Entenda a importância de usar acessórios de inverno

Entenda a importância de usar acessórios de inverno

Você sabe a importância de utilizar acessórios de inverno? Eles compõem a terceira camada de roupas, junto com o casaco, e fazem a diferença não só no estilo que você imprime ao look. Os acessórios de inverno são responsáveis pelo aquecimento em alguns pontos do corpo que não são protegidos pela roupa e que são bastante sensíveis ao frio, como é o caso das mãos, orelhas e pescoço. A Oficina de Inverno traz os principais tipos e a importância de utilizar cada um deles.

CACHECOL

O cachecol é um acessório de inverno clássico! Ele protege o pescoço do frio e vento, além de dar aquele “up” no visual. A escolha do tipo de cachecol vai depender do seu estilo e da temperatura no destino, já que há diversos tipos de cachecóis. Entre eles, o de tricot e de fleece térmico são alguns dos mais comuns. Leve vários na mala para diversificar os looks!

GOLA TÉRMICA

A gola térmica da Linha Nevasca é indicada para temperaturas abaixo de 5°C ou de 7°C, dependendo da sensibilidade do viajante, ou caso você esteja em um local com muito vento. Ela pode ser usada no pescoço sozinha, com um cachecol por cima ou levantada até a altura do nariz, para proteger também o rosto do vento e do frio.

LUVAS

No inverno, especialmente quando as temperaturas estão próximas de 0ºC, o uso de luvas é um excelente aliado para o aquecimento. Isso porque as extremidades do corpo sofrem mais com as baixas temperaturas e tendem a proporcionar uma sensação de muito incômodo quando não estão bem aquecidas.

Dependendo da temperatura, você pode optar por luvas para frio ameno (como a luva Outono), luvas de couro ou luvas térmicas.

GORRO

Proteger a cabeça no inverno é essencial. Com o frio intenso e fortes ventos, além do incômodo com a baixa temperatura, você pode ter até mesmo dores de cabeça se estiver desprotegido. Os gorros são uma excelente forma de proteção, além de adicionar cor e estilo ao look. Os gorros de tricot são queridinhos, mas você optar por gorros térmicos também, como é o caso do gorro de lã Sibéria, que suporta temperaturas de até -40ºC!

Além do gorro de lã Sibéria, temos outras opções de gorros no nosso catálogo. Um desses modelos é o gorro térmico Nevasca, também ideal para o frio intenso e aquece bem até mesmo em temperaturas abaixo de 5ºC. Por outro lado, se em algum dia da viagem o frio estiver entre ameno e moderado, aposte no gorro Winter, ideal para um look mais clássico. O nosso gorro trançado compõe um look mais despojado.

MEIAS + PALMILHAS DE LÃ

Esse é um “combo” super queridinho aqui na Oficina de Inverno. Junto com as palmilhas de lã, produzidas em couro e lã natural, as meias formam uma barreira poderosa contra o frio e mantém os seus pés aquecidos. Por conta da umidade de ambientes onde chove e neva bastante, os pés tendem a sofrer bastante com o frio – como dissemos no início do post, as extremidades do corpo são as partes mais sensíveis.

E AS OUTRAS PEÇAS DE ROUPAS?

Como falamos, os acessórios de inverno fazem parte da terceira camada de roupa, mas há outras etapas para chegar até esse estágio. Como (quase) tudo na vida, há um começo, meio e fim por aqui também. Assim, vamos às fases de maneira completa para que você possa entender a dinâmica melhor. O sistema de uso das camadas de roupa tem três etapas.

Primeira camada

Para o frio moderado, a roupa térmica se faz necessária. Aqui na Oficina de Inverno, costumamos explicar que abaixo de 8ºC é recomendável e abaixo de 5ºC é necessário fazer uso da roupa térmica. No entanto, isso pode variar dependendo da sensibilidade térmica de cada pessoa: há aquelas mais resistentes e outras menos resistentes ao frio.

Já o frio intenso exige ainda mais proteção. Assim, você começa com a primeira cada, vestindo a roupa térmica e a meia térmica Snow. A Super Térmica da Oficina de Inverno é uma excelente opção. Produzida com tecido tecnológico, que retém o calor, o viajante fica sem odores, com uso prolongado de até 7 dias sem lavar.

Segunda camada

A seguir, vem a segunda camada: no frio moderado, usa-se blusa manga longa (acrílico, lã, cashmere ou moletom peluciado); leggings ou calças de boca reta com elastano na composição, combinado com o acrílico ou poliéster, podendo ser substituída por moletom, para quem é menos sensível ao frio; bota de couro.

No frio intenso, a segunda camada é composta por blusa manga longa, especialmente com gola alta e produzidas com acrílico, lã ou cashmere.

Quando escolher a calça, esqueça o jeans! Ele não protege contra o frio, já que o tecido poroso deixa passar vento. Opte por calças ou leggings de acrílico como a Legging Premium, veludo ou poliamida como a Legging Nevasca.

Para os pés: palmilha de lã de ovelha – que é um isolante térmico natural – e bota, preferencialmente de couro com solado de borracha.

Terceira camada

Para a terceira camada, no frio moderado, recomendamos o uso de casacos, que podem ser de poliéster, lã italiana, neoprene duplo ou de couro (sintético ou natural) com forro peluciado; e os acessórios de frio: gorro, cachecol ou pashmina, gola térmica, luvas e protetores de orelha. No caso dos acessórios, adapte a escolha à sua sensibilidade térmica.

Por fim, a terceira camada: o casaco compõe a terceira camada. Recomendamos que você dê preferência àqueles produzidos com poliéster (a exemplo do doudoune) com forro de peluche, além dos casacos de lã italiana ou uruguaia. Depois, coloque os acessórios: gorro/protetor de orelhas, cachecol, gola térmica Nevasca e luvas.

Assim, você terá proteção completa em qualquer temperatura durante o inverno. Os acessórios de inverno são essenciais e “trabalham em sintonia” com as outras peças de roupas. É uma cooperativa para manter você quentinho! (risos)

Você gosta de fazer várias combinações com acessórios de inverno? Conte pra gente nos comentários como você costuma utilizá-los ou compartilhe imagens via Instagram conosco. Você pode nos marcar com a tag #mamutesviajantes ou mencionar o nosso perfil @oficinadeinverno. Se você tiver alguma dúvida, também pode utilizar esses canais de comunicação e falar conosco. Estamos sempre à postos para descongelar qualquer dúvida!