Instagram

Siga o Mamute!

Destinos pelo mundo Dicas Úteis de Viagem

Aprenda como tirar o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP), exigência para entrar em diversos países

5 de agosto de 2019

Embora muita gente não saiba, existe uma lista de países que exigem a vacinação contra certos tipos de doenças e a apresentação do Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP). Mas você sabe do que se trata ou nunca ouviu falar sobre o assunto? Pois fique atento! Saiba que você pode ser barrado na chegada ao país de destino e proibido de permanecer no país caso não esteja em conformidade com as exigências. Para alguns países, esse requisito é tão importante quanto apresentar o passaporte, por exemplo. Assim, a Oficina de Inverno embarca na missão de ajudar os viajantes a facilitar esse processo.

O CIVP é um dos documentos requisitados em diversos países e quando você passa pela imigração precisa apresentá-lo. Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), somente pessoas que estão viajando com destino ou escala/conexão em países que exigem a vacinação precisam do Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP).

Para saber se o seu destino de viagem exige algum tipo de vacinação, acesse este link de uma das plataformas da Anvisa e clique em “Exigências de Viagem”. Localize o país para o qual você pretende viajar e clique no nome. A seguir, clique no ícone de olho logo abaixo do nome “Detalhes”. Uma nova janela se abrirá e você pode ver as informações sobre o destino.

Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia

Trazemos como exemplo uma consulta na plataforma acerca da Alemanha. Segundo o sistema, o país é uma área de risco para o sarampo. Por isso, há a recomendação de que o viajante compareça a uma unidade de vacinação ao menos 15 dias antes da viagem para verificar a situação vacinal. Caso não esteja com a imunização atualizada, o recomendado é que você tome a vacina tríplice viral, que protege também contra a rubéola e a caxumba. Apesar da recomendação, a Alemanha não exige o CIVP.

Aqui você também encontra a lista de países que exigem o CIVP, atualizado em novembro de 2018.

Veja alguns tipos de vacinas cuja exigência é mais comum

Saiba como tirar o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP)

O Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP) é exigido em muitos países, para prevenir a entrada de doenças em seus territórios. A qualquer momento uma nova nacão pode exigir o documento dos seus visitantes, por isso é importante estar sempre atento e lembrar desse detalhe importante com antecedência, conforme lembra a mamute Júlia Evangelista, uma das fundadoras da Oficina de Inverno.

Ela conta que, em uma viagem para a África do Sul, quase não pôde embarcar para o país por ter esquecido de que é necessário não apenas vacinar-se, mas aguardar o tempo de encubação, que é diferenciado para cada tipo de vacina. “Deu exatamente no dia da viagem o fim do período de encubação. E falaram que se a viagem fosse no dia anterior eu não poderia ir”, afirma Júlia.

Para adquirir o seu certificado, basta dirigir-se a uma das unidades que realizam a expedição do documento. A emissão é realizada em postos da Anvisa localizados em portos, aeroportos e passagens de fronteiras, e por unidades de vacinação, públicas e privadas, credenciadas para esse serviço. Neste site, você pode verificar as unidades emissoras no seu estado.

Você também pode emitir o CIVP online

Conforme explicamos no post “Veja mudanças em regras que podem afetar sua viagem para o exterior“, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) lançou uma novidade este ano e já permite a emissão desse documento também pela internet, com o objetivo de desburocratizar o procedimento.

Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia

Para obter o seu é muito simples: bastar acessar o Portal de Serviços do governo federal (neste link), clicar no botão verde “Solicitar” (vide imagem acima). A seguir, realize o cadastro na plataforma em “Crise sua conta” e logo após preencha o formulário, além de enviar o RG e o comprovante de vacinação digitalizados. Daí é só aguardar, já que o documento será enviado para o e-mail cadastrado.

Ainda tem alguma dúvida sobre o assunto? Não deixe de falar conosco na caixa de comentários abaixo ou no Instagram. O nosso perfil é @oficinadeinverno. Não deixe de compartilhar se você conhece alguém que está indo viajar para o exterior!

 

POSTS RELACIONADOS

Posts relacionados - Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia

Posts relacionados - Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia

Posts relacionados - Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia

  • Reply
    Erika
    7 de agosto de 2019 at 13:21

    Boaaaaaa ! Post super precioso e informativo, para todos viajantes ficarem ligadinhos.

Leave a Reply