Instagram

Siga o Mamute!

Planeje-se

10 motivos pelos quais viajar muda a sua vida

11 de agosto de 2014

Viajar é transformação. Uma viagem muda a sua forma de observar, falar, agir… Quando você sai pelo mundo com uma bagagem na mão e poucos contatos no destino você tem a certeza que infinitas descobertas estão por vir. Cada uma dessas descobertas irá acrescentar em você uma nova forma de olhar a vida e de viver melhor, porque viajar te leva à sua melhor versão, ao seu melhor sorriso, ao seu melhor hábito.

Se ainda falta um incentivo para fazer as malas- de preferência com muita roupa de frio ;)- aqui vão 10 razões pelas quais viajar deixa sua vida melhor (e porque você deveria começar a planejar o próximo destino agora mesmo):

Imagem

 

Você se torna mais sociável

Não adianta, você está na chuva e ou você socializa e ganha a simpatia de desconhecidos para dividir um guarda-chuva, ou vai se molhar! Ao viajar você aprende a trocar dicas com desconhecidos no hotel, a pedir direções pro guarda na rua, a usar a simpatia para disfarçar o seu sotaque que dificulta a compreensão do que você está falando. Resumindo: você descobre que o carisma brasileiro faz sucesso e que o seu lado extrovertido é bem mais aflorado do que imaginava.

Você ganha confiança

Sério, você viajou o mundo! Improvisou um portunhol para negociar o esqui no Valle Nevado, driblou a falta de simpatia francesa para pedir um crepe em Paris e encarnou a sua professora do cursinho de inglês para negociar um carro com GPS nos Estados Unidos. Você foi pra cidades que nunca pisou e saiu delas se sentindo um local. Sim, você se virou nos 30, 40, 50… e foi o máximo! Pode resgatar a listinha de sonhos quando voltar, você é capaz de muito mais do que acredita.

Você se torna mais flexível

O vôo foi cancelado, você pegou o metrô errado, a mala foi extraviada e só chegou dois dias depois, a comida não estava boa (porque você não entendeu aquele único ingrediente do prato que arruinou o sabor) e o hotel era bem mais bonito no booking.com… Mas você sobreviveu, amou e voltou com histórias pra contar. Imprevistos sempre acontecem, mas ao viajar você sabe que ou se adapata à nova realidade e segue com empolgação para o próximo ponto turístico ou você pode pegar o seu banquinho e  “go home”.

Você se torna mais aventureiro

É, completar o seu roteiro de viagem à Nova York foi mais fácil do que você imaginou. E se você completou tudo que sonhou daquele itinerário talvez, quem sabe, você também possa completar… aquela escalada no Monte Everest? O mochilão sozinho pela América do Sul? A viagem de carro pelo sul da França? Uma visita às fontes termais no Japão? Qualquer coisa? Sim! Diga um sonho e você dá conta. Quanto mais fora da zona de conforto você está, mais confortável o inesperado se torna e mais alto seus sonhos voam.

Você aprende a entender as pessoas

Quando você não sabe a lingua local a comunicação não-verbal se torna essencial. Mímicas, gestos, expressões corporais: todo movimento te ajuda a entender a mensagem sem que uma palavra seja compreendida. Aos poucos você se torna um expert prático de linguagem corporal- o que te salva de muitos maus e te coloca em outros tantos bons momentos.

Viajar expande os seus horizontes

“Eu não sou mais a mesma depois que vi a lua brilhar no outro lado do mundo”. A frase da escritora Mary Anne Radmacher mostra com sutileza o que os viajantes já sabem: qualquer experiência “comum” que temos em outras culturas muda a nossa percepção da vida. Você aprende que apesar de toda a diversidade o mundo é formado por pessoas não muito diferentes de nós, mas que fazem as mesmas coisas que nós de forma diferente.

Você aprende que não importa aonde, e sim como

A forma como se comporta em uma viagem mostra muito da sua personalidade. Mas ao se aventurar no desconhecido e se desapegar de velhos laços você percebe que não importa aonde você esteja, como você se porta na vida depende das regras que você dita. Faça o melhor na sua rotina- assim como você fez quando estava fora dela.

Viajar te proporciona ótimas histórias

Simples assim. Quando você volta de viagem sempre tem aquela história que “só aconteceu com você” naquela cidade que era “a única do mundo em que isso poderia acontecer” com “a companhia exclusiva do planeta”. Se você viajar e não tiver uma história para compartilhar, volte para o aeroporto: tem algo errado!

Você tem um plus na carreira

Você foi à países diferentes, deu conta de situações constrangedoras e interagiu com todos os tipos de pessoas. Sim, você teve a oportunidade de desenvolver habilidades interpessoais que dificilmente aprenderia em um curso. Lidar com a diversidade social e se encaixar em diferentes contextos diferenciam um bom profissional.

Você vai ter amigos em diferentes partes do mundo

Em cada lugar que você for e passar um considerável tempo você vai fazer amigos locais e terá uma ótima pessoa para sempre te lembrar daquele país e um motivo para voltar.

Viajar é uma experiência que muda a sua vida (sem mimimi). Viajar te ensina sobre o mundo, sobre como navegar no desconhecido, como ser independente, como seguir o fluxo sendo diferente dele. Viajar te torna uma pessoa melhor e te faz ver outros aspectos da vida. Se você permitir, cada passo que você der em uma viagem rumo ao desconhecido será uma mudança- e todas serão incríveis!

* Esse texto é uma adaptação livre do artigo “10 ways travel will change your life for better”, do colunista Matthew Kepnes do blog Nomadic .

    Leave a Reply