Instagram

Instagram has returned invalid data.

Siga o Mamute!

Sem categoria - não escolha!

10 incríveis estações ao redor do mundo

1 de setembro de 2014

Como todo bom viajante, Dennis Green adora conhecer as cidades que visita à fundo. Para ele, as estações de trem e metrô não são apenas hubs de transporte, mas uma oportunidade de conhecer melhor a rotina dos habitantes, os hábitos dos turistas e a arte do local.

Sim, porque apesar de ainda ser pouco difundido, estações podem (e devem) se tornar verdadeiras obras de arte e deixar o dia de quem passa por elas-à viagem ou trabalho- mais interessante. Por esse motivo o colunista escolheu 10 incríveis estações de trem e metrô ao redor do mundo! Se for a um desses países, não deixe de aproveitar a oportunidade para apreciar a arquitetura desses locais.

1. Antwerpen-Centraal, Antuérpia, Bélgica

Foto: Edwin Van Buuringen

Foto: Edwin Van Buuringen

A estação central da segunda maior cidade da Bélgica tem o seu tamanho proporcional à sua beleza. Com 4 níveis separados de trem, a sua arquitetura é tão única que especialistas tem dificuldade em nomear um estilo único ao edifício.

2.  T-Centralen Station, Estocolmo, Suécia

Foto: Tim Adams

Foto: Tim Adams

Já falamos no nosso instagram sobre as belezas das estações de metrô da capital da Suécia. Cada parada em Estocolmo tem um estilo único. Porém, a T-Centralen é a estação central aonde as linhas se encontram, tendo uma beleza ainda mais detalhada com pinturas em pedra.

3. St. Pancras Station, Londres, Inglaterra

Foto: Bruce Stokes

Foto: Bruce Stokes

A estação já incrivelmente bonita foi modernizada para acompanhar o crescimento do fluxo que sofreu. É uma das estações mais bonitas do mundo construída no estilo Vitoriano.

4. Old City Hall Station, Nova York, EUA

Foto: John-Paul Palescandolo

Foto: John-Paul Palescandolo

Ironicamente, a primeira e uma das mais bonitas estações de metrô de Nova York não é exatamente uma “estação”.  A parada no Old City Hall foi construída em 1918 e desativada em 1945, deixando de fazer parte da rota insana de metrôs da cidade. Mas, para a alegria dos turistas, ainda é possível dar uma breve conferida nesse pedaço de arquitetura escondido no subsolo da Big Apple! Além das visitas guiadas (lotadíssimas e que apenas os membros do New York Transit Museum tem a oportunidade duelar pelos ticketes) você pode observar a estação com um pouco de paciência. Caso você pegue a linha 6, ao invés de descer na Brooklyn Bridge, a última parada, permaneça no metrô e espere ele seguir para começar o roteiro Uptown.  Ele passa pela estação do Old City Hall para dar a volta, então enquanto o maquinista faz o loop você aprecia a arquitetura do local! De dia , com os raios de sol entrando na estação, ou à noite, com os lustres acesos. Dica “secreta” para sair da rota tradicional, os apaixonados por arquitetura não podem perder!

5. Estação Komsomolskaya, Moscou, Rússia

Foto: Zdravko Petrov

Foto: Zdravko Petrov

Além da Suécia, a Rússia é outro país que transformou suas estações em manifestações artísticas. Muitas das paradas de metrô são luxuosas e lembram mais um museu do que um simples local de passagem para mudar de local. Por isso, não deixe de visitar VÁRIAS das estações por lá e aproveitar a oportunidade de fazer um mergulho histórico. O estilo da Komsomolskaya foi inspirado em um discurso de Stalin, de 1941.

6. Viaduto Netkous, Haia, Holanda

Foto: Kees de Vos

Foto: Kees de Vos

Mais para ser visto de fora do que de “dentro”, o viaduto em forma de rede de peixe é parte do sistema de metrô de Haia, quando passar pela movimentada área de negócios da cidade.

 

7. Washington Metro, Washington D.C., EUA

Foto: Mustafa Kayat

Foto: Mustafa Kayat

 O metrô é uma ótima forma de transporte em Washington D.C., por servir boa parte da cidade e ter um bom movimento fora do horário de pico. Todas as estações do sistema são como a acima, com paredes e tetos em relevo e muitos detalhes.

8. Grand Central Terminal, Nova York, EUA

grandcentralterminal Nova York dicas de viagens por oficina de inverno

Foto: Whuups

 O fato de ter sido cenário para vários filmes tornou a Grand Central em Nova York uma das estações mais famosas do mundo. Os guichês antigos, a arquitetura estilo Beaux-Art e o teto azulado com signos tornam o ponto- já agitado pelo grande fluxo de passageiros- ainda mais agitado. Conseguir ser o único no topo da escadaria para garantir uma foto é difícil, mas espere um pouquinho que vale a pena 😉

9. Estação Liege-Guillemins, Liege, Bélgica

Foto: Ridvirs

Foto: Ridvirs

O arquiteto espanhol Santiago Calatrava foi o autor do projeto da maior estação da cidade de Liége, na Bélgica. O prédio é feito de vidro e aço, o que permite a entrada de luz natural em seu interior.

 

10. Estação Zoloti Vorota, Kiev, Ucrânia

Subway station in Kiev

Com o nome que alude à “Portões de Ouro, a estação construída em 1989 retrata o que tem guarda lá dentro: uma fonte do conhecimento histórico. Cada entrada à plataforma possui em sua parte superior imagens de estadistas históricos ou tesouros arquitetônicos feitas com mosáicos. E seus lustres não deixam a pompa para trás.

Gostou da seleção? Nada como aproveitar cada momento em uma cidade para conhecê-la ainda mais!

    Leave a Reply