Instagram

Siga o Mamute!

Destinos pelo mundo Mamute Gourmet

Por aí com o Mamute Gourmet: comidas e bebidas que são a cara do inverno!

28 de Maio de 2019
Comidas e bebidas que são a cara do inverno

Se tem uma coisa que une os Mamutes Viajantes é a parte gourmet da viagem… tem quem AME encarar as temperaturas congelantes, há aqueles que preferem o conforto do friozinho ameno-quase-moderado, uns são do outono, do florir da primavera… outros morrem de amores pelo inverno em todas as suas definições. Mas uma coisa é fato: degustar o que a culinária local tem a oferecer em cada destino, deliciar-se com as bebidas que são a cara do inverno é algo que une a todos nós, Mamutes apaixonados pelo frio. Se você nos acompanha no Instagram, certamente já percebeu isso.

Foi levando tudo isso em consideração que pensamos: porque não trazer uma lista especial para os nossos leitores, com indicações de comidas e bebidas que são a cara do inverno? A Oficina de Inverno tem essa missão neste post. Quando faz frio, a vontade de ficar em um lugar aconchegante e comer uma comida quentinha prevalece. Nós entendemos bem essa necessidade. Vamos, então, às opções?

Comidas e bebidas que são a cara do inverno: CHÁ

Comidas e bebidas que são a cara do inverno

Provar o chá com o estilo do inverno é ainda mais saboroso, não é mesmo? Adoramos! – Foto: Oficina de Inverno

Essa é uma tradição frequentemente associada aos ingleses e não é pra menos. O famoso hábito do chá da tarde/chá das 5 popularizou-se na terra da Rainha, mas reza a lenda que não surgiu ali. Embora muita gente desconheça essa história, diz-se que a tradição foi levada para a Inglaterra por outro membro da realeza, dessa vez de Portugal: a rainha Catarina de Bragança.

Para proteger o poderio da Coroa Portuguesa precisava ser fortalecido, após Portugal ter reconquistado a independência com o fim da guerra com a Espanha. Uma das maneiras que a monarquia fazia isso era por meio de casamentos com outros membros de realeza. Catarina, filha do rei D. João IV, acabou se casando com o rei Carlos II, da Inglaterra, levando consigo o hábito de tomar o chá da tarde. Até então, o chá era tomado como remédio e não apenas pelo prazer de tomar a bebida.

Lugares para tomar chá

Nesses locais, é muito comum que o chá seja servido com diversos tipos de acompanhamentos, que podem em vir em bandejas que formam uma espécie de “torre de andares”, que acomodam a variedade de petiscos servidos, salgados e doces. Na Inglaterra, uma forma bastante comum de consumo do chá é com leite, coisa que não é tão vista por aqui no Brasil.

Se você busca um local tradicional, chique, de muita qualidade e altamente “instagramável” – para fazer ótimas fotos para o Instagram – o Fortnum & Mason é o seu lugar. Localizado próximo à Piccadilly Circus, em Londres, o local é uma graça! O restaurante também realiza eventos, então vale a pena ficar de olho. Oh Me Oh My, em Liverpool, na Inglaterra, é outra opção muito bacana, bem serviço e com valores mais acessíveis.

Se você quer ter essa experiência na França, vale visitar Nina’s ou  Four Seasons George V Paris, que trazem a tradição britânica com um toque francês super especial. Desde doces franceses e composição parisiense ao próprio clima local da Cidade da Luz, esses locais são escolhas acertadas para quem deseja degustar o chá da tarde por lá.

Comidas e bebidas que são a cara do inverno: CHOCOLATE QUENTE

Comidas e bebidas que são a cara do inverno

Uma excelente opção para o inverno é o chocolate quente, especialmente se for daqueles super cremosos! A origem desse hábito é antiga, e ninguém pode contestar o valor e o conforto que é sentar relaxadamente tomando um chocolate quente.

Sendo a Suíça o país do chocolate – e o consumo é, em média, de 8,9 kg por habitante (!!!) – achamos que vale a pena falar de um tour gastrônomico levando em consideração os locais que oferecem essa delícia. O Kafi Dihei, por exemplo, em Zurique, é famoso por seu chocolate quente com chantilly.

A Mamute Júlia Evangelista, uma das fundadoras da Oficina de Inverno, comenta: “para mim chocolate quente cremoso é a cara do inverno! Em Gramado tem um que gosto em especial, o da Casa da Velha Bruxa“. Fica a dica, Mamutes Viajantes!

Comidas e bebidas que são a cara do inverno: CAPPUCCINO

Comidas e bebidas que são a cara do inverno

Outra bebida que é a cara do inverno, o cappuccino é preparado com café expresso e leite. O nome já denuncia que a bebida tem origem italiana, que foi assim batizada nos anos 1930, segundo já explicamos no post “Igluccino, o capuccino da Oficina de Inverno“. Conforme aponta uma matéria da BBC, o nome cappuccino está relacionado com a ordem dos capuchinhos. Nesse post trouxemos três indicações que continuam muito válidas: os cafés Bello Gusto, em Gramado (RS); La Colombe, em Nova York (EUA); e o Cafe de la Nouvelle, em Paris (França).

Comidas e bebidas que são a cara do inverno: FONDUE

Comidas e bebidas que são a cara do inverno

De queijo ou chocolate, o fondue é uma daquelas comidas que são a cara do inverno por excelência. Mais uma vez a Suíça se destaca por aqui: esse é um prato de origem suíça que consiste em uma base de queijo ou chocolate, que é aquecido e é consumido com alimentos diversos, como frutas, pães, verduras, entre outros. E você não precisa ir muito longe para apreciar a iguaria: a serra gaúcha, em especial a cidade de Gramado, oferece muitas opções de fondue para degustar no friozinho que amamos!

Outro aspecto importante é o momento compartilhado, conforme ressalta a Mamute Júlia Evangelista: “[entre as comidas que são a cara do inverno] fondue é o que mais me vem a cabeça, por ser uma comida quente e também por ser geralmente uma experiência sociável, uma vez que a comida é dividida entre pessoas queridas”.

Aproveitando a oportunidade, recomendamos que você leia o nosso post “Quer conhecer Gramado? Veja dicas e prepare-se para a viagem!”, que traz experiências de viagem na cidade de Gramado que valem super a pena acompanhar!

Comidas e bebidas que são a cara do inverno: SOPAS

Comidas e bebidas que são a cara do inverno

Falamos de opções deliciosas, mas bastante calóricas, na nossa lista. Se por acaso você quer algo mais saudável, as sopas são uma excelente aposta de refeição que é a cara do inverno. Elas aquecem, alimentam e existem em uma variedade incrível.

O Mamute Andrey, do nosso time de vendas, observa: “no Rio Grande do Sul, principalmente em Gramado e Canela, tem a sopa no pão, extremamente deliciosa e bem servida”. Fiquem atentos quando estiverem por lá!

E para você, quais comidas e bebidas são a cara do inverno? Conte pra gente nos comentários as suas escolhas! E não esqueça de visitar os nossos Iglus para viajar bem aquecido, levando as roupas essenciais para uma viagem com muito conforto e estilo. Nossos produtos estão disponíveis online para todo o Brasil, além dos Iglus físicos nas cidades de Teresina, Fortaleza e Recife.

* Foto da capa: Oficina de Inverno

    Leave a Reply