhor (cuja exposição não gera tanto desconforto) e requer poucas peças/camadas de roupa.

Inclusive, esse deve ser um cuidado constante quando o assunto é a escolha de roupas para esse tipo de temperatura: é preciso bom senso e equilíbrio sempre! Isso porque escolhas erradas poderão levá-lo a passar frio desnecessariamente ou ficar com muito calor. A ideia é conforto sempre, então para evitar esse tipo de problema o uso de algumas peças é fundamental. Para efeitos práticos, consideramos o frio ameno as temperaturas acima de 12ºC e abaixo de 20ºC.

COMO SE VESTIR NO FRIO AMENO: PEÇAS-CHAVE

Ao contrário do frio moderado e intenso, a roupa térmica (segunda pele) não é indispensável. Para as temperaturas acima de 15ºC, ou quando a pessoa não possui grande sensibilidade ao frio, não é necessário o uso da blusa e calça térmicas, que compõem a primeira camada de roupas. Caso contrário, considere inclui-las na sua mala de viagem. Além disso, as meias podem ser necessárias. Outra dica dos Esquimós de Estilo é substituir a roupa térmica por uma blusa de tecido mais fino por baixo da camada seguinte, como uma malha.

A seguir, a segunda camada: é nessa parte que você começa de fato a produção, caso não seja tão sensível ao frio e tenha optado por não usar a roupa térmica. Para compor o look de frio ameno, opte por calças de tecidos mais leves, como sarja ou moletom. Pra quem optou por usar apenas uma camada, vale investir na calça de tricot, bem mais quentinha.

No frio ameno, usar saias, vestidos ou shorts também é uma saída bastante interessante. Como já comentamos em outras ocasiões, inverno não é sinônimo de usar apenas calças, de forma alguma! Com a calça térmica e/ou meia-calça, você complementa o look com estilo e proteção contra o frio.

Pra arrematar a produção, você pode investir em um casaco levinho, como é o caso do cardigan. Se for mais “friorento”, vale até colocar um elegante trench coat de gabardine, que segura bem as temperaturas de frio ameno. Como complemento, vale incrementar o look com acessórios de frio, a exemplo da boina, echarpe ou pashmina.

Nos pés, o frio ameno permite ainda usar desde sapatilhas a botas de couro. A escolha fica a cargo da sua preferência e estilo pessoal.

COMO SE VESTIR NO FRIO AMENO: LOOKS DESPOJADOS

Como se vestir no frio ameno

Super Térmica (roupa segunda pele, opcional)

Blusa de lã

Calça

Moletom

Cachecol

– Boina ou gorro

Bota Leon

Bota Shine

COMO SE VESTIR NO FRIO AMENO: ESTILO CLÁSSICO

Como se vestir no frio ameno

Super Térmica (roupa segunda pele, opcional)

Blusa de lã

Calça

Trench coat Windsor

Cardigan

Echarpes e pashminas

– Boina ou gorro

– Bota de couro

APRENDA COM A OFICINA DE INVERNO SOBRE O USO DAS TRÊS CAMADAS

1ª CAMADA:

Blusa Segunda Pele: não será essencial, especialmente se a temperatura for acima de 15ºC. Nesses casos você pode optar por uma regata justa ou blusa de manga curta. Porém, caso tenha maior sensibilidade ao frio, pode usar uma Blusa Segunda Pele Outono, que é mais fina e não é térmica (para não aquecer demais).

Ceroula e meia calça: da mesma forma que na parte superior, acima de 15ºC não será essencial a não ser que você tenha alta sensibilidade ao frio. Abaixo dessa temperatura, opte pela ceroula de algodão (para homens ou mulheres) ou uma meia calça Outono ou meia calça Peluciada (para mulheres).

2ª CAMADA:

Blusa: você poderá optar tanto por usar blusas de manga curta ou de manga comprida de um tecido leve (algodão, linha acrílica de baixa densidade, malha) com um casaco por cima, quanto por escolher blusas de tricot (fio acrílico de alta densidade, poliamida) e não utilizar o casaco. Se a temperatura for ficar acima de 15ºC uma blusa mais fina pode ser mais confortável pois em ambientes fechados fica fácil de tirar o casaco e permanecer confortável.

Para as mulheres: a mesma lógica pode ser seguida para vestidos. Opte por um vestido de manga longa ou um vestido de manga curta com um casaco por cima.

Calça: calças do seu dia a dia – sarja, legging, moletom – com algo por baixo, como por exemplo meias calças, ou use calças de tricot caso queira usar apenas uma camada. Para as mulheres, caso optem por saias, vestidos e shorts, uma meia calça será uma excelente escolha para fechar o look sem passar frio! Você pode optar por nossa Meia Calça Outono.

Sapatos: tênis, sapatilhas ou botas de cano curto! Invista no que te deixar mais confortável. Caso seja sensível, não esqueça da opção de usar uma meia soquete uma meia Super Snow ou uma palmilha de lã de ovelha para um aquecimento extra. Porém, apenas se você realmente sentir necessidade, pois o pé muito protegido gera efeito contrário- você sua e a umidade causa mais frio.

3ª CAMADA:

Casaco leve / Cardigan / Blazer meia estação: ideais para compor o look e aquecer sob medida se utilizadas com blusas de manga curta ou manga comprida. O que todos têm em comum é a versatilidade: se estiver quente, podem ser utilizados abertos ou mesmo retirá-los e guardar na bolsa para quando a temperatura baixar novamente!

Boinas / Chapéus: a temperatura já permite usar o acessório que dá o maior charme em qualquer roupa de inverno! Chapéus e boinas em especial são ótimas para o frio ameno pois não cobrem as orelhas. Gorros de tricot também podem ser escolhidos.

Echarpe / Pashmina: apesar de ser um clima ameno, ter um lenço leve em mãos para se proteger de um vento ou quedas repentinas de temperatura é sempre uma boa ideia! Além disso, ficam lindas e as mais grossas – como estola- podem ser utilizadas como substitutas para um cardigan no frio leve (especialmente em eventos alinhados).

Luvas: não são essenciais no geral para o frio ameno. Porém, chegando perto de 12ºC e para pessoas com mãos mais “geladas” pode fazer falta. Nesse caso, opte pela Luva Outono, que por ser de tricot é bem mais leve que as demais opções. Ela tem ótimo custo benefício.

E você, costuma escolher destinos de frio ameno com frequência? Conte pra gente nos comentários quais as suas escolhas, ou lá no Instagram!

    Leave a Reply