Instagram

Siga o Mamute!

Mamute Cultural

Aniversário de Recife: concurso premia melhor cordel com vale-compra de R$ 150!

26 de Fevereiro de 2019
Aniversário de Recife

Terra de pessoas especiais, cultura ímpar e belezas naturais por toda parte, Recife é uma cidade que nós amamos. Comemorado no dia 12 de março, o aniversário de Recife se aproxima! Em homenagem à essa terra que acolheu os Mamutes tão bem, a Oficina de Inverno realiza o concurso que premia o melhor cordel com um vale-compra no valor de R$ 150. O crédito pode ser utilizado pelo ganhador nos Iglus físicos – Fortaleza, Recife ou Teresina – ou no Iglu Virtual.

As regras são muito simples! Confira:

  • Produzir um cordel que tenha as palavras “Oficina de Inverno” e “frio”.
  • A temática é Recife.
  • O cordel deve ter, no mínimo, 4 versos.
  • Enviar o cordel para o nosso Instagram, via direct: @oficinadeinverno

A partir daí é só aguardar o resultado, que sai no dia 12 de março, data do aniversário de Recife. A Oficina de Inverno vai divulgar o cordel e o nome do usuário nos stories e entrar em contato com o ganhador para explicar como ele pode retirar o crédito.

VOCÊ SABE O QUE É A LITERATURA DE CORDEL?

A literatura de cordel conta histórias por meio da poesia, tendo as rimas como uma das características principais. O nome “cordel” se deve à forma como os livros eram expostos nos primórdios dessa arte: pendurados em cordas ou barbantes. Grandes histórias foram contadas por meio da literatura de cordel, a exemplo de Lampião e João Grilo. Esse tipo literário está fortemente atrelado com a vida, as dificuldades e hábitos do povo nordestino. Por meio dela, é possível conhecer mais sobre essa gente arretada, como se diz no Nordeste!

Alguns dos nomes consagrados são Patativa do Assaré, Mestre Azulão e Manoel Monteiro. Nos últimos anos, a literatura de cordel atingiu novos públicos e popularizou-se com o trabalho de nomes como Bráulio Bessa.

Se você quer se inspirar para fazer o seu cordel, vale a pena pesquisar alguns livros deste estilo. Nós indicamos que você busque os nomes citados acima. E na empolgação com o concurso, nós também arriscamos alguns versos.

Recife, terra de gente calorosa.
Que adora escapulir pro frio,
mas para o amado calor de casa
sempre retorna.
Parabéns pelos 482 anos de
aventuras calorosas.

Podem participar do concurso pessoas de todo o Brasil, então dê asas à imaginação e capriche! Estamos ansiosos aguardando as participações, temos certeza que será muito divertido! Qualquer dúvida, é só falar conosco nos comentários ou nas nossas redes sociais. Estamos no Instagram e Facebook.

    Leave a Reply