Instagram

Siga o Mamute!

África do Sul Mamute Cultural

O que você precisa saber antes de viajar para a África do Sul

9 de julho de 2018
África do Sul

Conhecida como a Nação Arco-Íris, a África do Sul é o destino do mês aqui na Oficina de Inverno e há muito o que falar sobre o país! Os olhares do mundo inteiro se voltaram para essa nação em 2010, quando a África do Sul sediou a Copa do Mundo, um dos maiores eventos esportivos do planeta. No entanto, há ainda muito desconhecimento sobre o lugar. Está na hora de deixar conceitos pré-concebidos de lado e conhecer um pouco mais desse país maravilhoso e cheio de encantos!

ÁFRICA DO SUL: HISTÓRIA

Estátua de Nelson Mandela na África do Sul

Uma das várias homenagens feitas ao líder sul-africano Nelson Mandela (Foto: Pixabay)

A África do Sul guarda uma história de muitas lutas. Após se tornar independente da Grã-Bretanha, o país passou a ser governador por brancos que impuseram o regime de apartheid, a completa segregação entre brancos e negros, que eram mandados para as townships (espécie de bairro periférico onde negros e outras minorias eram enviados pelos brancos durante o regime). Você certamente já ouviu falar sobre Nelson Mandela, não é mesmo? O ex-presidente da África do Sul foi um dos líderes pelos direitos do povo negro, contra a segregação. Mas a conquista desses direitos fundamentais demorou muito: só em 1994 esse regime foi extinto.

Mesmo com o fim do apartheid, observa-se que o país ainda está muito dividido. As pessoas passaram a ocupar os mesmos espaços (o que era uma proibição durante o período da segregação), mas isso não quer dizer que elas se relacionem de fato em sua totalidade.

ÁFRICA DO SUL: ORGANIZAÇÃO DO PAÍS

O país tem três capitais. Isso mesmo! São elas: Cidade do Cabo (Legislativa), Pretória (Administrativa) e Bloemfontein (Judicial).

Segundo informações do governo da África do Sul, com o fim do período de apartheid, o turismo local ganhou bastante força e é hoje um dos setores que mais cresce por lá. Os pontos fortes são aventura, esportes, natureza e observação de vida selvagem. O país também é considerado pioneiro no mundo em turismo responsável.

Ainda de acordo com as informações oficiais, a África do Sul possui uma população de mais de 47 milhões de pessoas. Os habitantes são, em sua maioria africanos – eles correspondem a aproximadamente 80% da população. A outra parte é dividida entre brancos, mestiços, indianos e asiáticos.

VANTAGENS

De cara, viajar pra África do Sul já apresenta duas vantagens no que diz respeito à burocracia normalmente enfrentada pra entrar em um país estrangeiro. Primeiro, se você for passar até 90 dias por lá (o que é o caso de uma viagem turística, de férias), o visto não é necessário. Além disso, há voos diretos entre São Paulo e Johannesburgo. A duração é, em média, de nove horas de viagem.

Inverno na África do Sul

A África do Sul é maravilhosa! (Foto: Sandra Petersen/Pixabay)

Os três principais aeroportos internacionais da África do Sul são: Aeroporto Internacional OR Tambo (Johannesburgo), Aeroporto Internacional da Cidade do Cabo e Aeroporto Internacional King Shaka (em Durban). Existem, ainda, outros 90 aeroportos regionais.

Além disso, o país tem 11 línguas oficiais e uma delas é o inglês! Com tantos idiomas assim, dificilmente você vai ter dificuldade de se comunicar por lá!

Apesar dessas vantagens, o governo da África do Sul exige um certificado válido de vacina contra febre amarela de todos os visitantes estrangeiros e cidadãos de mais de um ano de idade tenham estado em uma área infectada.

CLIMA

Montes Drakensberg: o local ideal para curtir o inverno na África do Sul – se você é um mamute aventureiro (Foto: Sharyn Hodges)

Com um clima temperado e um verão bem marcado, nem só de calor vive a África do Sul! Essa época do ano é ideal para curtir o inverno sul-africano, que vai até agosto. Por causa do clima semiárido, o inverno por lá costuma ser bem seco. Ideal para os mamutes viajantes que buscam destinos frios, mas não querem ficar presos no hotel por conta das chuvas. Também é comum nevar nessa época do ano em alguns locais, como os Montes Drakensberg (na imagem acima) e Sutherland! Prepare-se!

Esse foi um post introdutório sobre a África do Sul. Nos próximos posts dessa série, você vai conhecer os melhores destinos de viagem em território sul-africano. Não deixe de acompanhar! Para não perder nada, siga-nos nas redes sociais: Facebook e Instagram!

Leave a Reply