Instagram

Siga o Mamute!

Mamute Cultural

Encanto natalino: veja 5 árvores de Natal que valem a pena conhecer

21 de dezembro de 2018
Árvores de Natal

As festas de fim de ano relembram valores importantes da convivência humana, iluminam cidades e vidas com o espírito de que tudo é possível e que é preciso amar e respeitar o próximo. Envolvidos nesse clima natalino é que montamos uma mesa farta, reunimos amigos e familiares, montamos árvores de Natal… Por falar nisso, existem alguns exemplares imperdíveis ao redor do mundo que a Oficina de Inverno apresenta neste post. Mas antes, vamos conhecer um pouco dessa história.

HISTÓRIA DAS ÁRVORES DE NATAL

A história da árvore de Natal está ligado ao hábito de enfeitar árvores que remonta à antiguidade humano. Segundo a revista Superinteressante, esse ritual estava presente em praticamente todas as culturas e religiões pagãs. A prática era uma celebração da fertilidade da natureza. Mais tarde, o cristianismo incorpora a prática e os primeiros registros dessa nova abordagem datam do século XVI, na região Norte da Europa. Outro fato curioso trazido pela publicação é que o dia 24 de dezembro era dedicado a Adão e Eva.

“O paraíso era representado plasticamente por uma árvore carregada de frutos, colocada no meio da cena teatral”, explica o teólogo Fernando Altermeyer, em entrevista à Superinteressante.

A popularização em escala mundial ocorreu a partir de 1841, quando o príncipe Albert, esposo da rainha inglesa Vitória montou um exemplar no palácio real britânico.

CONHEÇA 5 ÁRVORES DE NATAL PELO MUNDO – vale a visita!

1. Rockfeller Center, Nova York (EUA)

Em 1931, a primeira árvore de Natal foi decorada para ser exposta no Rockfeller Center. Estima-se que, durante essa temporada, 800 mil pessoas visitem o local diariamente.

A árvore, da espécie abeto norueguês, tem 22 metros de altura, 12 toneladas e foi plantada há 75 em uma cidade de Wallkill, nos EUA, de onde foi retirada. Em 2018 foram acesas 50 mil luzes de LED, que podem ser vistas desde o dia 28 de novembro e ficará exposta até o dia 7 de janeiro.

Após isso, a árvore será doada para a ONG Habitat for Humanity, que se dedica a construir casas para pessoas necessitadas em todo o mundo.

2. Galeries Lafayette, Paris (França)

Uma árvore de Natal de cabeça para baixo: essa foi a proposta da Galeries Lafayette, na França, em 2015. A cada ano, a galeria traz uma árvore de Natal temática. Nessa brincadeira, o espaço tem surpreendido os seus visitantes com muita cor e luz há bastante tempo. Assim, o turista pode fazer da visita um rito anual e a cada vez vai encontrar uma novidade, já que a árvore muda todos os anos.

3. Trafalgar Square, Londres (Inglaterra)

Uma das árvores mais famosas de Londres fica na Trafalgar Square, uma praça localizada no Centro da capital inglesa. O pinheiro é uma oferta do governo norueguês para o povo britânico, como forma de agradecer o apoio inglês durante a Segunda Guerra Mundial. Além de poder ver a árvore de Natal de forma gratuita, você ainda pode acompanhar apresentações de corais no local.

4. Praça do Comércio, Lisboa (Portugal)

Árvores de Natal, Lisboa

A cidade de Lisboa está completamente iluminada nesse período (Foto: Público)

Segundo informações do site Publico, ao todo 2 milhões de lâmpadas foram espalhadas pela cidade de Lisboa. A árvore de Natal da Praça do Comércio já é uma tradição lisboeta. Em 2018, a árvore foi construída em uma estrutura de 30 metros de altura, com 54 mil lâmapadas LED na composição. É muito bacana visitar o ponto a pé e caminhar pelo local e vizinhanças, parando para apreciar o boa culinária portuguesa.

5. Alemanha

Árvores de Natal, Berlim

Berlim e seus encantos natalinos! (Foto: Markus Schreiber/AP)

A Alemanha é famosa quando o assunto é mercado de Natal. Essa é uma tradição forte por lá e que mantém a identidade alemã mais genuína. Nesse período, as feiras são locais extremamente lotados, mas que valem muito a pena a visita. Ao lado deles, muitas árvores de Natal. Se estiver na Alemanha no final do ano, não deixe de visitar os mercados de Natal.

E você, está animado pelo Natal. Já montou a árvore de Natal? Compartilhe com a gente no Instagram, marcando a Oficina de Inverno. Adoramos acompanhar!

    Leave a Reply